Benefícios do Chás

Chá de Pimenta: O que é, benefícios, como fazer e receitas

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 17/08/2023)
quais os benefícios do chá da pimenta?

O chá de pimenta pode não parecer muito apetitoso, mas confie, essa surpreendente combinação é satisfatoriamente boa para sua mente, corpo e alma. Além disso, para muitas pessoas, tomar chá vai muito além de apreciar uma bebida saborosa, já que ele auxilia na prevenção e cura de doenças. Por isso, muitos estão entre os mais procurados no mercado por conta disso, entre eles, Chá Verde, camomila, Maçã, Erva doce e vários outros.

Que tal a partir de agora, inovar e aderir ao chá de pimenta? Esse delicioso tempero tão usado nos pratos salgados para dar mais sabor, pode ser um grande aliado para a saúde, trazendo inúmeros benefícios para o organismo. Entre eles, até mesmo a prevenção contra o câncer.

Porém, claro que por ser um tempero ardido e muito utilizado em pratos salgados, muitas pessoas estranham o fato de beber estes tipo de chá.

O que é chá de pimenta?

O chá de pimenta feito da Pimenta Caiena cujo nome científico Capsicum annuum pode não dizer muito, mas quase todas as pessoas conhecem a Pimenta Caiena. Ela é bastante usada como tempero para alimentos devido ao aroma perfumado e sabor picante que proporciona.

O que nem todos sabem é que a Pimenta Caiena é a mais benéfica das pimentas para a saúde, porque contém nutrientes e substâncias importantes para o nosso organismo. Ela pode ajudar no emagrecimento, além de estimular o sistema circulatório e o bom funcionamento do coração. Por esses benefícios e muitos outros, vale sempre a pena incluir um pouquinho de pimenta na alimentação.

Quais os Benefícios do Chá da Pimenta?

1. Saúde do sistema digestivo:

O chá de pimenta caiena contribui com a saúde do sistema digestivo porque aumenta as secreções do trato gastrointestinal e aumenta a produção da glândula salivar.

Esse estímulo, aliado a um efeito de relaxamento para o sistema digestivo, pode resultar em uma digestão mais eficiente e no alívio da prisão de ventre (constipação).

2. Auxílio à circulação sanguínea:

O chá de pimenta caiena contribui ainda com a circulação sanguínea porque auxilia a diminuição dos riscos de coágulos sanguíneos.

Os coágulos sanguíneos podem bloquear o fluxo de sangue de maneira parcial ou integral e o seu desenvolvimento nos braços ou nas pernas pode causar problemas de circulação.

3. Alívio da dor:

Tanto a aplicação tópica da pimenta caiena quanto o consumo de seu chá quente podem contribuir para amenizar a dor.

A explicação apresentada é que a bebida quente pode distrair os nervos sensoriais, fazendo com que eles não se foquem tanto na dor. O chá de pimenta ainda diminui um composto químico que é chamado de substância P e trabalha na transmissão de sinais de dor do sistema nervoso para o cérebro.

E uma vez que a substância P foi reduzida, as chances de que o cérebro receba a transmissão dos sinais de dor também sofrem uma diminuição.

4. Ajuda contra tosse e dor de garganta:

O chá de pimenta é conhecido como um medicamento popular oriundo da medicina Ayurvédica para auxiliar o tratamento de problemas como tosses e dores de garganta. Isso pode estar relacionado às propriedades anti-inflamatórias e antiexpectorantes que as pimentas apresentam.

A Ayurveda trata-se de uma filosofia que prega que a tranquilidade e a boa alimentação são necessárias para o alcance do equilíbrio do corpo e acredita que tudo que acontece no organismo, sejam coisas da ordem física, sejam coisas da ordem emocional, estão relacionados com o que uma pessoa ingere e o que ela pensa.

5. Auxílio ao emagrecimento:

Chás costumam ter poucas calorias, a não ser que você encha a sua bebida com açúcar e outros complementos calóricos, especialmente se compararmos com bebidas como refrigerantes e sucos artificiais cheios de açúcar e pobres em nutrientes.

Colocar um chá de pimenta pouco calórico no lugar de uma bebida rica em calorias nas refeições pode auxiliar o emagrecimento por contribuir com a diminuição de quantidade de calorias consumidas ao longo do dia.

Por exemplo, a bebida pode aparecer no lugar de um café cremoso ou do leite integral com achocolatado no café da manhã ou de um copo de refrigerante no lanche da tarde.

Obviamente, não é o chá de pimenta sozinho que faz os quilos desaparecerem de maneira miraculosa, ele apenas pode dar uma forcinha. Para emagrecer, ainda é necessário seguir uma alimentação controlada, equilibrada, saudável e nutritiva com foco na perda de peso e praticar exercícios físicos com frequência para estimular o aumento da queima de calorias no corpo.

Como fazer chá de pimenta:

1. Pimenta caiena:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de pimenta caiena;
  • 1 xícara de água;
  • Suco de ½ Limão.

Modo de Preparo:

  1. Colocar a água dentro de uma panela e levar ao fogo;
  2. Quando ferver, passar a água para uma caneca e acrescentar a pimenta caiena.
  3. Misturar bem até dissolver;
  4. Adicionar o suco de ½ Limão e mexer novamente;

Esperar alguns minutinhos até o chá esfriar e servir-se, bebendo devagar.

2. Pimenta do reino:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de pimenta do reino;
  • Água;
  • Mel a gosto.

Modo de Preparo:

  1. Despejar a água em uma panela e levar ao fogão para ferver;
  2. Desligar o fogo, passar a água para uma caneca, adicionar a pimenta do reino, tampar o recipiente e deixar descansar por 10 minutos;
  3. Acrescentar o mel para adoçar e tomar o chá imediatamente. Caso ainda ache que o gosto ficou forte, ingira a bebida de cinco em cinco minutos, devagarzinho.

Efeitos colaterais:

Antes de consumir algum chá de pimenta, vale a pena consultar o médico para saber se ele não é contraindicado para o seu caso, principalmente se você for uma mulher e estiver grávida ou amamentando (por conta do risco de serem abortivos ou passarem para a criança), sofrer com alguma condição específica de saúde ou fizer o uso de qualquer tipo de medicamento (devido ao risco de interação).

Por exemplo, o chá de pimenta caiena pode fazer mal para crianças, especialmente para aquelas que têm menos de dois anos de idade. A bebida pode causar efeitos colaterais como irritação ou perturbação estomacal, principalmente para quem sofre com úlceras e azia, além da pimenta causar danos ao fígado e aos rins quando é ingerida em doses elevadas.

Além disso, a ingestão frequente e excessiva da Pimenta do Reino pode causar irritação nas mucosas que revestem órgãos como o estômago e o intestino. Ela também afirmou que pessoas que sofrem com gastrite, úlcera ou diverticulite devem evitar o consumo do chá de pimenta.

A Pimenta do Reino ainda é fonte de oxalato e, por conta disso, não deve ser consumida em excesso. Isso porque o oxalato trata-se de uma molécula simples que se liga ao cálcio na urina em uma combinação que pode dar origem às pedras nos rins.

Sair da versão mobile