Remédios Caseiros

10 maneiras eficazes de tratar constipação em crianças que todos usam

Por Alan Costa, em 01/03/2019 (atualizado em 15/09/2023)
constipação em crianças

Maneiras eficazes de tratar constipação em crianças que você possivelmente desconhece, ademais todos nós temos problemas com movimentos intestinais de vez em quando. Mas quando a defecação se torna altamente irregular durante um período de tempo, é um bom sinal de constipação. E o problema pode ser muito frustrante caso isso esteja acontecendo com seu filho.

Prisão de ventre em crianças é um problema em que seu filho pode ter menos de duas evacuações por semana. Geralmente, as fezes são duras, secas ou encaroçadas; e fezes que são difíceis ou dolorosas de passar.

tratar constipação em crianças

As crianças também podem apresentar outros sintomas como dor abdominal, mudança de postura, perda de apetite, náuseas e alterações no comportamento.

As crianças podem sofrer de diferentes tipos de obstipação, como constipação aguda, obstipação crônica, obstipação funcional, obstipação idiopática e pseudo-obstrução. Um estudo de 2015 relata que o tipo mais comum de constipação em crianças é funcional, representando 90 a 95 por cento de todos os casos.

A constipação funcional é comumente o resultado de uma criança reter fezes para evitar a defecação dolorosa. Frequentemente, crianças com constipação também experimentam episódios recorrentes de incontinência fecal, quando as fezes vazam para fora do reto devido a um transbordamento causado por impactação fecal.

Pode haver várias causas de constipação em crianças, incluindo genética, dieta pobre em fibras, intolerância a laticínios ou trigo, não mastigar os alimentos adequadamente antes de engolir, baixa ingestão de água, baixo tônus muscular, distúrbios gastrointestinais, síndrome do intestino irritável e problemas emocionais. Alguns medicamentos como antiácidos, narcóticos e antidepressivos têm constipação como efeito colateral.

A constipação pode causar desconforto extremo, e quando negligenciada, pode se tornar crônica e levar a outros problemas de saúde, como incontinência fecal, hemorroidas, fissuras anais e prolapso retal. Além disso, a constipação impede que as toxinas deixem o corpo e pode levar ao ganho de peso ao longo do tempo.

Não é fácil para os pais verem seus filhos com dor e desconforto, mas a constipação em crianças é curável. Existem muitos remédios simples e eficazes, bem como mudanças no estilo de vida que podem prevenir e tratar a constipação, além de aliviar o desconforto do seu filho.

Maneiras de tratar constipação em crianças:

1. Alimentos ricos em fibra:

A primeira coisa que pode ser feita para tratar a constipação em crianças é aumentar o consumo de fibras do seu filho. A fibra é um laxante natural que ajuda suavizar as fezes e estimula os movimentos intestinais regulares.

O consumo recomendado para fibra dietética é de 14 gramas para cada 1.000 calorias na dieta do seu filho. Um estudo de 1999 relata que a falta de fibra pode desempenhar um papel importante na etiologia da constipação crônica idiopática em crianças.

Em uma meta-análise de 2012, os pesquisadores concluíram que o consumo de fibra dietética pode aumentar a frequência das fezes em pacientes com constipação.

Em uma revisão de vários estudos em 2018, pesquisadores relataram que o consumo adequada de fibras deve ser recomendada somente para constipação funcional, e a suplementação de fibras não deve ser prescrita para crianças e adolescentes com constipação devido à escassez de estudos qualificados para avaliar suplementação.

Você pode incluir alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis na dieta do seu filho.
Algumas boas fontes de fibras solúveis são laranjas, maçãs, cenouras, cevada, farinha de aveia e linhaça.

Algumas boas fontes de fibras insolúveis são nozes, sementes, feijões, legumes, grãos não processados e vegetais folhosos escuros como couve ou espinafre.

2. Consumo de líquidos:

As crianças tendem a não pensar em beber água entre as brincadeiras, o que pode deixá-las desidratadas. A desidratação é uma das principais causas de constipação em crianças.

A água é essencial para que o sistema digestivo funcione adequadamente, e sem o consumo suficiente de água, as fezes tornam-se difíceis de passar.

Um estudo de 2013 relatou que o consumo insuficiente de fibra alimentar e fluidos estão associados a sintomas de constipação agravada.

Faça com que seu filho beba água, sucos de frutas e outras bebidas saudáveis o máximo possível durante o dia. Água pura ou água morna com um pouco de suco pode fazer com que seu filho mantenha-se hidratado.

Caso o seu filho não goste do sabor da água, experimente água com sabor, água de coco, suco de frutas ou suco de vegetais. Para bebês com menos de 6 meses de idade, a amamentação é suficiente para mantê-los hidratados.

3. Massagem no estômago:

Uma massagem no estômago é muito eficaz para aliviar a constipação. Massagear suavemente o estômago e a parte inferior do abdômen do seu filho estimulam os movimentos intestinais. Pode ajudar soltar os músculos abdominais e liberar a pressão, ajudando na promoção da atividade intestinal. Pode até aliviar o gás.

Um estudo de 2007 relatou que a massagem abdominal pareceu resultar em fezes de consistência mais “normal” em alguns casos. Coloque um pouco de óleo de mostarda ou óleo de coco no estômago do seu filho. Massageie suavemente no sentido horário por 5 minutos. Aplique apenas uma pressão muito leve. Faça várias massagens ao longo do dia, até que seu filho tenha uma evacuação.

constipação em crianças

4. Banho quente:

Um banho morno pode aliviar os músculos tensos no abdômen e aliviar os movimentos intestinais. Ele ajuda as coisas a se moverem através do corpo mais rapidamente e também traz alívio dos gases.

Você também pode adicionar bicarbonato de sódio ou sal de epsom à água do banho. Bicarbonato de sódio irá proporcionar alívio da dor e coceira caso o seu filho tenha uma fissura anal. Sal de epsom, sendo rico em magnésio, também pode lidar com fezes problemáticas.

Um estudo de 2017 relatou que a água mineral natural rica em magnésio e sulfato melhorou os movimentos intestinais em indivíduos com constipação.

Encha uma banheira com água morna, adicione 1 a 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio e misture bem. Deixe seu filho sentado nesta água por 15 a 20 minutos, algumas vezes por semana.

Alternativamente, adicione 2 xícaras de sal Epsom à água do banho morna. Deixe seu filho mergulhá-lo por cerca de 20 minutos. Faça isso 1 ou 2 vezes por semana.

5. Exercício regular:

Seja um adulto ou uma criança, fazer exercícios diariamente pode ajudar na digestão e aliviar a constipação. O exercício regular ajudará a comida a se movimentar mais rapidamente através do intestino grosso e ajudará os músculos do intestino a se contraírem.

Por outro lado, a falta de exercício leva à fraqueza nos intestinos, dificultando a passagem dos resíduos regularmente.

Um estudo de 2014 relatou que a constipação foi associada com atividade física insuficiente e comportamentos sedentários excessivos entre os adolescentes chineses. A constipação pode ser prevenida pela promoção da atividade física.

Para as crianças, um dos melhores exercícios é caminhar. Faça 30 minutos de caminhada por dia, especialmente após as refeições, para ajudar nos movimentos intestinais. Nadar, andar de bicicleta ou fazer yoga regularmente também pode ajudar o intestino a estimular os movimentos intestinais.

6. Ameixas:

Uma das melhores maneiras de lidar com a constipação em crianças é oferecer ameixas. As ameixas são ricos em fibras e sorbitol, o que ajuda no amolecimento das fezes e também proporciona volume para facilitar a passagem.

Um estudo de 2011 relata que ameixas secas são seguras, palatáveis e mais eficazes que o para o tratamento de constipação leve a moderada e devem ser consideradas como terapia de primeira linha. Dê ao seu filho 3 ou 4 ameixas para comer diariamente. Misture 2 ou 3 ameixas em um pouco de leite de amêndoa quente e faça seu filho beber à noite antes de ir para a cama.

7. Sementes de erva-doce:

Sementes de erva-doce também são úteis no tratamento da Constipação em Crianças. As sementes de funcho estimulam o movimento dos músculos lisos no trato digestivo, resultando em uma digestão saudável e movimentos intestinais regulares. Sementes também evitam o gás em crianças.

Você pode dar a seu filho chá de erva-doce. Adicione 1 colher de chá de sementes de erva doce esmagadas em 1 xícara de água quente. Deixe infundindo por 5 minutos, depois coe. Dê ao seu filho este chá para beber algumas vezes por dia.

tratar constipação em crianças

8. Casca de psyllium:

O Psyllium é um laxante natural e pode ser usado para tratar constipação em crianças e adultos. É uma rica fonte de fibra solúvel e insolúvel e ajuda aumentar a quantidade de água nas fezes. Como resultado, as fezes ficam mais macias e fáceis de passar.

Misture ½ colher de chá de casca de psyllium em um copo de água morna. Faça o seu filho beber uma vez por dia antes de ir para a cama. A casca de psyllium também está disponível na maioria das farmácias na forma de cápsulas. Sempre consulte seu médico antes de dar ao seu filho qualquer suplemento.

Nota: Ao dar casca de psyllium ao seu filho, garanta que ele beba muita água, ou então pode causar desconforto no estômago.

9. Óleo de coco:

O óleo de coco é um laxante natural que ajuda a tratar evacuações infrequentes. O óleo também pode aumentar o metabolismo e ajudar os alimentos a passar mais rapidamente pelo corpo. Isso pode significar movimentos intestinais mais frequentes e menores e mais suaves.

Além disso, este óleo saudável é rico em gorduras que são importantes para o crescimento e desenvolvimento do seu filho. Para consumo: Você pode fazer seu filho engolir uma colher de óleo de coco ou adicioná-lo ao leite do seu filho, sopa ou qualquer outra bebida quente uma vez ao dia.

Para uso tópico: você pode aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco no ânus do seu filho para lubrificar a passagem e incentivar seu filho a fazer cocô. Faça isso uma vez por dia.

10. Hábitos intestinais saudáveis:

Estabelecer um tempo de higiene pode ajudar a prevenir a constipação em crianças. O corpo humano funciona como um relógio e manter uma rotina ajudará a ganhar ritmo. Assim, incentive seu filho a usar o banheiro logo pela manhã e depois de cada refeição ou lanche para manter a regularidade.

Faça seu filho passar pelo menos 30 minutos no banheiro, cerca de 10 minutos após cada refeição, todos os dias. Eles devem ser feitos para fazer isso até que se torne uma rotina e você não precise lembrá-los.

Além disso, é importante ajudar as crianças pequenas a sentar-se na postura correta no vaso sanitário. Dê-lhes um banquinho para apoiar as pernas.

Quando possível, ajude o seu filho a usar sanitários agachados, pois elas são as melhores posições quando está experimentando constipação. Continue dizendo a seu filho para não se conter sempre que houver necessidade de usar o banheiro.

Dicas adicionais:

Caso o seu filho esteja tomando medicação que causa constipação, pergunte ao seu médico sobre outras opções. Incorporar o iogurte grego ou outros probióticos na dieta do seu filho é outra maneira segura e eficaz de combater a constipação.

Adicione frutas cruas, vegetais ou saladas em todas as refeições do seu filho. Quando sofrer de constipação, dê ao seu filho cinco ou seis pequenas refeições ao longo do dia, em vez de três grandes refeições.

Sair da versão mobile