Remédios Caseiros

Remédios caseiros para tratar inchaço nos olhos: dicas e receitas

Por Alan Costa, em 12/02/2018 (atualizado em 14/10/2021)
remédios caseiros para tratar inchaço nos olhos

Se seus inchaço nos olhos se devem a uma longa noite sem dormir, choro ou apenas ao estresse diário, esses remédios naturais fáceis ajudarão rápido. Além disso, o inchaço nos olhos pode ter muitas causas, surgindo por problemas menos graves como pancadas ou alergias, mas também podendo acontecer devido a infecções como terçol e conjuntivite, por exemplo.

remédios caseiros para tratar inchaço nos olhos

Esse inchaço normalmente acontece porque a um acúmulo de água que acontece nos tecidos em redor dos olhos, como nas pálpebras ou glândulas, e quando dura mais de 3 dias é recomendado consultar um especialista para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento correto, que pode até envolver o uso de antibióticos.

Remédios caseiros para tratar inchaço nos olhos:

1. Gelo:

Para usar um dos remédios caseiros para tratar inchaço nos olhos, você deve atingir a área do olho e aplicar um pacote de gelo para reduzir o inchaço e restringir os vasos sanguíneos, assim, o sangramento interno será reduzido e as contusões serão evitados.

Enrole cubos de gelo em um pano limpo e aplique em seus olhos durante 10 minutos. Repita o processo várias vezes ao dia durante as primeiras 48 horas após receber o golpe. Isso também ajudará na redução da dor.

Não coloque o gelo diretamente em sua pele e não esfregue o pano com gelo, pois esta área do rosto é muito delicada e você poderá se machucar mais. Caso não tenha gelo na mão, use um pacote de carne ou vegetais congelados.

2. Compressas quentes:

Dois dias após receber um golpe nos olhos, você deve aplicar compressas quentes para manter o fluxo sanguíneo nos tecidos que cercam o olho e acelerar o processo de cicatrização. Molhe um pano limpo em água quente e retire o excesso de água.

Coloque o pano quente na área afetada até o tecido esfriar. Repita o processo várias vezes ao dia.
Você pode fazer uma massagem suave para melhorar a circulação e eliminar o sangue seco acumulado sob a pele. Esse tratamento é um dos melhores remédios caseiros para tratar inchaço nos olhos.

3. Vitamina C:

Consuma alimentos ricos em vitamina C, como goiabas, limões, limões, brócolis, manga e laranja, pois isso ajuda no engrossamento das paredes dos vasos sanguíneos e isso facilita o processo de cicatrização.

Alternativamente, você pode tomar um suplemento de vitamina C para proporcionar dose diária necessária ao seu corpo.

4. Calêndula:

A calêndula também não poderia faltar na nossa lista de remédios caseiros para tratar inchaço nos olhos. Isso porque ela ajuda a reduzir a inflamação e acelera a cicatrização de feridas, e também reduz a aparência de hematomas.

Coloque um punhado de pétalas de flor de calêndula fresca em uma xícara de água quente, deixe repousando por 10 ou 15 minutos e refrigere durante meia hora.

Mergulhe um pano limpo nesta solução fria e aplique sobre a área dos olhos por 5 minutos. Faça isso algumas vezes por dia durante vários dias.

5. Arnica:

Esta erva reduz a inflamação que ocorre quando há golpes. Aplique pomada arnica o mais rápido possível e repita a aplicação duas ou três vezes por dia.

6. Abacaxi e mamão:

São duas frutas que ajudam no tratamento do olho preto. Elas são ricas em antioxidantes e, portanto, aceleram o processo de cicatrização em qualquer lesão da pele.

Você pode aplicar a polpa do abacaxi e mamão papaia na área lesionada do olho ou aumente o consumo desta fruta. Apesar de não serem um dos remédios caseiros para tratar inchaço nos olhos com receitas e explicações, o consumo destas 2 frutas já serão de grande ajuda para tratar inchaço nos olhos.

7. Hamamelis:

É um excelente agente curativo para problemas de pele. Mergulhe uma bola de algodão em água de hamamélis e aplique no olho afetado por alguns minutos. Isso terá um efeito curativo e calmante.

Outra opção é preparar uma solução de óleo essencial de camomila, hamamélis e água. Molhe um pano limpo nesta solução e aplique pálpebra e na área circundante. Repita o processo duas ou três vezes por dia.

8. Azeite:

Massagear a área afetada com um bom óleo é uma excelente maneira de reduzir o inchaço e a inflamação. Por isso, o azeite não poderia faltar na nossa lista de remédios caseiros para tratar inchaço nos olhos.

Você pode usar azeite, coco ou óleo de rícino. Faça uma massagem suave sem pressionar para não causar dor.

Sair da versão mobile