Doenças e Tratamentos

Miopatia: o que é, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 05/03/2018 (atualizado em 07/10/2021)

Miopatia que refere-se a qualquer doença que afeta o tecido muscular. Doenças do músculo resultam em fraqueza, inflamação, tetania (espasmos) ou paralisia. Além disso, ela também pode ser o resultado de causas herdadas ou adquiridas como rigidez aguda, espasmo ou cãibra, são comuns. Outros estão ligados à exposição a um agente infeccioso, como vírus ou bactérias, ou são herdados.

No entanto, certos casos são fatores de risco associados. Os pacientes geralmente acham difícil levantar-se de uma cadeira. À medida que progride, pode haver desgaste muscular.

O que é miopatia?

A miopatia é uma doença do músculo em que as fibras musculares não funcionam adequadamente. Isso resulta em fraqueza muscular. Miopatia significa doença muscular (grego: mio-músculo + pateia-patologia: sofrimento).

Qual é a causa?

No entanto, existem muitas causas de doenças musculares além da inflamação. Eles incluem infecções , lesões musculares devido a medicamentos, doenças hereditárias que afetam a função muscular, distúrbios dos níveis de eletrólitos e doenças da tireoide

Quais são os sintomas:

Os sinais e sintomas da miopatia variam dependendo do tipo de transtorno e suas causas causas agudas, como a desidratação, resolve-se rapidamente, enquanto que as resultantes de causas hereditárias geralmente permanecem indefinidamente. Além disso, os sintomas  podem ser leves, como uma cãibra temporária ou muito grave, incluindo desperdício e paralisia. As opções de tratamento incluem fissuras, reforços, medicamentos, fisioterapia e cirurgia.

Você pode morrer de miopatia?

Além disso, a miopatia pode causar dificuldade em engolir, as pessoas podem ficar desnutridas. Eles também correm um risco maior de cair devido a fraqueza, o que pode levar a fraturas de quadril e outros ossos, incapacidade ou morte. Em casos raros, pessoas com fraqueza muscular grave e progressiva podem desenvolver insuficiência respiratória ou pneumonia..

Qual é o tratamentos?

O tratamento depende do tipo específico de miopatia que a pessoa tem e tem como objetivo controlar os sintomas. As abordagens de tratamento específicas para formas específicas de miopatias são as seguintes:

  • Paralisia periódica: medicação e mudanças na dieta
  • Hipertireoidismo ou miopatia hipotireoidal: tratamento da anormalidade da tireoide subjacente
  • Miosite ossificante: medicação para ajudar a prevenir a formação óssea anormal, mas não há cura após o início
  • Doença do núcleo central: sem tratamento
  • miopatia nemalina: nenhum tratamento
  • miopatia centro nuclear: sem tratamento
  • Paramyotonia Congênita: tratamento muitas vezes desnecessário
  • Myotonia congênita: tratamento medicamentoso (se necessário), mas as drogas não afetam a doença subjacente e ainda podem ocorrer ataques.
Sair da versão mobile