Frutas

Suco de lima: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 21/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
quais os benefícios do suco de lima?

O suco de lima tem qualidades digestivas semelhantes às nossas próprias enzimas digestivas. Assim, ajuda efetivamente na digestão e alivia o inchaço. Além disso, o suco de lima Contem excelente nutrientes para saúde. A fruta da lima possui diversos benefícios, tanto em seu suco quanto em seu óleo, entre eles podemos citar o seu alto teor de vitamina C, que atua como desintoxicante em nosso organismo. Além disso, possui sais minerais, potássio e cálcio, que são muito importantes para a saúde.

quais os benefícios do suco de lima?

Quais os benefícios do suco de lima?

1. Para saúde dos rins:

Por conter propriedades diuréticas, ou seja, que favorecem a atividade urinária e consequentemente eliminam as toxinas do organismo, ele atua na limpeza dos rins, tornando-os mais saudáveis e menos suscetíveis à presença de pedras e bactérias.

2. Trata infecções de urina:

Devido à boa concentração de potássio e vitamina C o suco de lima contribui para limpar os rins e eliminar as bactérias causadoras das infecções urinárias, que geralmente causam terríveis desconfortos como ardor ao urinar.

3. Combate a hipertensão:

O suco de lima diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

4. Previne o envelhecimento precoce:

Tanto pela vitamina C quanto pelas demais substâncias contidas no suco de lima, ele atua de forma muito favorável para o rejuvenescimento dos olhos, cabelos, pele e unhas.

O motivo disso é que ele é rico em antioxidantes, substâncias que naturalmente inibem os efeitos do processo de envelhecimento.

5. Combate os radicais livres:

O suco de lima é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

6. Favorece a saúde dos rins:

Por conter propriedades diuréticas, ou seja, que favorecem a atividade urinária e consequentemente eliminam as toxinas do organismo, o suco atua na limpeza dos rins, tornando-os mais saudáveis e menos suscetíveis à presença de pedras e bactérias.

7. Combate a insônia:

Em virtude das propriedades calmantes do suco de lima, ele atua como uma grande aliada para boas noites de sono, auxiliando também no tratamento natural da ansiedade e até mesmo depressão.

8. Previne a anemia:

Graças também à vitamina C, que atua no organismo potencializando a absorção do ferro contido nos alimentos, a ingestão do suco ajuda no tratamento natural da anemia, uma doença ocorrida em virtude da baixa quantidade de glóbulos vermelhos.

suco de lima

9. Auxilia na perda de peso:

Em virtude da elevada quantidade de fibras contidas no suco, contribui para o processo de emagrecimento, fazendo com que o corpo elimine naturalmente o excesso de açúcar e gordura acumulados no organismo.

10. Melhora os vasos sanguíneos:

A vitamina C presente no suco de lima ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

11. Fortalecer a imunidade:

Pelo fato do suco de lima ser muito rica em vitamina C, o suco é considerado um importante amigo das defesas imunológicas, ou seja, diminui a incidência de diversas doenças como infecções, inflamações, gripes, resfriados etc.

Outros benefícios:

  1. Limpa as Artérias;
  2. Combate o Estresse;
  3. Rico em Potássio;
  4. Ajuda na Cicatrização;
  5. É fonte de vitamina C;
  6. Purifica os Poros da pele.
  7. Elimina Toxinas Nocivas do Organismo;
  8. Combate Várias Inflamações;
  9. É diurético;
  10. Ajuda na melhora de infecções como neurites, raquitismo e palagra;
  11. Diminui a hipercloridria;
  12. Diminui acidez estomacal;
  13. Ajuda na melhora de infecções renais;
  14. Evita hemorroidas;
  15. Diminui distúrbios respiratórios;
  16. Diminui a intensidade de gota;
  17. Fortalecimento de gengivas.
Sair da versão mobile