Benefícios dos Sucos

Suco de buriti: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 14/08/2023)
beneficios do suco de buriti

O suco de buriti contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além do mais, é extraído do buriti que pertence a família das arecáceas. O buriti (Mauritia flexuosa) é uma das mais singulares palmeiras do Brasil.

O buriti é uma espécie abundante no Cerrado e um indicativo infalível da existência de água na região. Como o Cerrado é rico em água, lá estão os buritis, emoldurando as veredas, riachos e cachoeiras, inseridos nos brejos e nascentes. A relação com a água não é à toa.

benefícios do suco de buriti

Valor nutricional:

Retém muitos dos principais nutrientes da buriti, incluindo vitamina A, vitamina B1, B2 e B5, vitamina C, Proteína, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro e iodo.

Benefícios do suco de buriti para saúde:

1. Redução de AVC:

A ingestão do suco de buriti ajuda na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. Além disso, protege o organismo contra os radicais livres, as chances de um AVC se tornam ainda menores.

2. Transportador de oxigênio:

É rico em ferro que age como um transportador de oxigênio no nosso corpo e ajuda a transferência de oxigênio de uma célula do corpo para outro.

3. Aliviar os sintomas da TPM:

Ingestão do suco de buriti adequada pode reduzir os sintomas pré-menstruais, como tonturas, alterações de humor, hipertensão, etc.

4. Controla a pressão arterial:

O sódio é um agente de risco para o aumento da pressão arterial e, felizmente, o buriti equilibra o sódio no organismo e previne a pressão alta. Além disso, sendo assim, quando ingerido o suco de buriti em quantidades adequadas, ele é um ótimo fator na hora de regular a pressão arterial.

5. Prevenir o envelhecimento precoce:

É famosa por suas propriedades de eliminação de rugas, que podem reduzir a mancha de idade e linhas finas. Além disso, ele pode retardar o processo de envelhecimento, melhorando a saúde geral da pele.

6. Ajuda a acelera o emagrecimento:

Em contato com a água do estômago, o suco de buriti se transformam em um gel, ajudando quem quer emagrecer por garantir saciedade e, claro, evitando os exageros durante a refeição. Também torna a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.

7. Melhora a saúde dos olhos:

O suco de buriti pode ajudar a melhorar a visão. Além disso, permite que os seus olhos se adaptem às mudanças de luz, mantendo os olhos úmidos e também melhorando a visão noturna.

Pode prevenir muitas doenças como olhos secos também. A sua alta quantidade de vitamina A ajuda na formação de púrpura visual nos olhos, o que pode melhorar a visão de olhos fracos.

8. Ajuda a controlar o diabetes:

O suco de buriti retarda a velocidade da digestão de carboidratos, tornando a absorção da glicose mais lenta pelo sangue e, com isso, reduz os picos de insulina. Além disso, ao entrar em contato com a água, suas fibras também formam uma proteção em torno da comida e dificultam a absorção do açúcar, descartando-o no processo de digestão.

9. Ajuda a prevenir doenças:

Muitos não sabem, mas o suco de buriti tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial.

Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

10. Melhora saúde da pele:

O suco de buriti ajuda a manter o corpo livre de radicais e toxinas livres, que podem causar danos à sua pele. Além disso, ajuda a manter a pele macia e suave, garantindo a retenção de umidade, evitando assim as condições de secura, queratinização e de pele, como psoríase.

11. Ajuda a regular o intestino:

O suco de buriti é rico em fibras e tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis possuem importante papel na atividade intestinal. Além disso, a primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas.

Que melhoram o funcionamento do órgão, garantindo frequência de evacuações. Além disso, a segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, facilitando a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.

12. Prevenção da distrofia muscular:

Ao manter os ossos saudáveis o suco desempenha um papel essencial para garantir o crescimento muscular adequada em crianças e adolescentes em crescimento, evitando assim as chances de desenvolver distrofia muscular.

13. Ajuda a prevenir as câimbras:

A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio, que é abundante no suco de buriti. Além disso, se este for o seu caso, é uma boa ideia acrescentar o suco em sua dieta, seja como vitamina, doce ou qualquer outra forma.

14. Acelera o metabolismo:

O potássio presente no suco de buriti ajuda a regular os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Além disso, é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar.

Ao regular a produção de insulina, o buriti acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

Sair da versão mobile