Plantas medicinais

Calêndula combate verrugas: veja 30 benefícios da planta

Por Alan Costa, em 17/02/2018 (atualizado em 28/09/2021)
calendula beneficios

A calêndula é uma erva repleta de propriedades que ajudam a manter a saúde do nosso corpo em dia. A flor é nativa da região do Mediterrâneo e foi usado pelos antigos gregos e egípcios para tratar problemas e doenças de pele.

Além disso, as pétalas da calêndula são comestíveis e são usados ​​em saladas diferentes para emprestar grande gosto a eles. Cultivadas em grandes quantidades na Rússia, ela também é conhecida como o ‘penicilina russa.

calêndula benefícios

Propriedades medicinais da calêndula:

A calêndula possui propriedades medicinais no tratamento de úlceras gastroduodenais, abscessos do estômago, afecções nervosas, artritismo, artrose, cólica menstrual, gastrite, problemas na produção da bile, psoríase, resfriados e úlceras gastrointestinais.

Além disso, ela pode ser usada ainda como antiabortiva e, quando usada externamente pode ser útil no tratamento de acne, assadura, vermelhidão na pele , feridas, fissuras de mama, foliculite, frieira, fungo, queimaduras – suaves de sol –, rachaduras, varizes, veias dilatadas e verrugas, além de ajudar a clarear manchas na pele.

Benefícios da calêndula para saúde:

1. Contra infecções no ouvido:

Um dos usos bem pesquisados da calêndula é a sua aplicação em forma de gotas dentro do canal auditivo para ajudar o tratamento de infecções bacterianas do ouvido e diminuir a dor. Além disso, já foi identificado que o chá de calêndula pode diminuir o inchaço e a inflamação no ouvido interno em poucos dias.

2. Contra problemas no intestino:

O chá de calêndula também ajuda a curar as úlceras gástricas e outras irritações do trato GI. Além disso, também alivia a diarreia, cólicas, colite, IBS e outros problemas do intestino inferior. Portato, este chá contém ácido calcítico que é um poderoso agente de cura para o trato G e aliviar as dores de estômago e a indigestão.

3. Contra verrugas:

A calêndula também funcionam bem para as verrugas plantares ajudando a curá-las e também funciona bem para grãos e calos. Portanto, para curar as verrugas aplique o chá sobre a área afetada todas as noites.

4. Aliviar fissuras anais:

Graças ao fato de que os tratamentos feitos com a calêndulpodem promover a cura do tecido e diminuir o inchaço, algumas pessoas acreditam que a sua aplicação tópica nas áreas genitais e anais pode colaborar com a diminuição de sintomas das hemorroidas e das fissuras anais.

5. Contra o impetigo:

Além disso, a calêndula funciona bem para feridas na pele , erupções cutâneas, feridas na pele, varizes, erupções cutâneas, queimaduras de todo tipo e até mesmo impetigo, porque é um ótimo agente antibiótico.

6. Contra dores nas articulações:

Porque a calêndula é uma era com agentes anti-inflamatórios, ele também funciona bem para dor nas articulações e artrite, também o óleo  é ótimo para tratar artrite.

7. Contra a leucemia:

A calêndula está cheio de grande licopeno que é muito importante para a saúde da próstata e para a prevenção do câncer. Estudos mostram que o chá diminui a propagação de células cancerosas e limita seu crescimento. Portanto, ele Funciona muito bem para câncer de mama, câncer de próstata, câncer de cólon e até certos tipos de câncer de pele e leucemia.

8. Curar lesões pós-operatórias:

A calêndula é um remédio eficaz para a pele seca. Ele dá à pele um brilho mais jovem. Além disso, ele também hidrata a pele seca, ajuda na remoção de cicatrizes antigas, trata erupções cutâneas e ajuda na cura de ferimentos e lesões pós-operatórias.

9. Hidratar o couro cabeludo:

Portanto, esta planta é muitas vezes usado para hidratar o couro cabeludo e se livrar de caspa. Com a aplicação regular, você pode dizer adeus ao cabelo caspa infestada.

10. Contra o inchaço:

Ela também podem ser utilizados para tratar a inflamação genital e hemorróidas. Um banho preparadas usando este chá de cura pode proporcionar alívio da dor e inchaço.

11. Aliviar a febre:

Além disso, a febre alta não é uma doença em si, mas um sintoma de um problema de saúde subjacente. Mas a febre pode drenar você de energia e pode ser assustador também. No entanto, a calêndula pode trazer para baixo a temperatura do corpo com segurança, dando-lhe alívio de febre.

12. Proteger o figado:

A calêndula também limpa o fígado e ajuda na secreção biliar adequada. Como um resultado disso, o corpo realiza os vários processos adequadamente e ajuda a levar uma vida saudável perfeitamente.

13. Contra a gengivite:

Em termos de saúde bucal, os cremes dentais e enxaguantes bucais que contêm ela são muito eficazes para matar as bactérias que causam de gengivite à cárie.

14. Melhorar a circulação:

Além disso, a calêndula também é usado para tratar outros problemas de saúde como conjuntivite e ciclo menstrual irregular. Portanto, Ele também pode melhorar a circulação geral de sangue no corpo.

15. Saúde do coração:

A calêndula mantém seu coração saudável e ajuda na prevenção de doenças cardíacas, como doenças cardíacas, ataques cardíacos, bloqueios cardíacos, deposição de colesterol e muitos mais.

16. Sistema digestivos:

No entanto, a calêndula pode ajudar a manter os órgãos digestivos saudável. Isso funciona bem no fundo do corpo para tratar infecções da bexiga, dor de estômago e úlceras. Portanto, ela impede a ocorrência de doenças metabólicas, limpa o trato digestivo e ajuda a se livrar de quaisquer distúrbios relacionados com a digestão.

17. Aliviar dores de garganta:

Outro uso maravilhoso da calêndula é para aliviar uma dor de garganta. Ele pode até mesmo ser usado para curar amigdalite. As propriedades anti-inflamatórias nas membranas mucosas inflamadas para proporcionar alívio imediato.

18. Contra erupções de fralda:

Além disso, a calêndula pode prevenir a ocorrência de dermatite, que é causada devido à exposição a radiação terapêutica. As pomadas à base dela são também eficazes no tratamento de erupções fralda em lactentes.

Veja no vídeo abaixo, outros Benefícios da Calêndula Para Saúde:

Outros benefícios da calêndula para saúde

  • Além disso, as propriedades anti-inflamatórias de trabalho Calêndula nas membranas mucosas inflamadas para proporcionar alívio imediato.
  • Um banho preparadas usando a calêndula pode proporcionar alívio da dor e inchaço.
  • Impede a ocorrência de doenças metabólicas, limpa o trato digestivo e ajuda a se livrar de quaisquer distúrbios relacionados com a digestão.
  • Rico em vitaminas e minerais, que funciona como uma bebida de saúde.
  • limpa o fígado e ajuda na secreção biliar adequada.
  • Pode melhorar a circulação geral de sangue no corpo.
  • Se você sofre de um distúrbio do sistema nervoso, tem cólicas dolorosas em relação à menstruação ou algum outro tipo de condição espasmódica, acrescentando à sua dieta pode ser uma escolha sábia.
  • Além disso, algumas pessoas têm mostrado reações alérgicas ao uso, particularmente em doses e concentrações elevadas.
  • Propriedades antitumorais que o tornam muito valiosa.
  • Se o seu estômago está chateado, pode ajudar a normalizar o sistema gastrointestinal e eliminar qualquer inflamação que pode estar causando desconforto.

Contraindicações e efeitos colaterais:

A calêndula é contraindicada para mulheres em período de gestação. Não foram encontrados efeitos colaterais.

Sair da versão mobile