Doenças e Tratamentos

Mesotelioma: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 01/03/2018 (atualizado em 03/07/2022)
mesotelioma

O mesotelioma é um tumor maligno causado por fibras de amianto inaladas e formas no revestimento dos pulmões, abdômen ou coração. Os sintomas podem incluir falta de ar e dor no peito. A expectativa de vida para a maioria dos pacientes com esse tumor é de aproximadamente 12 meses após o diagnóstico. O tratamento pode melhorar o prognóstico e pode incluir cirurgia, quimioterapia ou radiação.

mesotelioma

O que causa a mesotelioma?

Em geral, o câncer começa quando uma série de mutações genéticas ocorrem dentro de uma célula, fazendo com que a célula cresça e se multiplique fora de controle.

Não está claro o que causa as mutações genéticas iniciais que levam ao tumor, embora os pesquisadores tenham identificado fatores que possam aumentar o risco.

Quais são os sintomas da mesotelioma?

Os sintomas variam de acordo com o tipo, mas geralmente incluem tosse, falta de ar, dor no peito ou dor abdominal e acúmulo de líquidos.

Qual é o tratamentos para mesotelioma?

O tratamento para mesotelioma é semelhante a outros tipos de câncer. Além disso, os tratamentos mais comuns são cirurgia, quimioterapia e radiação. No entanto, novos tratamentos estão sendo estudados como parte de ensaios clínicos e podem estar disponíveis para alguns pacientes que não respondem às terapias convencionais.

Em alguns casos, o tratamento pode melhorar o prognóstico de um paciente, ampliando sua vida significativamente. O tratamento também pode ser usado paliativamente para reduzir a dor e o desconforto causados ​​pelos sintomas do mesotelioma.

Sair da versão mobile