Plantas medicinais

Abrótano combate frieira: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 21/02/2018 (atualizado em 27/09/2021)
abrótega

abrótega possui um forte cheiro, sendo usada por muito tempo como um aromatizador natural. Ela ainda pertence a uma vegetação arbustiva espessa e constantemente cultivada pelos jardineiros.

Além disso, as pessoas da antiguidades acreditavam que a planta poderia proteger os homens da impotência sexual, e que na Itália e na Espanha medieval, os jovens homens esfregavam as folhas frescas para estimular o crescimento da barba.

O nome científico Artemisia abrotanum, a planta pode estar presente em muitas lojas de produtos naturais, assim como em farmácias de manipulação e pode ser utilizada para tratar diversos problemas de saúde.

abrótega

Quais são as propriedades do abrótano:

  • carminativo;
  • vermífugo;
  • diurético;
  • analgésico;
  • anti-inflamatório.

Todas essas propriedades e muitas outras presentes no abrótano são de suma importância para tratar asma, problemas com má digestão, dores de estômago, dispneia, distúrbios menstruais, frieira e tuberculose.

Quando misturado com outras ervas, ele pode ajudar a combater a insônia, mas sozinho atua como um excelente vermífugo, combatendo os vermes intestinais.

Como fazer o chá de abrótega?

Ingredientes:

– 2 colheres de folhas secas de abrótano;
– 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela ou recipiente, coloque a água e leve ao fogo até começar a ferver;
  2. Depois, adicione as folhas em uma xícara e em seguida despeje a água fervente por cima;
  3. Deixe tampado até amornar e, em seguida, coe e consuma.

Malefícios do abrótano:

Não foram apresentados efeitos colaterais relacionados ao abrótano nas literaturas consultadas. Também não encontramos contraindicações.

Entretanto, vale lembrar que, antes de consumir qualquer medicamento, mesmo que natural, é de suma importância consultar um especialista.

Sair da versão mobile