Plantas medicinais

Língua de vaca combate dores musculares: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 23/09/2021)
lingua de vaca

A língua de vaca é rica em propriedades que protegem nosso corpo de diversas doenças. Esta planta possui as folhas largas e a raiz comprida e de coloração alaranjada. Com altura aproximada de 80 centímetros, podendo chegar aos 2 metros – contados a partir da superfície do solo.

problemas de saúde que a língua de vaca trata

A planta é considerada em muitas culturas uma praga, pois se espalha facilmente. Também conhecida como maria-gorda, erva-gorda, carirú, fura-tacho, inhá-gome, espinafre de java, espinafre do suriname, bredo, ora-pro-nóbis e muitos outros nomes, a planta pode ser usada para preparo de saladas, pratos refogados ou ainda um chá.

Propriedades:

Entre seus princípios ativos, encontramos o ácido parasórbico, 3a-hidroxi-5-metilvalerolactona e prunasina. Entre suas propriedades medicinais estão sua ação antiblenorrágica, antigripal, anti-herpética, béquica, desobstruente, diurética, emenagoga, sedativa, tônica e vulnerária, sendo que a maioria delas pode ser aproveitada na forma de chá.

Quais os benefícios da língua de vaca para saúde?

O uso da Língua de Vaca é muito indicado no tratamento de diversas condições de saúde, tais como:

  1. Afecções das vias urinárias,
  2. Catarro,
  3. Doenças de pele,
  4. Dores de cabeça,
  5. Dores musculares,
  6. Feridas,
  7. Insônia,
  8. Obstipação intestinal,
  9. Torceduras,
  10. Tosse,
  11. Tumores linfáticos,
  12. Úlcera entre outros.

Como usar a língua de vaca:

1. Decocção:

Para combater a fadiga, infecções intestinais e o cansaço físico e mental, a decocção é a melhor opção para consumir a Língua de Vaca.

O modo de preparo da mesma é simples e rápido. Em uma xícara com água, acrescente uma colher de chá das raízes da planta e outra de suas folhas, todas estando fatiadas. Em seguida, coloque toda a mistura em outro recipiente e leve tudo ao fogo. Assim que atingir o ponto de fervura, marque cinco minutos e depois desligue. Espere o líquido ficar morno e consuma de uma até três vezes ao dia.

2. Cataplasma:

Empregado para tratar inflamações, feridas, afecções da pele, coceiras, entre outros transtornos, o cataplasma da Língua de Vaca fica pronto em pouquíssimo tempo. Pegue duas colheres de sopa das folhas frescas deste vegetal.

As mesmas devem ser maceradas até que surja uma espécie de pasta natural. Tal substância deve ser aplicada de duas até três vezes por dia na região do corpo afetada.

benefícios da língua de vaca

Contraindicações:

Até o momento, por não haver nenhum tipo de pesquisa científica sobre os benefícios medicinais dessa planta, não há registros de efeitos colaterais e nem contraindicações sobre o seu uso. Porém é preciso consumir com moderação, pois geralmente, tudo em excesso é prejudicial à saúde.

Sair da versão mobile