Alimentos Saudáveis

Sapota branca: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 10/08/2023)
sapota branca

A sapota branca possui propriedades que são de suma importância para combater e prevenir doenças que podem prejudicar a saúde do corpo em geral. Além disso, ela ainda tem a capacidade de melhorar a saúde capilar, tratar a constipação, aliviar dores comuns, combater radicais livres, melhorar o aspecto da pele, tratar a caspa, tratar pedra nos rins, combater inflamações, entre outros benefícios.

sapota branca

 Benefícios da sapota branca para saúde:

1. Trata pedras nos rins:

Além disso, a sapota branca age como um diurético, ajudando assim a expulsar pedras da bexiga, principalmente, pedra no rim. A fruta também fornece proteção contra doenças renais.

2. Propriedades anti-inflamatórias:

A quantidade significativa de taninos na sapota branca ajudam na melhoria da condição do trato digestivo através da prevenção de doenças como enterite, síndrome do intestino irritável e até mesmo gastrite.

3. Gestantes:

Tendo uma alta dose de carboidratos e nutrientes essenciais, a sapota branca é extremamente benéfica para as mães lactantes e grávidas. Ela ainda ajuda na redução da fraqueza e outros sintomas da gravidez, como tonturas e náuseas.

4. Contra a diarreia:

No entanto, a sapota branca é considerada um anti-diarreica graças as suas propriedades purgativas. Você também pode ferver a sapota na água para curar a diarreia.

5. Propriedades desintoxicante:

Além disso, a esta fruta também atua como um diurético e, portanto, ajuda na remoção de resíduos do corpo através de uma micção maior, impede até mesmo edemas ou retenção de água, por isso, ajuda a desintoxicar o corpo.

6. Melhora a saúde dos ossos:

As quantidade significativas de cálcio, ferro e fósforo desta fruta, são de suma importância para saúde dos ossos.

7. Saúde dos olhos:

A sapota possui uma grande quantidade de vitamina A. De acordo com pesquisas, a vitamina A ajuda a melhorar a visão, mesmo durante a velhice. Assim, para ter ou manter uma boa visão, você deve consumir alimentos ricos em vitamina A, como a sapota, por exemplo.

8. Trata a tosse:

A sapota branca é eficiente no combate a tosse crônica, removendo também a fleuma e muco da passagem nasal e do trato respiratório.

9. Saúde mental:

No entanto, esta fruta ajuda a acalmar os nervos e também ajuda a aliviar o estresse. Assim, é aconselhável para pacientes que sofrem de insônia, depressão e ansiedade.

10. Trata a Caspa:

Além disso, a sapota branca pode ser aterrada para fazer uma pasta e misturada com óleo de rícino. Esta mistura pode ser aplicada no couro cabelo e assim, combaterá a caspa.

Outros benefícios:

  • Previne a queda de cabelo;
  • Combate a catarata;
  • Previne artrite e osteoporose;
  • Impulsiona o sistema imunológico;
  • Combate a tosse seca e o muco.
Sair da versão mobile