Nutrição

Raiz de genciana Melhora a saúde digestiva: veja 10 benefícios

Por Alan Costa, em 09/02/2018 (atualizado em 06/10/2021)
raiz de genciana

raiz de genciana tem grandes propriedades nutricionais e medicinais. Entretanto, é nativa da Europa, é um suplemento que é usado para tratamento de uma variedade de problemas e doenças. Por mais de 3.000 anos, a raiz de genciana tem sido usada para tratamento de problemas que assolam a vesícula biliar e promovem a digestão.

benefícios da raiz de genciana

Considerada uma erva amarga, os benefícios da raiz de genciana são promoção da secreção da bile, melhoramento da digestão e estimulação do apetite. Antes de usar este suplemento, bem como todos os outros suplementos, consulte o seu médico. A raiz de genciana não deve ser usada no lugar do medicamento tradicional para tratar qualquer doença ou problema grave.

Propriedade nutricional: 

A raiz de genciana é uma ótima fonte de vitaminas B e vitamina F. A Raiz de Genciana é considerada uma erva amarga devido seu conteúdo de gentopicina e amarogentina, duas substâncias que não só produzem sabor amargo, como também ajudam proporcionam propriedades medicinais.

A raiz de genciana é uma rica fonte de minerais, como Zinco, Manganês, Niacina, ferro e enxofre. O mineral presente na raiz de genciana também lhe proporciona um grande poder medicinal, dando a raiz a capacidade de purificar o sangue, reduzir a inflamação, diminuir as cólicas, entre muitos outros benefícios.

Benefícios da raiz de genciana:

1. Melhora a saúde digestiva: 

Durante séculos, a raiz de genciana tem sido usada para tratamento de uma variedade de doenças do estômago. Acreditava-se na medicina tradicional e popular que as ervas amargas, como a raiz de genciana, antes de uma refeição melhorava o processo digestivo aumentando os sucos gástricos e saliva, cujo pode quebrar os alimentos.

Uma pesquisa descobriu que consumir a raiz de genciana ajuda na redução dos casos de azia, dispepsia e constipação. Para melhorar a digestão e prevenir a azia ou indigestão, saboreie um copo quente de água com 1-3 ml de raiz de gentia 30 minutos antes de comer. Esta mistura também pode ser consumida após uma refeição para tratar azia.

2. Estimula a produção de células sanguíneas:

Ajuda na estimulação da produção de glóbulos vermelhos, o que auxilia na prevenção da anemia. Esta raiz é responsável por aumentar a contagem de glóbulos vermelhos, principalmente no intestino.

Ela pode melhorar a digestão, como também facilitar a produção de sucos gástricos que podem quebrar os alimentos e absorver nutrientes. Um mineral muito importante presente na raiz de genciana é o ferro, que é vital para a produção de glóbulos vermelhos.

O consumo constante ajuda no mantimento da produção de glóbulos vermelhos e, portanto, ajuda no aumento do sistema imunológico e prevenção do desenvolvimento de anemia.

raiz de genciana benefícios

3. Saúde do fígado:

Ajuda no melhoramento da saúde do fígado estimulando a produção de bile. Isso não só ajuda na promoção da digestão, como também previne a lentidão do fígado, agilizando a digestão de proteínas e gorduras. Como resultado, as pessoas se sentem menos cansadas depois de consumirem uma refeição pesada. As propriedades da Genciana incluem sua ação antidiabética, antiemética, anti-inflamatória, antimicrobiana, digestiva, laxante, tônica e vermífuga.

4. Acaba com a sinusite: 

Se os benefícios para saúde citados acima não forem suficientes, aqui está mais um. Pode ser usada para tratar infecções sinusais de forma bastante eficaz. No entanto, você precisa combiná-la com algumas outras plantas e ervas.

5. Crescimento do cabelo:

Falta de apetite significa nenhum nutriente. Nenhum nutriente significa um cabelo opaco e grosseiro, que é propenso a cair. Você quer isso ou fios lustrosos que brilham? Com toda a probabilidade, você vai querer cabelos saudáveis e fortes.

Então, abra seu apetite e veja como o cabelo se transforma em fios volumoso e saudável. Claro, você também precisa cuidar bem dele. Caso contrário, todos os nutrientes que você estará consumindo não terá nenhum efeito sobre o seu cabelo sujo.

6. Aumenta o apetite:

O chá de raiz de genciana é indicado especialmente em tratamentos de distúrbios digestivos, contendo, anorexia, bulimia e depressão. Sua raiz, quando consumida por meio de chá, favorece a elevação de apetite. Além disso, o amargo promovido pela erva eleva a vontade de se alimentar, favorecendo uma melhora significativa em inúmeros tratamentos.

Diversos estudos já estão sendo desenvolvidos com o objetivo de aprovar o efeito positivo e significativo da raiz.

7. Rico em nutrientes para o cabelo: 

Os vermes parasitas também podem roubar todos os nutrientes de seu corpo. Desta forma, seu cabelo não obtém nutrientes fundamentais para permanecer saudável. Mas usar pode ajudá-lo a se livrar desses parasitas e garantir que seu cabelo receba os nutrientes que necessita.

raiz de genciana

8. Alivia cólica: Ela possui propriedades antissépticas e antiespasmódicas.

Desta forma, é frequentemente usada para aliviar cólicas menstruais quando se inicia a menstruação e também para tratar pequenas feridas na pele.

9. Trata espasmos musculares: 

Você sabia que algumas pessoas também usam para tratar espasmos musculares e se livrar de vermes parasitas do corpo.

Sair da versão mobile