Remédios Caseiros

Receitas caseiras para baixar o colesterol naturalmente: como fazer e dicas

Por Alan Costa, em 11/12/2017 (atualizado em 14/10/2021)
receita caseira para baixar o colesterol
receita caseira para baixar o colesterol

O colesterol elevado muitas vezes é causado por escolhas de estilo de vida não saudáveis, como uma dieta rica em gorduras saturadas e falta de atividade física adequada. Fatores como obesidade, tabagismo, consumo excessivo, envelhecimento (as artérias tendem a diminuir com a idade), genética e certas condições subjacentes, como diabetes, hipertensão arterial e doença renal ou hepática também aumentam o risco de desenvolver esse problema. O colesterol é uma substância gordurosa presente no seu sangue que é necessária para construir e manter membranas celulares, convertendo a luz do sol em vitamina D e outras funções importantes.

No entanto, um alto nível, de hipercolesterolemia, pode levar a problemas de saúde sérios e mesmo fatais. O colesterol tende a se acumular ao longo das paredes das artérias e aumenta seu risco de desenvolver doenças cardíacas.

Geralmente, os níveis de colesterol no sangue devem permanecer abaixo de 200 mg / dL (miligramas por decilitador de sangue). Considera-se alta quando está entre 200 e 239 mg / dL, e quando aumenta para 240 ou mais mg / dL é considerado colesterol alto.

Principalmente, um teste chamado perfil de lipoproteína é usado para testar os níveis de colesterol em termos de colesterol total (a soma de HDL, LDL e VLDL), HDL, LDL e triglicerídeos.

Destes, HDL, ou lipoproteína de alta densidade, é considerado bom porque transporta esse mal para o fígado, onde pode ser quebrado e reprocessado.

Embora seja bom por esse motivo, seu corpo precisa de uma certa quantidade de HDL para desempenhar sua função totalmente.

LDL, ou lipoproteína de baixa densidade, é considerado ruim. É o colesterol que tende a se acumular ao longo das paredes internas das artérias.

Receitas caseiras para baixar o colesterol naturalmente:

1. Coentro:

A pesquisa mostrou que o coentro ajuda a baixar os níveis total, LDL e triglicerídeos. As sementes de coentro também têm efeitos hipoglicêmicos e podem ser úteis no controle de diabetes.

  • Adicione duas colheres de coentro a um copo de água.
  • Ferva a mistura e depois deixe descansar.
  • Beba uma ou duas vezes por dia.
  • Você pode adicionar leite, açúcar e cardamomo a ele e usá-lo como um substituto para o seu chá regular.

Se você não tem pó de coentro, use apenas sementes de coentro ou seque-as moia-as para fazer o pó.

2. Cebolas:

As cebolas vermelhas são benéficas no tratamento desse mal. Os cientistas de Hong Kong descobriram que as cebolas ajudam a reduzir o colesterol ruim e a elevar os níveis de colesterol. Isso, por sua vez, diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas .

  • Misture uma colher de chá de suco de cebola e mel. Beba uma vez por dia.
  • Adicione uma cebola picada e um quarto de colher de chá de pimenta em uma xícara de leite coalhado.
  • Consuma-o regularmente.
  • Inclua também cebola, gengibre e alho na sua dieta.

No tratamento para baixar o colesterol, aconselha-se evitar ingerir alimentos de origem animal como as carnes vermelhas. Usar na alimentação frutas e legumes frescos e cereais integrais auxiliam o organismo a eliminar excesso de gordura do sangue, resultando em saúde.

Sair da versão mobile