Alimentos Saudáveis

Caroço da jabuticaba: Para que serve, propriedades e benefícios

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 09/08/2023)
Caroço da Jabuticaba

Os benefícios do caroço da jabuticaba que todos devemos saber, pois, possui diversos benefícios para saúde e tratar diversas doenças. Além disso, é uma fruta 100% brasileira que vem da nossa Mata Atlântica. O seu nome vem do tupi e pode ter dois significados diferentes.

O primeiro quer dizer jabuti (famoso tipo de tartaruga) + caba (gordura), ou seja, a gordura de jabuti; já o segundo significado vem de “iapoti kaba”, ou frutas em botão. Existem vários tipos de jabuticaba, mas talvez a mais conhecida seja uma chamada Myrciaria cauliflora ou jabuticaba-Sabará.

benefícios do caroço da jabuticaba

As frutas da jabuticaba crescem no tronco de sua árvore e devem ser ingeridas logo que colhidas, para elas não oxidarem tanto, mas também podem ser consumidas como suco, geleia, licor e, até mesmo vinho. Seu sabor é doce com um final levemente azedo.

Propriedades da jabuticaba:

O caroço da jabuticaba é uma fruta ideal; sua polpa possui poucas calorias e carboidratos, e possui grandes quantidades de vitamina C e outras vitaminas como a vitamina E, o ácido fólico, Niacina, Tiamina e Riboflavina. Possui ainda minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco.

Benefícios do caroço da jabuticaba para saúde e beleza:

1. Rica em antioxidantes:

O caroço da jabuticaba tem alto teor de compostos fenólicos e antioxidantes. O estresse de oxidação causado pelos radicais livres para as células do seu corpo é principalmente responsável pelo envelhecimento e também muitas condições de saúde como o câncer.

2. Beneficia a pele:

O Caroço da Jabuticaba contém poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e também na prevenção da ocorrência de sinais de envelhecimento, como manchas escuras, rugas e linhas finas. Esta fruta tem nutrientes importantes, especialmente em sua casca, que foi constatada ser muito benéfica para a sua pele.

3. Cabelos saudáveis:

Os nutrientes do caroço da jabuticaba promovem o crescimento saudável e brilhante do cabelo e também são úteis na prevenção da perda de cabelo. Várias formulações com extrato de jabuticaba para cabelos também estão disponíveis no mercado.

4. Perda de peso:

O caroço da jabuticaba é uma boa adição a uma dieta de perda de peso, uma vez que é baixa em gordura e calorias. Além disso, a casca é uma rica fonte de fibra dietética que controla o apetite e impede que você coma demais, mantendo-o satisfeito por um longo período de tempo.

5. Propriedades anti-cancerígenas:

O caroço da jabuticaba é muito popular por seus poderosos efeitos antioxidantes devido à presença de compostos fenólicos como antocianinas e muitos outros. As antocianinas, que atuam como potentes antioxidantes, também possuem propriedades anti-inflamatórias, com propriedades anticancerígenas.

Estes antioxidantes ajudam na luta contra os radicais livres que são responsáveis ​​por causar danos às células e mutações do DNA.

6. Propriedades adstringentes:

Verificou-se que a jabuticaba tem fortes propriedades adstringentes. Ajuda na abertura das passagens de ar brônquica e, portanto, é um bom remédio para a asma. Os efeitos adstringentes também tornam a fruta eficaz no tratamento da diarreia e inflamação da tonsilite.

7. Saúde digestiva:

O alto teor de fibra no caroço da jabuticaba ajuda a fazer seus movimentos intestinais regulares e na prevenção da constipação. Os nutrientes nesta fruta ajudam na digestão e também na limpeza e desintoxicação do intestino.

8. Redução de doenças cardiovasculares:

Verificou-se que dietas ricas em antocianina ou polifenóis podem diminuir os riscos de doenças cardiovasculares através da regulação do metabolismo lipídico.

caroço da jabuticaba

Um estudo conduzido em ratos obesos confirmou que tais dietas ajudam na redução dos níveis séricos de colesterol total e triglicéridos e também no aumento dos níveis de colesterol bom (HDL). O caroço da jabuticaba é uma rica fonte de fibra alimentar que é capaz de reduzir os níveis de LDL e colesterol total.

9. Melhora diabetes:

De acordo com estudos realizados em camundongos, o caroço da jabuticaba é eficaz na redução dos níveis de glicose no sangue e, portanto, seu consumo regular pode ser útil na prevenção de diabetes tipo 2.

Uma vez que ela possui baixo teor calórico e muita fibra alimentar, é um complemento saudável à dieta de pessoas com diabetes. Estudos em animais também descobriram propriedades anti obesidade do caroço da jabuticaba.

Sair da versão mobile