Nutrientes

Proteínas – o que é, fontes, benefícios e deficiência!

Por Byanca Stefany, em

As proteínas são um grupo de compostos biológicos presentes em cada célula viva, órgão e tecido do corpo. Está lá na forma de enzimas, anticorpos, hormônios e muito mais. Além disso, derivada do Grego o seu significado é ‘primeiro’ ou ‘de importância primordial’, o benefício da Proteína participa de todo processo celular que ocorre no corpo.

No entanto, esse nutriente é responsável ​​pela formação, regulação, reparação e proteção do corpo e de cada organismo. Elas executam uma série de funções dentro dos seres vivos, incluindo catálise de enzimas, comunicação de replicação de DNA e coordenação dentro das células, transporte molecular de um local para outro.

benefícios das proteínas

O que são as proteínas?

proteína é uma substância formada por um conjunto de aminoácidos ligados entre si através de ligações peptídicas. Os aminoácidos são moléculas formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, em que são encontrados um grupo amina e um grupo carboxila.

Além disso, existem apenas 20 tipos de aminoácidos, que se combinam de forma variada para formar diferentes tipos de proteína. Chamamos de polipeptídio uma cadeia longa de aminoácidos,  é formada por uma ou mais cadeias polipeptídicas.

Quais são as funções das proteínas no corpo?

Vale ressaltar que a proteína é essencial para o nosso corpo, pois têm participação direta na manutenção do organismo, e suas principais funções são:

  • Construção de novos tecidos do corpo humano;
  • Transporte de substâncias no organismo como o oxigênio;
  • Atua no sistema de defesa do organismo, neutralizando e combatendo vírus, bactérias e outros elementos estranhos;
  • Age como catalizadoras de reações químicas que ocorrem no organismo dos seres humanos;
  • Estão presentes na composição de vários fluídos produzidos pelo corpo como leite materno, esperma e muco;
  • Quando ingeridas, fornecem energia para o corpo humano;
  • Proteína estrutural (tubulina, por exemplo) é responsável por dar resistência e elasticidade aos tecidos;
  • Atuam na regulação de hormônios.

Benefícios das proteínas para saúde:

1. Crescimento muscular:

Além disso, esse nutriente desempenha um papel importante na contração muscular e coordenação. Portanto, elas estão presentes nos tecidos musculares sobre a forma de diversos microfilamentos, e fornece a estrutura muscular além de auxiliar no crescimento muscular.

2. Fortalecimento do sistema imunológico:

Esse nutriente é vital para a construção mais forte do sistema imunológico do corpo. Além disso, o sistema imunológico funciona como um mecanismo de autodefesa e protege o corpo de várias infecções e doenças com a ajuda de anticorpos.

3. Sistema nervoso:

Outra tarefa importante realizada por esses nutrientes é o bom funcionamento do sistema nervoso. Portanto, o sistema nervoso do corpo é ativado sempre que é acionado e, por sua vez, é fortificado através de nutrientes e vitaminas.

4. Fonte de energia:

Esses nutrientes também podem beneficiar o corpo por ser uma fonte de energia . Além disso, o consumo de dieta que não consegue fornecer energia suficiente para o corpo faz com que o organismo use suas próprias proteínas funcionais a fim de compensar, essa falta de energia.

Veja Também: Suco Detox de Cenoura Para Dar Energia

benefícios das proteínas

5. Regeneração celular:

A renovação e restauração de células e tecidos, é extremamente importante para a manutenção do corpo saudável. Portanto, o corpo precisa de fornecimento constante de aminoácidos para a formação de proteínas que fabricam novas células e tecidos, tais como cabelo e pele.

6. Boa digestão:

O benefício da proteína é extremamente vital para a absorção de aminoácidos no corpo. Além disso, as enzimas tais como a pepsina ativadas pelos sucos gástricos iniciam a digestão no estômago, promovendo uma boa digestão nos intestinos.

Veja Também: Bebida Detox Para Melhorar a Digestão de Forma Natural

7. Equilíbrio dos hormônios:

Os hormônios também são substâncias no organismo formados pelo benefício da proteína, e por isso para ter um bom equilíbrio hormonal é necessário consumir adequadamente este nutriente.

8. Recuperação de feridas:

Além disso, o benefício da proteína é a base principal da formação de novos tecidos, sendo necessárias para recuperar problemas como feridas e cortes de cirurgias.

9. Melhora articulações:

As articulações são formadas por tendões e têm uma grande presença de colágeno, que funciona como um amortecedor entre os ossos, evitando o seu desgaste e o aparecimento de dores. Portanto, a proteína é um dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento das articulações.

10. Saúde dos ossos:

Como já mencionado, o corpo contém uma proteína estruturada chamada colágeno que ajuda a fornecer andaimes estruturais às células. O colágeno também ajuda a fortalecer a saúde óssea.

11. Ajuda na perda de peso:

Embora alguns estudos mostrem resultados conflitantes em relação a dietas rica em proteína e dietas baixas no benefício para manter um peso.

Veja Também: Os 8 Alimentos que Vão Te ajudar na Perda de Peso

12. Prevenção de diabetes:

Uma dieta rica em Proteína pode ajudar a prevenir picos de glicose no sangue, o que é especialmente importante para prevenir a diabetes tipo 2, equilibrando os níveis de açúcar no sangue e mantendo seu apetite e humor equilibrados.

proteínas

Sinais de deficiência de proteínas:

Além disso, é preciso prestar muita atenção nos sinais que o corpo nos dá a todo momento. Portanto, se você ficar atento, é possível observar os sinais que o corpo dá, quando está deficiente de proteínas. Esses sintomas incluem:

  • Um metabolismo lento;
  • Problemas para perder peso;
  • Problema na construção de massa muscular;
  • Baixos níveis de energia e fadiga;
  • Falta de concentração e dificuldade em aprender;
  • Mudanças de humor;
  • Dor muscular, óssea e articular;
  • Alterações nos níveis de açúcar no sangue que podem levar à diabetes;
  • Cicatrização lenta de feridas;
  • Baixa imunidade.
Sair da versão mobile