Doenças e Tratamentos

Hiperosmia: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 01/03/2018 (atualizado em 07/10/2021)
hiperosmia o que e

A hiperosmia é comum para muitas mulheres quando estão grávidas perceberem um senso de cheiro aumentado. Os cheiros que uma vez foram agradáveis ​​ou que passaram despercebidos são agora fortes e desagradáveis. Este fenômeno é chamado de Hiperosmia, e ocorre principalmente no primeiro trimestre da gravidez e, às vezes, também no final.

Mas isso não acontece apenas com mulheres, os hiperóssicos podem, por exemplo, notar o aroma de um lírio ou jasmim entre uma pilha de lixo ou reconhecer o cheiro de uma pessoa a uma grande distância. Isso não significa que eles se tornem cães de caça ou possuem propriedades super-humanas, mas que desenvolveram hipersensibilidade e acuidade olfativa única.

O que é hiperosmia:

A Hiperosmia é um senso de cheiro elevado e hipersensível que tem sido associado a uma série de condições médicas. A perda de cheiro é mais comum do que a Hiperosmia. Fora das condições que são conhecidas por causar este distúrbio, a Hiperosmia crônica às vezes pode ocorrer sem qualquer causa clara.

hiperosmia

Causas da hiperosmia:

As causas podem ser genéticas, ambientais ou o resultado de uma síndrome de abstinência de benzodiazepinas. Ela às vezes ocorre em um estado temporário devido à gravidez ou uso de drogas.

Causas Genéticas: Ainda não houve uma pesquisa extensa sobre a base genética de pessoas com esta condição geral, em vez de apenas um único odorante.

Causas Ambientais: O uso de anfetaminas pode ser uma dessas causas. Observou-se que a inalação de hidrocarbonetos pode causá-la, provavelmente devido à destruição dos neurônios dopaminérgicos no bulbo olfativo.

Dentre as outras causas estão:

  • Deficiência de B12;
  • Doença de Lyme;
  • Síndrome de Cushing;
  • Diabetes;
  • Condições neurológicas;
  • Enxaqueca;
  • Meningite estéril;
  • Deficiências nutricionais;
  • Alergias;
  • Gravidez;
  • Doenças autoimunes;
  • Certos medicamentos prescritos.

Sintomas da hiperosmia:

Pessoas com esta condição podem sofrer fortes desconfortos e até mesmo doenças de certos cheiros. A exposição a odores químicos como fragrâncias sintéticas, perfumes e produtos de limpeza pode provocar um desconforto leve a grave. Mesmo o perfume de certos shampoos pode ser demais.

hiperosmia tratamentos

A exposição a odores e vapores tóxicos que agravam pode levar a ansiedade e depressão. Os disparadores e irritantes individuais variam de uma pessoa para a outra.

Tratamentos da hiperosmia:

A acuidade olfativa normal geralmente retornará ao longo do tempo se a causa for ambiental, mesmo que não seja tratada. A pessoa pode precisar ser removida de odores fortes por um período de tempo se a sensação se tornar insuportável.

Antes de se retirar devido a efeitos colaterais indesejáveis, as butirofenonas ou o cloridrato de tioridazina, que são antagonistas da dopamina, foram utilizados para tratar esta condição.

Sair da versão mobile