Remédios Caseiros

Remédios caseiros para combater a erupção cutânea: dicas e receitas

Por Alan Costa, em 09/02/2018 (atualizado em 14/10/2021)
combater a erupção cutânea

Os remédios caseiros para combater a erupção cutânea que são bastante eficazes, pois a erupção cutânea que sai do calor é medicamente conhecida como miliária.  Além disso, é um problema de pele muito comum em qualquer pessoa que viva em clima quente e úmido pode experimentar. Esse tipo de clima provoca transpiração excessiva que bloqueia as glândulas sudoríparas.

Quando as glândulas se abrem, a pele fica irritada, resultando em uma erupção cutânea que pode aparecer em qualquer lugar do corpo, especialmente nos pés, costas, pescoço, virilha, mãos, axilas, abdômen e tórax.

Os sintomas mais comuns são inchaço leve, sensação de queimação ou prurido e pequenos caroços redondos e vermelhos, ou erupções pruriginosas.

remédios para combater a erupção cutânea

Remédios caseiros para combater a erupção cutânea:

1. Aveia: 

Além disso, a Aveia possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes que aliviam a inflamação e a coceira.

Adicione um copo de Aveia a uma banheira cheia de água fria. Misture bem até que a água se torne leitosa. Mergulhe nesse banheiro por 30 minutos. Seque seu corpo com uma toalha macia. Você pode fazer isso duas vezes por dia durante uma semana para aliviar a coceira.

2. Compressas a frio:

As compressas a frio aliviam inflamação, coceira e dor, por isso é um dos melhores remédios caseiros para combater a erupção cutânea.

Enrole alguns cubos de gelo em um pano de prato. Aplique nas áreas afetadas por cinco minutos, remova e repita a cada quatro horas durante dois ou três dias. Isso evitará que as erupções piorem e espalhem mais.

Você também pode mergulhar um pano de algodão em água fria, remova o excesso de água e coloque o pano na área afetada por 10 minutos. Ou tome um banho frio.

3. Sândalo:

Esta é uma boa alternativa de remédios caseiros para combater a erupção cutânea. Além disso, o sândalo auxilia no arrefecimento da temperatura do corpo e isso é essencial para uma recuperação rápida.

Prepare uma pasta misturando quantidades iguais de pó de sândalo e água de rosas. Aplique esta pasta na pele afetada e deixe agindo até que seque. Enxague com água fria. Em seguida Aplique este remédio duas vezes por dia durante uma semana.

Alternativamente, você pode misturar duas colheres de sopa de pó de sândalo e pó de Coentro em água para fazer uma pasta grossa. Aplique a pasta na área afetada e deixe secando. Lave com água fria e seque suavemente. Aplique duas vezes por dia por uma semana.

4. Bicarbonato de sódio:

O bicarbonato de sódio funciona como um agente esfoliante suave, que ajuda na desobstrução dos poros, remove as células mortas da pele, a sujeira e outras impurezas. Isso alivia a coceira e a inflamação, sendo um dos melhores remédios caseiros para combater a erupção cutânea.

  1. Em primeiro lugar, adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio em uma xícara de água fria.
  2. Em seguida, mergulhe um pano limpo na solução e remova o excesso de água.
  3. Coloque o pano na área afetada por 5 ou 10 minutos.
  4. Aplique quatro ou cinco vezes por dia durante uma semana.

5. Aloe vera:

A aloe vera é um excelente remédio para doenças da pele.

  1. Em primeiro lugar, extraia o gel de aloe vera fresco e esfregue sobre a pele afetada.
  2. Deixe agindo por 20 minutos e tome banho com água fria.
  3. Em seguida, repita isso duas vezes por dia por uma semana.

6. Farinha de grão-de-bico:

Este é uma boa alternativa de remédios caseiros para combater a erupção cutânea. Além disso, a farinha de Grão de Bico ajuda na absolvição do excesso de umidade no corpo e isso trata a erupção cutânea. Ele também remove as células mortas da pele, abre poros entupidos e reduz a inflamação.

combater a erupção cutânea
  1. Adicione um pouco de água em duas ou três colheres de sopa de farinha de Grão de Bico para fazer uma pasta.
  2. Aplique na área afetada.
  3. Em seguida, deixe agindo por 10 ou 15 minutos e lave com água fria.
  4. Repita isso uma vez por dia durante uma semana.

7. Pepino:

Além disso, os pepino tem um efeito de resfriamento que acalma e esfria a pele afetada. por isso, o pepino é um dos melhores remédios caseiros para combater a erupção cutânea.

  1. Corte um pepino em fatias finas, embeba por alguns minutos em água fria com duas colheres de sopa de Suco de Limão.
  2. Em seguida, aplique as fatias de Pepino embebidas nas áreas afetadas por 10 minutos.
  3. Repita isso três vezes por dia durante uma semana.

Outra opção é esfregar o Pepino diretamente na área afetada. Deixe agindo por 30 minutos e lave com água fria. Isso esfria a área e diminui a coceira. Faça isso muitas vezes ao dia durante uma semana para promover a cura.

Naturalmente, a erupção cutânea é removida após uma semana de aplicação dos remédios caseiros.

Além de aplicar os remédios, é recomendável que não use roupas apertadas, durma em local fresco e ventilado, evite o uso de cremes ou óleos que bloqueiam os poros da sua pele, beba muita água e tome banhos de água fria.

Sair da versão mobile