Nutrientes

Vitamina C – o que é, benefícios e deficiência!

Por Osmar da Costa Junior, em
a vitamina C oferece muitos benefícios para o cabelo

A vitamina C ou ácido ascórbico, é um nutriente importante exigido pelo organismo. Este nutriente solúvel em água atua como um poderoso antioxidante. Além disso, a vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel muito importante para o nosso organismo. Ela não é produzida em nosso corpo, sendo, portanto, essencial ingeri-la durante a alimentação.

qual a função da vitamina C?

É um verdadeiro fortalecedor do sistema imunológico, tendo seu consumo altamente indicado, principalmente durante os períodos frios. Além de sua contribuição no combate de gripes e resfriados, esta importante vitamina potencializa a nossa saúde graças ao seu efeito antioxidante.Outros benefícios oferecidos pela vitamina C são o seu auxílio para a perda de peso e na obtenção de massa muscular.

Qual a função da vitamina C?

Essa Vitamina tendo função antioxidante, a qual age diminuindo o estresse oxidativo. Ela também tem importância como um cofator de enzima para a biossíntese de vários bioquímicos importantes. por ser um poderoso antioxidante, o Ácido Ascórbico é fonte de diversas propriedades benéficas à saúde.

O Ácido Ascórbico proporciona, por exemplo, a diminuição e a neutralização dos efeitos que os radicais livres, produzidos naturalmente pelo nosso organismo e causadores de diversos problemas estruturais, muitas vezes responsáveis pelo surgimento das chamadas doenças crônicas e doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer e o câncer.

Veja Também: Os 5 Sintomas do Mal de Alzeimer…

Frutas ricas em vitamina C:

  1. Kiwi,
  2. Laranja,
  3. Limão,
  4. Tangerina,
  5. Melancia,
  6. Laranja,
  7. Toranja,
  8. Abacaxi,
  9. Goiaba,
  10. Morango.

Verduras ricas em vitamina C:

  1. Tomate,
  2. Cenoura,
  3. Rabanete,
  4. Pimentão,
  5. Orégano,
  6. Alho.

Nosso corpo precisa de vitamina C para produzir colágeno, uma proteína que ajuda a suportar tendões, ligamentos e vasos sanguíneos e mantém a pele e outros órgãos juntos. A vitamina C melhora a absorção de ferro a partir de alimentos à base de plantas e ajuda a fortalecer nosso sistema de imunidade, protegendo-nos de doenças.

Quais os benefícios da vitamina C?

1. Evita ocorrência de um AVC:

A ingestão da vitamina ajuda na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. A dieta com base em frutas e legumes que contenham a vitamina faz com o nível de pressão arterial esteja sempre adequado.

Além disso, como a ácido ascórbico protege o organismo contra os radicais livres, as chances de um AVC se tornam ainda menores.

2. Trata gripe e resfriado Comum:

Funcionando como um auxiliador do sistema imunológico do corpo, a vitamina previne resfriados e tosses, a partir da facilitação na absorção de ferro e, consequentemente, no fortalecimento da resistência do corpo à infecção.

3. Alivia o estresse:

A vitamina C ajuda o corpo a lidar com o estresse, reduzindo os níveis elevados de estresse, hormônios e cortisol.

4. Diminui a hipertensão:

Os hipertensos possuem um alto risco de desenvolver as tão temidas doenças cardiovasculares, mas com o auxílio do Ácido Ascórbico, por meio da ingestão de alimentos que contenham a substância, a pressão arterial do corpo tende a reduzir.

5. Aumenta a imunidade:

A vitamina C é amplamente conhecida pela sua contribuição para o sistema imunológico do corpo, pela estimulação dos vasos brancos do sangue.

6. Previne o escorbuto:

Os sintomas de escorbuto começam a aparecer devido ao enfraquecimento dos vasos, tecidos, ossos e sangue conjuntivo que incluem colágeno. A vitamina C, considerada um poderoso antioxidante, é necessária para a produção de colágeno.

7. Melhora a saúde dos olhos:

Constantemente atacados pelos radicais livres, em decorrência de sua constante e intensa exposição à luz, os olhos contam com os benefícios da Vitamina para a proteção.

A ação antioxidante da vitamina contribui para evitar diferentes doenças oculares, como a catarata.

8. Contribui para a beleza da pele:

As funções antioxidantes do Ácido Ascórbico também contribuem diretamente no auxílio da beleza, já que combate os efeitos do envelhecimento. A degradação da pele, por exemplo, é retardada por níveis saudáveis de Ácido Ascórbico, de modo que as rugas demoram a aparecer.

Responsável também por aumentar a produção de colágeno, o Ácido Ascórbico contribui para uma pele tonificada.

9. Aumenta o humor:

Quem nunca teve um dia estressante? A vitamina atua na produção de neurotransmissores, como a norepinefrina, afetando diretamente o humor de uma pessoa. Além disso, a atuação da vitamina C é fundamental para o bom funcionamento do cérebro.

10. Previne e combate o resfriado:

A vitamina C reduz a gravidade dos sintomas do frio e atua como um anti-histamínico eficaz que diminui os efeitos desagradáveis ​​do resfriado comum, incluindo inflamação, corrimento nasal e dores. Também controla a alergia que causa o resfriado. Reduz o nível de histamina e muitas vezes reduz a duração do resfriado.

11. Excelente antioxidante:

A vitamina C é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

quais os benefícios da vitamina C?

12. Previne hipertensão:

O Ácido Ascórbico diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

13. Vasos sanguíneos:

A vitamina C também garante a dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

14. Reduzi a toxicidade do chumbo:

A vitamina C ajuda a reduzir o nível de chumbo em nosso sangue dramaticamente. A toxicidade do chumbo pode levar a vários problemas comportamentais e de desenvolvimento, especialmente em crianças que vivem em áreas urbanas. Isso leva a dificuldades de aprendizagem, QI reduzido e crescimento atrofiado em crianças. Os adultos podem sofrer de danos nos rins e pressão alta devido à toxicidade do chumbo.

15. Ajuda para perda de peso:

Os frutos e sucos de vitamina C são provados para ajudar as pessoas a perder gordura e manter um peso saudável. Dietistas e nutricionistas populares sempre incluem frutas e vegetais de vitamina C em gráficos de dieta porque há evidências científicas que mostram que comer alimentos ricos em Ácido Ascórbico ajuda regularmente a perder peso significativamente. Os médicos descobriram que comer frutas com Ácido Ascórbico reduz insulina. Assim, em vez de armazenar açúcar e convertê-lo em gorduras, ele o usa como um combustível que leva à perda de peso.

Veja Também outros Benefícios no vídeo abaixo:

16. Trata catarata:

Nossas pupilas nos olhos exigem que a vitamina C funcione corretamente. A deficiência de vitamina C pode levar a catarata, onde as lentes se tornam cada vez mais opacas, provocando uma visão embaçada e levando a cegueira em adultos. Uma alta ingestão de Vitamina C luta contra as cataratas e aumenta a quantidade de fluxo sanguíneo para o olho. 1000 mg de Ácido Ascórbico por dia para a catarata em suas trilhas e melhora a visão.

Veja Também: Os 6 Remédios Caseiros Para Tratar Catarata…

17. Protege contra a descoloração da pele:

A vitamina C protege o DNA de reações fotoquímicas que podem levar a tumores, descoloração da pele e vários tipos de câncer de pele. Também inibe a produção de dímeros de pirimidina que são a principal causa de melanomas em seres humanos. Ele acende a descoloração escura, como manchas de pele e manchas da idade e ajuda a obter uma pele mais jovem e suave.

18. Previne contra o câncer:

As propriedades antioxidantes da vitamina C protegem as células do dano e da mutação do DNA e protegem contra o câncer no longo prazo. Ele apóia o sistema imunológico do corpo e evita que certos compostos formadores de câncer se formem no corpo. Reduz o risco de desenvolvimento de todos os tipos de câncer, incluindo pulmão, boca, garganta, cólon, estômago e esôfago. A vitamina C também ajuda a regenerar a Vitamina E, que é outro poderoso antioxidante. O Ácido Ascórbico não ataca diretamente o câncer que já ocorreu, mas mantém o sistema imunológico nutrido e permite combater o câncer.

19. Níveis de energia:

A vitamina C equilibra nossos sistemas de corpo interno em inúmeras condições ambientais. Ele auxilia na produção de dopamina no sistema nervoso e suporta a função adrenal para o aumento da energia metabólica.

20. Evita doenças cardiovasculares:

Considerada um dos melhores antioxidantes existentes, a vitamina C ajuda a diminuir o acúmulo do colesterol nas artérias, prevenindo e combatendo a arteriosclerose e a hipertensão arterial, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio.

21. Tratar diabetes:

Os pacientes diabéticos também podem se beneficiar com a vitamina C, pois ajuda na regulação dos níveis de açúcar, reduzindo o risco de diabetes e melhorando os sintomas dos casos existentes. A suplementação de vitamina C força a glicose nas células do corpo, onde protege contra muitas complicações da diabetes.

22. Tratar asma:

Pessoas com baixo nível de vitamina C têm uma grande chance de desenvolver asma. A maior ingestão de vitamina C diminuirá a produção de histamina no corpo, o que contribui para a inflamação.

23.Excelente protetor solar natural:

A vitamina C protege a nossa pele dos radicais livres que se desenvolvem devido ao excesso de exposição ao sol, à poluição ambiental e ao tabagismo normal. Os antioxidantes da vitamina C protegem a pele da radiação ultravioleta e do efeito da exposição solar.

A vitamina C ajuda a reduzir as queimaduras solares causadas pela exposição à radiação ultra violeta em grande medida. Não só reduz as queimaduras solares, mas também evita as conseqüências da exposição prolongada ao sol que pode levar ao câncer de pele.

24: Trata doença cardíaca:

A vitamina C evita doenças cardíacas, impedindo que os radicais livres danifiquem as paredes das artérias, o que poderia levar à formação da placa. Este nutriente também evita que o colesterol seja oxidado, o que pode causar acidente vascular cerebral. O problema da pressão arterial elevada também pode ser resolvido com este nutriente maravilhoso. Todos esses fatores se combinam para tornar a vitamina C uma maneira barata e fácil de diminuir o risco de doenças cardíacas e derrames.

25. Previne rugas:

A vitamina C é um componente necessário para a produção de hidroxiprolina e hidroxilisina, ambas necessárias para ligar as moléculas que produzem colágeno. Isso, por sua vez, faz firmes e tonifica a pele. A deficiência de colágeno torna a pele seca e sem vida. O colágeno rejuvenesce a pele das raízes e reduz as rugas e os sintomas do envelhecimento.

26. Curar feridas:

O corpo usa o Ácido Ascórbico para substituir o tecido danificado e ajuda a curar a ferida em um ritmo mais rápido. As feridas que cicatrizam lentamente indicam deficiência de vitamina C. A vitamina C melhora a elasticidade da pele e ajuda a criar tecido cicatricial e ligamentos para recuperação rápida.

27. Melhorar a textura da pele:

O colágeno também fornece a estrutura para os vasos sanguíneos. Os minúsculos vasos sanguíneos sob a pele carregam oxigênio e nutrientes que mantêm a pele saudável. Sem nutrientes suficientes, a pele se tornará áspera e seca. Os cremes que contêm Ácido Ascórbico melhoram a aparência e a textura da pele.

O Ácido Ascórbico aumenta a formação de elastina que engrossa, protege e cura as células da pele. O efeito de espessamento ajuda a reter a umidade, aumenta a circulação da pele e dilui a superfície da pele.

28. Ajuda a combater o câncer:

De acordo com estudos recentes, o alto consumo de frutas e legumes auxilia na diminuição dos riscos de vários tipos de câncer, como de pulmão, boca, cordas vocais, garganta, do cólon, reto, estômago e esôfago.

a vitamina C oferece muitos benefícios para o cabelo

29. Cabelo:

Para obter uma juba saudável, precisamos comer alimentos saudáveis. Uma dieta saudável reflete em nossa pele e cabelo. O Ácido Ascórbico é mais do que um antioxidante e desempenha um papel importante na melhoria da saúde da nossa pele e cabelo. A vitamina C oferece muitos benefícios para o cabelo.

Deficiência de vitamina C:

O escorbuto é resultante da falta de vitamina C. Sem o Ácido Ascórbico o colágeno sintetizado é muito instável para desempenhar sua função. Escorbuto ocasiona a formação de feridas na pele, gengiva esponjosa e sangramento das membranas mucosas. As feridas são mais abundantes nas coxas e pernas. No estágio avançado do escorbuto há feridas supuradas abertas, perda dos dentes, e eventualmente morte.

O organismo humano é capaz de armazenar apenas uma certa quantidade de vitamina C, então para que não haja deficiência é preciso ingerir novos suprimentos. Fumar cigarros tem uma relação negativa com a quantidade de Ácido Ascórbico na circulação sanguínea.

  1. Cansaço e fraqueza.
  2. Dores musculares e articulares.
  3. Hematomas fácil.
  4. Pele seca.
  5. Cabelo seco e quebradiço.
  6. Inchaço e descoloração de suas gengivas.
  7. Sangramento repentino e inesperado de suas gengivas.
  8. Hemorragias nasais.
  9. Má cicatrização de feridas.
  10. Sangramento nas articulações, causando dores articulares graves.
  11. Mudanças em seus ossos.
  12. A perda do dente.
  13. Perda de peso.
Sair da versão mobile