Doenças e Tratamentos

Gastrite: o que é, tipos, sintomas, causas, tratamentos e como prevenir

Por Alan Costa, em 11/12/2017 (atualizado em 12/10/2021)
causas, sintomas e tratamentos de gastrite

Você sabe o que é exatamente a gastrite? bom, vou lhe explicar agora nesse artigo tudo sobre gastrite que trata-se de uma inflamação no estômago e a erosão do revestimento do estômago, que é a mucosa gástrica.

causas, sintomas e tratamentos de gastrite

Essa mucosa gástrica, necessita desenvolver um ácido que é chamado de ácido clorídrico. Esse ácido dissolve os alimentos no estômago, mas também protege o revestimento do estômago do ácido próprio dessa região.

Quando esse equilíbrio é quebrado, favorece o surgimento de doenças como a gastrite. Quando os sintomas duram um curto período de tempo é denominado de gastrite aguda, já a gastrite que persiste por muito tempo ou anos é chamada de gastrite crônica que veremos em detalhes logo mais.

Entretanto, existe a gastrite atrófica que é uma forma de gastrite crônica mas que causa a perda gradual de células glandulares gástricas, que são substituídas por tecidos intestinais e fibrosos.

Vamos agora conhecer os sintomas, e muita atenção, sempre que sentir alguns desse problemas procure seu médico.

Sintomas de Gastrite:

Alguns pacientes não apresentam sintomas. Outros pacientes apresentaram os seguintes sintomas:

  • Dor em região de abdome superior;
  • Náuseas;
  • vômitos;
  • Sensação de “ cheio” após a alimentação (empachamento);
  • Queimação.

Tipos de Gastrite:

São classificados de acordo com a sua duração, a causa da doença e o local do estômago que é atingido. O tratamento varia de acordo com a causa da doença, mas envolve sempre alterações nos hábitos alimentares, com redução do consumo de gorduras e pimenta, prática de atividade física e parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas.

Em geral, os sintomas são dor no estômago, queimação, azia, má digestão, sensação de estômago cheio, náuseas e vômitos.

Gastrite nervosa:

 A gastrite nervosa provoca sintomas parecidos com os da clássica (aguda), como azia, sensação de estômago cheio e vômitos, mas que podem surgir em situações de irritabilidade, medo e ansiedade.

Gastrite Crônica:

A bactéria que causa a gastrite crônica é a Helicobacter pylori, que se instala e permanece bem nos ambientes ácidos e, por isso, destrói a mucosa que protege o estômago e causa a doença. Pode ser diagnosticada por um exame chamado endoscopia, que visualiza como está o estômago, na maioria dos casos é feito sob anestesia.

Esse tipo é uma consequência do contato da mucosa com elementos irritantes e infecções bacterianas virais, é mais difícil de ser identificada precocemente, pois dificilmente aparece algum sintoma e o paciente só consegue descobrir a doença quando se tem uma crise e passa por alguns exames médicos.

Gastrite aguda:

Pode ocorrer sangramento interno e dores praticamente insuportáveis. Com uma relação de sintomas onde o paciente consegue identificar a possível existência do problema e procurar ajuda médica. Geralmente o paciente vai sentir dores de estômago, e na prática, a queixa é de dor na boca do estômago, associadas à outros sintomas.

Principais causas:

Na Verdade é uma inflamação no revestimento de estômago. Deficiência de muco que protege a parede do órgão permite que seus sucos digestivos danifiquem e inflamem o revestimento do estômago. Uma série de doenças e condições pode aumentar o risco da doença.

  • Idade Avançada, o revestimento do estômago tende a enfraquecer com a idade;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Infecção por bactérias,
  • o fumo e o estresse deixam mais vulnerável à doença;
  • Consumo frequente de analgésicos como Aspirina e Advil;
  • Comidas apimentada;
  • Doenças autoimunes e drogas, estes também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
  • Outras doenças e condições, podendo estar associada com outras condições médicas como HIV/AIDS, doença Crohn e infecções parasitárias.

Tratamentos:

Procure um especialista se sentir dores na região da barriga e do abdômen e se apresentar fezes escuras ou sangue no vômito. Além disso, há alguns passos que ajudam no alivio dos sintomas, tais como: não se deitar logo após as refeições, evitar beber líquidos durante as refeições, comer devagar e se alimentar em locais tranquilos. Porém, há alguns remédio caseiro capazes de aliviar as dores desse terrível mal.

Um ótimo remédio caseiro para esse problema é tomar o suco puro da batata em jejum porque ela diminui a acidez do estômago, diminuindo a sensação de dor, queimação e a azia, sendo eficaz contra a  nervosa, aguda ou crônica. Confira agora a Receita completa de como preparar esse remédio caseiro para gastrite:

INGREDIENTES:

  • Batata,
  • Ralador.

MODO DE PREPARO:

Para explicar melhor o modo de preparo, confira o vídeo com essa e outras receitas:

O diagnóstico não pode ser dado apenas com base nos sintomas. Há pacientes com muitos sintomas que não apresentam a doença, e há outros com pouco ou nenhum sintoma que podem apresentar o quadro clinico da doença. Então, mais uma vez recomendamos à procura de um medico para ter diagnósticos concretos.

Sair da versão mobile