Remédios Caseiros

Remédios caseiros usando mel: como fazer, dicas e receitas

Por Alan Costa, em 08/02/2018 (atualizado em 14/10/2021)
remedios caseiros de mel

As dicas de remédios caseiros usando mel são opções fáceis e simples de fazer, pois além de saudáveis, são 100% naturais. Além disso, o Mel é o ouro líquido da medicina. A história nos diz que esse composto foi usado pelos antigos egípcios para curar feridas, e está comprovado como extremamente útil no mundo médico.Caso esteja sofrendo de dor de garganta ou tosse, o Mel pode aliviar a tosse mais eficiente do que os medicamentos sem receita médica.

remedio caseiro usando mel

As propriedades curativas de feridas do Mel foram comprovadas de modo que algumas empresas já criaram sua linha de tratamentos de Mel. Você pode aproveitar alguns desses benefícios do mel por conta própria.

Dicas de remédios caseiros usando mel:

1. Pastilhas para dor de garganta:

O Mel é ótimo para aliviar a dor de garganta e acalmar a tosse, simultaneamente. Você pode fazer seus próprios comprimidos para garganta com esta dicas de remédios caseiros usando mel. Despeje 1 1/2 xícaras de água fervente sobre 6 colheres (sopa) de raiz de marshmallow. Deixe descansar por 20 minutos e depois coe.

Em uma panela, misture o chá com 1 xícara de Mel. Coloque o líquido para ferver e depois deixe cozinhando até que seu termômetro de doce chegue 148 graus celsius. Despeje o líquido sobre papel encerado em formato de pingo e deixe descansando por 15 a 30 minutos.

Use uma tesoura ou uma faca para cortar o “doce” em pedaços e role em pó: farinha de tapioca, cacau em pó, açúcar em pó ou canela moída. Coloque todas as gotas em um frasco com um pouco de pó para revestimento e, em seguida, agite o frasco, certificando-se de que todas as gotas tenham sido bem revestidas. Agite todo o pó e guarde as gotas em um frasco bem fechado.

2. Pastilhas para tosse:

O Mel é o melhor para aliviar a tosse. Ele funciona melhor do que o dextrometorfano e a difenidramina na diminuição da tosse e ajuda as pessoas a dormirem, por isso, esta é outra ótima dicas de remédios caseiros usando mel Corte 1 limão em fatias, 2cm de gengibre fresco e 2 xícaras de água em uma panela e leve para fervura. Deixe fervendo por 20 minutos e, em seguida, coe o gengibre e o limão.

Enquanto o chá está descansando, coloque uma camada de 1g de açúcar em pó em uma folha de biscoito e forme moldes circulares, usando o lado curvo de uma colher de chá. Adicione 1 xícara de Mel ao chá e leve a fervura novamente. Uma vez que estiver fervendo, reduza o fogo para médio e deixe cozinhar até atingir 148 graus celsius. Despeje o líquido nos moldes e espere esfriar. Demora cerca de 1 hora e meia. Polvilhe o açúcar em pó e guarde em um pote impermeável.

3. Xarope para tosse:

Caso queira uma outra dicas de remédios caseiros usando mel, use o xarope para a tosse à noite, tente essa receita. Misture 1 e 1/2 colheres de sopa de casca de limão, 1/4 xícara de gengibre fresco, picado e sem casca e 1 xícara de água. Ferva isso por 5 minutos. Retire o limão e o gengibre e adicione 1 xícara de Mel. Armazene o xarope em uma jarra.

4. Unguento de eczema:

Essa dicas de remédios caseiros usando mel se dá porque o Mel de manuka é o melhor Mel para curar feridas. A seguir veremos uma receita para tratar eczema. Em uma panela, derreta 1/2 xícara de manteiga de karité e 1/4 de manteiga de cacau até ficar líquido. Retire do fogo e adicione 2 colheres de chá de Mel de manuka e esprema o óleo de uma cápsula de vitamina E. Misture bem e coloque na geladeira por 15 minutos. Uma vez que o tempo se esgotar, remova e bata com um liquidificador ou batedeira até ficar branco e cremoso. Adicione 10 gotas do seu óleo essencial favorito e misture bem e coloque em frascos.

remedios com mel

5. Tratamento para cortes:

O Mel de Manuka pode ser usado diretamente para curar cortes e arranhões, por isso, está entre as dicas de remédios caseiros usando mel. Aplique o Mel diretamente na ferida. Caso o Mel esteja muito grosso, aqueça-o ligeiramente tornando-o mais ruidoso. Uma vez que a ferida estiver coberta, coloque uma bandagem para evitar que o Mel entre em contato.

6. Unguento para curar feridas:

Caso queira uma dicas de remédios caseiros usando mel com algo que não seja muito pegajoso, você pode combinar o Mel com as propriedades curativas de feridas do azeite. Derreta 1 xícara de cera de abelhas em uma panela. Adicione 1 xícara de azeite e 1 xícara de Mel de Manuka e misture. Despeje em um recipiente e deixe descansar. Use liberalmente qualquer ferida.

Sair da versão mobile