Nutrição

Sal de epsom alivia cãimbras musculares: veja 30 benefícios

Por Alan Costa, em 17/02/2018 (atualizado em 06/10/2021)
benefícios do sal de epsom

O sal de epsom recebe esse nome, mas, na verdade, ele não é um sal. Na química, o composto é chamado de sulfato de Magnésio. Além disso, a palavra “epsom” se refere ao local onde o produto é extraído, na região de Epsom, na Inglaterra.No entanto,  os seus componentes, como você deve imaginar, são o sulfato e o Magnésio, que são bem importantes para a saúde.

Além disso, as suas utilidades para a saúde são diversas. Como cosmético, e pode ser acrescentado em banhos para tratar a pele. Como a nossa derme consegue absorver facilmente os componentes, os benefícios são observados rapidamente. Além disso, algumas pessoas ingerem o sal de epsom para aproveitar as propriedades do sulfato e do Magnésio.

benefícios do sal de epsom

Benefícios do sal de epsom para saúde:

1. Relaxar o corpo:

Quando uma pessoa está estressada, o seu organismo se torna pobre em Magnésio e seus níveis de adrenalina aumentam. O sal de epsom pode ajudar nesse sentido ao ser dissolvido em água quente e usado em um banho.

Por ser facilmente absorvido pela pele, o produto ajudará a reabastecer o corpo com Magnésio, que contribuirá com a produção de serotonina, uma substância química do cérebro que estimula o bom humor e proporciona uma sensação de relaxamento e calma.

Além disso, os íons encontrados no Magnésio reduzem a irritabilidade, deixando os níveis de adrenalina mais reduzidos. Eles deixam o corpo do indivíduo mais relaxado e ajudam a melhorar o sono e a concentração.

2. Alivia as dores e cãibras musculares:

Outra vantagem de um banho quentinho preparado com sal de epsom é o alívio que ele traz aos músculos, amenizando as dores e inflamações.

Depois de um dia que os seus pés estiverem doloridos de tanto andar, a dica é fazer uma mistura de água quente e ½ xícara do composto para se sentir mais confortável em relação às dores. Além disso, você ainda se livrará do cheirinho ruim que eles poderão ter depois de terem passado tanto tempo presos em um sapato fechado.

3. Saúde do coração:

Um benefício conhecido do sal de epsom é a melhoria que ela traz à saúde do coração, prevenindo contra doença cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC). Isso acontece porque o sal de epsom melhora a circulação sanguínea, protege a elasticidade das artérias e previne os coágulos de sangue, o que também ajuda na diminuição do risco de morte causada por ataque súbito no coração.

4. Amenizar a prisão de ventre:

Estudos já mostraram evidências que ao ser tomado internamente, o componente pode amenizar a prisão de ventre, também conhecida pelo nome de constipação. Isso porque ele possui uma ação desintoxicante, que ajuda na limpeza do cólon, agindo como um laxante que aumenta o nível de água no intestino e oferece um alívio temporário em relação ao problema.

Mesmo assim, é importante ressaltar aqui que mesmo com esse benefício demonstrado cientificamente é fundamental usar o sulfato de Magnésio para esse fim somente mediante permissão e acompanhamento de um médico, que poderá indicar o modo e frequência de consumir o produto.

5. Elimina as toxinas do corpo:

Além disso, você certamente já deve ter ouvido falar nos sucos desintoxicantes, mas o que acharia de tomar um banho desintoxicante? Saiba que isso é possível por conta do sal de epsom, que devido aos sulfatos presentes em sua composição, fornece ajuda ao organismo em seu processo de remoção de toxinas, substâncias prejudiciais e metais pesados das células, algo que também alivia as dores musculares.

Para um banho desintoxicante, a dica é misturar duas xícaras do produto em uma banheira cheia de água, deixando absorver durante 10 minutos. A orientação é que o banho seja feito dessa maneira no mínimo duas vezes por semana.

6. Auxiliar na remoção de farpas:

Ao se machucar e ver que uma ou mais farpas entraram em seu corpo, você pode utilizar o sal de epsom para removê-las. Basta misturar o sulfato de Magnésio com uma pouco de água e mergulhar a região que foi afetada.

O produto reduzirá a inflamação ao redor da ferida e deixará a farpa mais mole, tornando a sua retirada mais fácil.

7. Alivia entorses e contusões:

Por conta de sua ação anti-inflamatória, a substância ainda é útil para amenizar a dor causada por entorses e contusões. Duas xícaras de sal de epsom misturadas com água morna no banho são suficientes para trazer alívio.

8. Manter o pé saudável:

½ xícara do sulfato de Magnésio misturado com água morna também faz bem para a saúde dos pés e pode tratar incômodos como o pé de atleta e infecções fúngicas.

9. Aliviar o desconforto causado pela gota:

A gota é uma doença causada pelo acúmulo de ácido úrico no sangue, que gera inflamação nas articulações. Um de seus sintomas é o inchaço, que pode ser aliviado com o uso do sal de epsom.

Para adquirir estes benefícios, a dica é acrescentar duas colheres de sopa em um recipiente com água quente e mergulhar a parte do corpo que estiver inchada. O componente será logo absorvido pela pele da região afetada e aliviará as dores e inflamações na articulação prejudicada.

10.  Esfoliar a pele:

Além disso, a vantagem de esfregar um punhado do composto na pele umedecida é que o produto fará a remoção das células mortas, tornando a pele mais saudável e macia.

11. Limpar o rosto naturalmente:

O sal de epsom também pode ser utilizado para promover uma limpeza natural no rosto. Uma dica simples é juntar uma colher de chá da substância com o produto que você normalmente utiliza para limpar a pele e aplicar do modo que está acostumado a fazer.

Outra sugestão, um pouco mais complicada, é misturar um tomate maduro fatiado em tiras fininhas com uma clara de ovo limpa, juntar esse conteúdo com ½ colher de chá de suplemento de Vitamina B5 em pó, uma colher de gel de chá aloe vera, uma colher de chá de sulfato de Magnésio e duas gotas de óleo essencial de tomilho.

Então, você deve passar a mistura no rosto durante 15 minutos e finalmente lavar o rosto com água morna.

12. Remover cravos:

A técnica que usa o sal de epsom para remover cravos consiste primeiramente em esfoliar a pele com o produto, livrando-se das células mortas encontradas ao redor das manchas presentes na pele. Depois disso, a dica é juntar uma colher de chá do componente com quatro gotas de iodo líquido e ½ xícara de água quente.

Após isso, é necessário mexer até o sal ser dissolvido e esperar o conteúdo ficar morno. Por fim, basta massagear a área atingida pelos cravos com a mistura, esperar secar, lavar o rosto com água morna e secar-se com um pano limpo, dando toques suaves no rosto.

13. Retirar produtos do cabelo:

Outra utilidade do sulfato de Magnésio é a remoção de produtos do cabelo. Além disso, para fazer isso é preciso unir uma xícara de sal de epsom a uma xícara de Suco de Limão e jogar em um galão de água. O próximo passo é tampar a mistura e deixar descansar durante 24 horas.

Então, você deve derramar o conteúdo no seu cabelo e ficar de 15 a 20 minutos com ele. A última etapa é lavar o cabelo da forma habitual.

14. Dá volume ao cabelo:

Há benefícios do sal de epsom também para quem deseja trazer mais volume ao cabelo. A dica é juntar partes iguais do sulfato de Magnésio e condicionador profundo sem sulfato. Após isso, o próximo passo é esquentar a misturar a uma temperatura um pouco acima da temperatura corporal e passar em todo o cabelo, deixando o conteúdo agir durante 15 a 20 minutos. Por fim, basta lavar bem e curtir o novo visual.

15. Aliviar dor:

benefícios do sal de epsom

Além disso, o sal de epsom tem algumas das mesmas propriedades que os remédios anti-inflamatórios, que podem ajudá-lo a aliviar problemas e dores provocadas pelas cólicas.

16. Neutralizar o odor:

Há também um neutralizador natural presente no sal de epsom que (quando misturada com água) evita o odor do pé.

17. Remover a pele morta:

Quando misturado com os óleos, como óleo de oliva ou de banho, o sal de epsom ajuda a remover as peles mortas acumuladas. Nunca deixe o sal na pele por um longo tempo, uma vez que você estiver saindo do banheiro enxugue-se para retirar esses sais.

18. Aliviar constipação:

O sal de epsom contribui para o aumento de água nos intestinos, que podem auxiliar com problemas de constipação.

19. Reduzir hematomas:

Se você caiu e se machucou, é muito provável que fique uma mancha indesejada e feia no local da ferida. Por isso, é preciso usar o sal de epsom para conter a inflamação e ajudar na aparência das manchas. Basta usar compressas e o seu problema estará resolvido.

20. Reduzir a inflamação:

O sal de epsom tem inúmeros benefícios para a saúde, tais como reduzir a inflamação e aliviar a dor muscular e dos nervos. Uma das melhores maneiras de usar o sal de epsom é derramar alguns copos em sua banheira e mergulhar nesse banho. Você precisa ficar nesse banho por bons 30 a 40 minutos para obter os benefícios completos dos minerais indo para sua pele.

21. Problemas de pele:

Banhos de sal de epsom podem melhorar muitos problemas incômodos, tal como o pé de atleta, gota e fungos nos pés. Ele pode até ajudar com contusões e entorses, melhorando o equilíbrio mineral e de enxofre no corpo. O Magnésio e sulfato é um bom remédio natural para ajudar a melhorar a função muscular e nervosa, reduzir a inflamação e melhorar o fluxo sanguíneo e oxigenação em todo o corpo.

22. Contra deficiência de magnésio:

Uma das melhores razões para tomar um banho de sal de epsom é porque muitas pessoas não recebem o suficiente de Magnésio, e a imersão em um banho é uma das maneiras mais fáceis de aumentar a sua quantidade desse nutriente no corpo.

A deficiência de Magnésio pode contribuir para acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, artrite e fadiga crônica. Suplementos de Magnésio podem se tornar ineficazes por certas condições médicas, e o Magnésio é facilmente absorvido através da pele.

23. Prevenir a arteriosclerose:

sal de epsom

É um dos melhores remédios para evitar o endurecimento dos vasos sanguíneos e coágulos sanguíneos. Reduz os riscos de ataque cardíaco e acidentes vasculares cerebrais. Vale lembrar que o sal de epsom não substitui o tratamento tradicional para essas condições, mas é um complemento natural muito recomendado por profissionais da área de saúde.

24. Para emagrecer:

Um banho de sal de epsom é grande remédio caseiro para desintoxicar e liberar toxinas de seu corpo. Os sulfatos ajudam a extrair impurezas e metais pesados para melhorar a sua saúde e bem estar. É uma boa sensação de limpeza também. Esse processo ajuda a trabalhar o metabolismo, otimizando qualquer dieta de emagrecimento que você esteja adotando.

25. Eliminar toxinas:

O sal de epsom contém sulfatos que lavar afastado as toxinas e outros metais pesados ​​a partir de células do corpo. Isso ajuda a aliviar a dor muscular e eliminar toxinas prejudiciais. Adicionar o sal de epsom à água em uma bathtub- de molho por 10 minutos para desintoxicar o corpo.

26. Eliminar odor do pé:

Misture meia xícara de sal de epsom com água morna. Mergulhe os pés no presente para 15-20 minutos. Isto irá remover o mau odor, acalmar a dor, e suavizar a pele.

27. Tratar a artrite:

Muitas pessoas com artrite asseguram os benefícios proporcionados pelos sais de Epsom. Os sais e o calor da água não só ajudam a aliviar a tensão muscular e a inflamação nas  articulações das mãos, quadris e pés, como também eliminam a dor nessas regiões.

28. Aliviar o estresse:

Se você estiver se sentindo extremamente ansioso ou estressado, há algumas evidências que atestam o rápido efeito medicamentoso do sal de epsom.

Ao ajudar a equilibrar os níveis de eletrólitos e a promover o funcionamento apropriado dos nervos, esses banhos também alteram os níveis hormonais e as transferências de neurotransmissores — fundamentais para o humor e o comportamento, de modo geral.

29. Melhorar os níveis de açúcar no sangue:

Além disso, o Magnésio e sulfato presentes no sal de epsom podem ajudar a melhorar a capacidade do organismo de produzir e utilizar a insulina. Usar sal de epsom regularmente pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e diminuir o risco de diabetes. Estudos mostram que uma ingestão saudável de Magnésio está ligada a um menor risco de diabetes tipo 2.

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios do Sal de Epson:

Outros benefícios do sal de epsom para saúde:

  • Proteção do tecido do cérebro.
  • Fortalecimento proteínas conjuntas.
  • O reforço das paredes do tubo digestivo.
  • Desintoxicação do corpo do efeito de fármacos, os metais pesados ​​e contaminantes ambientais.
  • Melhoria da circulação sanguínea e a saúde do coração.
  • Prevenção e cura de coágulos sanguíneos arteriais.
  • Diminuição da pressão arterial.
  • Reduzir dores musculares e cãibras.
  • Desempenho melhorado através da regulação de eletrólitos nervoso.
  • Magnésio ajuda a manter níveis adequados de cálcio no corpo e na absorção de nutrientes.
  • Prevenção de enxaquecas.
  • Melhora do humor, produzindo sulfatos de serotonina e de magnésio gerar.
  • Alívio de estresse, ansiedade e fadiga.

Como usar o sal de epsom?

Além disso, é importante uma consulta com profissionais que saberão indicar o jeito certo de aplicar ou ingerir o sal de Epsom. mas existem algumas formas simples de utilizá-lo no dia a dia. Confira:

No banho: para o corpo, a biomédica Luciana Godinho diz que o ideal é que seja feito um banho morno em banheira com uma xícara do sal e ficar com a pele imersa por cerca de 10 minutos.

Como esfoliante: para o rosto, a profissional indica adicionar o sal a meia colher do hidratante facial e aplicar na pele. No corpo a esfoliação pode ser feita durante o banho.

Na alimentação: de acordo com o nutricionista Marcelo Langsdorff, a forma correta de consumir varia para cada caso e, por isso, é importante ter orientação profissional.

Malefícios do sal de epson:

Além disso, o sal de epsom é uma excelente opção para muitas pessoas, mas existem alguns possíveis efeitos colaterais, como diarreia ou desidratação. No entanto, se você evitar tomar banhos (de sais) excessivamente longos ou frequentes, eles não serão um problema.

Sair da versão mobile