Frutas

Buriti Fruta: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/12/2017 (atualizado em 31/07/2023)
buriti beneficio

buriti  é típico de amazônia e seus benefícios são variados e muito importantes para manter a saúde em dia, é uma pequena fruta vermelha escura que, apesar de não marcar presença entre os frutos mais populares para consumo. É rico em nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do corpo. Principalmente na Floresta Amazônica e no Cerrado, e em toda a América do Sul. O buriti contem entre 7 a 12 vezes mais beta-caroteno do que as cenouras. Tornando-o mais concentrada fonte vegetal natural de beta-caroteno (vitamina A) no mundo.

buriti

O buriti é uma excelente fonte de vitamina A (beta-caroteno), vitamina B1, B2 e B5, vitamina C, Proteína, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro e iodo. O buriti é rico em nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do corpo. O buritizeiro podem chega até 20 à 30 metros de alturas. E uma única planta pode conter até 7 cachos de frutos, com uma média anual de produção de 5000 frutos.

O fato de essa espécie ser encontrada em locais com água em abundância não é à toa. Quando a palmeira libera seus frutos, eles caem na água, que ajuda na quebra da dormência das sementes, além de ser um dos meios de dispersão dessas sementes. Então, confira a seguir as principais razões para adicionar o buriti na sua dieta:

Benefícios do buriti para saúde:

1. Câncer de cólon:

Os ácidos gordos de cadeia curta produzidos durante a fermentação da fibra, pelas bactérias intestinais, são uma grande fonte de energia para as células do cólon. Podendo inibir o crescimento e proliferação de células cancerígenas a nível do intestino.

Além disso, ao melhorar a função intestinal, a fibra no buriti, pode reduzir o risco de doenças. Tais como a doença diverticular ou hemorroidas, podendo inclusive ter um efeito protetor contra o cancro do cólon.

2. Perda de peso:

Não há dúvidas de que o consumo adequado de buriti é de grande ajuda para a perda de peso. O principal fator nesse sentido são as funções do potássio presente no buriti, como regulador dos níveis de açúcar. Evitando os picos de açúcar no sangue, o potássio evita também os picos na produção de insulina, um hormônio que incentiva o acúmulo de gordura.

Apesar de não acelerar o metabolismo diretamente, pode-se dizer que um dos benefícios do buriti é manter o metabolismo regulado, o que é benéfico para quem procura perder peso. Tão significativo quanto, porém, é o balanço de líquidos para que serve o potássio: ao evitar a retenção de água pelo organismo, o potássio colabora para desinchar o corpo. Além disso, o papel do potássio em evitar a fraqueza muscular pode ser de grande ajuda para manter a motivação para exercitar-se diariamente.

3. Acaba com a acne:

buriti ajuda a acabar com a acne, pois a vitamina A do buriti ajuda a reduzir a produção de sebo em excesso, reduzindo assim o risco de acne. É também reforça os tecidos de barreira da pele, aumentando, assim, a saúde geral e a vitalidade da superfície da pele.

A vitamina A é essencial para a manutenção adequada dos tecidos da pele e membranas mucosas. O buriti libera as toxinas do corpo e purifica o sistema em virtude de suas propriedades antioxidantes.

4. Evita ocorrência de um AVC:

A ingestão da vitamina C ajuda na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. A dieta com base em buriti que é rico em vitamina C, faz com o nível de pressão arterial esteja sempre adequado.

Além disso, como a vitamina C protege o organismo contra os radicais livres, as chances de um AVC se tornam ainda menores.

5. Transporte do oxigênio:

Como explicado antes, o buriti  é rico em ferro que age como um transportador de oxigênio no nosso corpo e ajuda a transferência de oxigênio de uma célula do corpo para outro. Esta é a função mais importante do ferro, uma vez que o oxigênio é exigido por todos e cada parte do corpo para executar funções diárias de rotina do corpo.

6. Melhora a saúde óssea:

O cálcio está envolvido no crescimento e na manutenção dos ossos. E juntamente com outros minerais essenciais, como a vitamina K e a vitamina D, que também são presente no Buriti, é necessário para manter a densidade mineral óssea e para evitar ossos e fraturas fracos e quebradiços.

Ele também ajuda a formar uma parte da hidroxiapatita, o complexo mineral que dificulta seus ossos e dentes e mantém a densidade óssea e ajuda os ossos a curar. Sem cálcio suficiente presente no corpo, os ossos são susceptíveis a tornarem-se pós e flexíveis e, portanto, eles seriam mais propensos a fraturas e quebras.

Para a prevenção da perda óssea, a vitamina D, a vitamina K e as proteínas são tão importantes como o cálcio, portanto, os três fatores juntos podem resultar em melhores chances de proteger os ossos na velhice.

7. Diminui o colesterol:

As fibras presente no buriti, formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL). Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que reduzem a síntese de colesterol no fígado. Suas fibras se ligam as sais biliares e também contribuem para a redução da absorção de parte de gorduras e do colesterol.

8. Alivia as dores:

os beneficios do buriti

Encontra-se ainda entre os benefícios do buriti o alívio de diversas dores, sobretudo de dores de cabeça. Muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça regularmente sofrem, na verdade, de deficiência do potássio presente no buriti.

9. Reparação e substituição de tecidos velhos:

A vitamina A, presente no Buriti, também desempenha um papel importante na substituição de tecidos antigos e desgastados por outros novos, bem como mantém seus ossos e dentes fortes.

10. Trata gripe e resfriado:

Funcionando como um auxiliador do sistema imunológico do corpo, a vitamina previne resfriados e tosses, a partir da facilitação na absorção de ferro e, consequentemente, no fortalecimento da resistência do corpo à infecção.

11. Reduz os sintomas da pré-menstruação:

Ingestão de ferro adequada pode reduzir os sintomas pré-menstruais, como tonturas, alterações de humor, hipertensão, etc Deficiência de ferro pode aumentar mudanças de humor pré-menstrual, como irritabilidade e depressão.

12. Aumenta sistema imunológico

O intestino responsável por produzir anticorpos, que protegem o corpo de infecções. As fibras do buriti alimentam as bactérias benéficas que vivem neste órgão, equilibrando a flora intestinal e, consequentemente, aumentando as defesas do organismo.

13. Controla a pressão arterial:

O sódio é um agente de risco para o aumento da pressão arterial e, felizmente, o buriti equilibra o sódio no organismo e previne a pressão alta. Sendo assim, quando ingerido em quantidades adequadas, ele é um ótimo fator na hora de regular a pressão arterial.

Esse é um dos principais efeitos benéficos do potássio presente no buriti e muitos estudos a respeito desse fato já foram realizados e continuam surgindo. Ressaltando que o aumento da ingestão de potássio pode estar relacionado com a diminuição da pressão arterial e naturalmente, com a prevenção do AVC.

14. Envelhecimento

A vitamina A é famosa por suas propriedades de eliminação de rugas, que podem reduzir a mancha de idade e linhas finas. Ele pode retardar o processo de envelhecimento, melhorando a saúde geral da pele.

15. Previne o escorbuto:

Os sintomas de escorbuto começam a aparecer devido ao enfraquecimento dos vasos, tecidos, ossos e sangue conjuntivo que incluem colágeno. A vitamina C, considerada um poderoso antioxidante, é necessária para a produção de colágeno.

16. Saúde dos homens:

Os homens devem receber o seu ferro a partir de fontes de alimento somente, e não a partir de suplemento de ferro. Isto é porque o corpo de um homem pode absorver o ferro de forma mais eficiente a partir de fontes naturais, como o buriti. Considerando que, as mulheres perdem ferro muito facilmente através da perda de sangue experimentado através de menstruação.

17. Saciedade

Em contato com a água do estômago, as fibras do buriti se transformam em um gel, ajudando quem quer emagrecer por garantir saciedade e, claro, evitando os exageros durante a refeição. O buriti também torna a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.

18. Atividades física

Como o buriti pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidro eletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

beneficios do buriti

19. Saúde dos olhos:

buriti pode ajudar a melhorar a visão. Ele permite que os seus olhos se adaptem às mudanças de luz, mantendo os olhos úmidos e também melhorando a visão noturna. O buriti pode prevenir muitas doenças como olhos secos também. A sua alta quantidade de vitamina A ajuda na formação de púrpura visual nos olhos, o que pode melhorar a visão de olhos fracos.

A vitamina A garante uma retina saudável e também previne a cegueira noturna, aumentando a capacidade de adaptação do olho humano para ambos luz e as trevas. Ele também pode reduzir significativamente os riscos de catarata e degeneração macular, que é comumente associado com o envelhecimento. O buriti  garante os olhos saudáveis e bonitos. Também é pensado para ser benéfico para pessoas que sofrem de glaucoma.

20. Gravidez:

O buriti  é rico em ferro, mineral esse que ajuda na formação adequada de hemoglobina, o componente do transporte de oxigênio do sangue em mulheres grávidas e seu feto. As mulheres grávidas devem consumir alimentos ricos em ferro, como o buriti para o bom crescimento do feto. As mulheres grávidas devem tomar 27 miligramas de ferro por dia. Os alimentos com ferro podem dar o melhores resultados quando são consumidos com alimentos que são ricos em vitamina C, como laranja, suco de tomate.

21. Controle da diabetes:

buriti retarda a velocidade da digestão de carboidratos, tornando a absorção da glicose mais lenta pelo sangue e, com isso, reduz os picos de insulina. Ao entrar em contato com a água, suas fibras também formam uma proteção em torno da comida e dificultam a absorção do açúcar, descartando-o no processo de digestão.

22. Prevenção de doenças:

Muitos não sabem, mas o potássio do buriti tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial.

Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

23. Bom para saúde da pele:

buriti ajuda a manter o corpo livre de radicais e toxinas livres, que podem causar danos à sua pele. O buriti ajuda a manter a pele macia e suave, garantindo a retenção de umidade, evitando assim as condições de secura, queratinização e de pele, como psoríase.

24. Regula o intestino:

O buriti é rico em fibras e tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis possuem importante papel na atividade intestinal. A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão, garantindo frequência de evacuações. A segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, facilitando a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.

25. Açúcar no sangue:

Na falta de potássio, os níveis de açúcar no sangue, podem ser desregulados e isso pode gerar problemas de saúde, tanto se estiverem baixos demais ou altos. Como diabetes ou a piora de casos já existentes de doenças. Então pra evitar esse problema é recomendado o consumo regular do buriti.

26. Prevenção da distrofia muscular:

Ao manter os ossos saudáveis o buriti desempenha um papel essencial para garantir o crescimento muscular adequada em crianças e adolescentes em crescimento, evitando assim as chances de desenvolver distrofia muscular.

A deficiência de vitamina A ou xeroftalmia pode levar à cegueira, aumento das infecções virais, porém a deficiência só é considerado um problema nos países em desenvolvimento, onde é a principal causa da cegueira em crianças.

27. Evita as pedras nos rins:

Quando a quantidade de cálcio na urina é elevada, ocorre o risco de desenvolver pedras nos rins. Por isso, por reduzir a excreção desse mineral na urina, o buriti é indicado para evitar problemas maiores.

28. Câimbras:

A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio, que é abundante no buriti. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando. Ao existir um déficit de potássio, o músculo se mantém contraído e provoca as câimbras.

Se os espasmos musculares dolorosos nas pernas costumam ser muito familiares, pode ser devido à falta de potássio. Isso é muito comum nos atletas que treinam muito. Se este for o seu caso, é uma boa ideia acrescentar o Buriti em sua dieta, seja como suco, vitamina, doce ou qualquer outra forma.

29. Estresse e ansiedade:

Extremamente visíveis hoje em dia são, também, os benefícios do potássio sobre a ansiedade e o estresse. Esses males modernos são relacionados a níveis excessivamente altos de cortisol e de adrenalina, dois hormônios que se tornam mais comportados quando há bons níveis de potássio no corpo.

30. Acelera o metabolismo:

O potássio também regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o buriti acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

Confira no vídeo a seguir mais benefícios do buriti para a saúde:

Malefícios do buriti:

Não há estudos comprovados de que o buriti faça mal a saúde. Porém nenhuma planta ou fruto deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Sair da versão mobile