Frutas

Umeboshi Fruta: Valor nutricional, benefícios e receitas

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
beneficios da Umeboshi

Parente” do damasco, o umeboshi é uma ameixa usada na forma de conserva salgada. Apesar de pouco conhecido, faz um bem danado para a saúde. Os orientais costumam dizer que “um umeboshi por dia é o segredo da longevidade”.

O ditado faz todo o sentido. Essa ameixinha tem o “poder” de restaurar o pH sanguíneo, condição essencial para que todas as reações metabólicas ocorram adequadamente. Dessa forma, pode ajudar desde os marombeiros que querem ganhar massa magra até para quem se preocupa em afastar a osteoporose.

beneficios da umeboshi

Além disso, Umê é damasco e os umeboshi são feitos das frutas da planta Prunus mume, um damasco de origem japonesa bastante parecido com suas primas irmãs, as ameixas.A Prunus mume é nativa da China e se cultiva no estado de São Paulo, pela comunidade japonesa (Mogi-guaçu, Cotia).

Benefícios da umeboshi para saúde:

O umeboshi pode contribuir para melhorar a sua imunidade, e é fonte de ferro, cálcio e fósforo. Também é muito usada para melhorar náuseas e para auxiliar na digestão.

Especialmente se recomenda o uso do fruto em casos de:

  • falta de apetite, diarreia, obstipação e náuseas
  • Intoxicação alimentar ou medicamentosa
  • Resfriados e gripes
  • Estresse, fadiga física e mental

No entanto, com o consumo rotineiro deste fruto você vai beneficiar, principalmente, o seu fígado, vesícula biliar, rins e bexiga mas também obterá importantes quantidades de minerais alcalinos como ferro, cálcio e magnésio.

Além disso, segundo alguns locais, o consumo de umeboshi ajuda na alcalinização do sangue e do nosso organismo também.

Receita do chá:

Ingredientes:

– umes (Prunus mumes);
– folhas de shissô;
– sal;

Modo de Preparo:

  1. Em primeiro lugar lave e seque as frutas e deixe-as em uma bacia com sal;
  2. prense as frutas no sal com uma tábua – sairá bastante líquido portanto, tenha espaço na vasilha para este
  3. deixe as umes prensadas por um mês inteiro
  4. após esse tempo, acrescente as folhas de shissô amassadas e trituradas, bem misturadas na conserva
  5. coloque toda a conserva em um vidro com tampa, em local escuro, por um ano, no mínimo (algumas receitas indicam 2 anos – a diferença ocorre por conta da temperatura ambiente que acelera ou retarda o processo de fermentação).

Experimente comer o seu umeboshi (uma só por refeição é suficiente) picadinha e misturada com o arroz – é como eu mais gosto.

Sair da versão mobile