Benefícios do Chás

Chá de Açoita Cavalo: Para que serve, benefícios, como fazer e efeitos colaterais

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 16/08/2023)
chá de açoita cavalo

Também é chamada de açoita cavalo pelo fato de que a sua madeira de cor branco-acinzentada é rígida, forte e resistente, sendo utilizada no artesanato de chicotes e açoites.

Além dos instrumentos de tortura, é matéria-prima para a fabricação de móveis, calçados e construções, embora seja pouco resistente a apodrecimento.

De aparência rústica, ela pode alcançar até 25 metros de altura, tendo uma copa densa de galhos e folhas rígidas, razão essa pela qual era utilizada antigamente para prender os cavalos rebeldes, prendendo os animais no tronco da árvore e realizando os castigos à sombra da sua copa.

Benefícios do Chá de Açoita Cavalo Para Saúde:

Além disso, diante de todas as propriedades apresentadas, o chá de açoita cavalo pode ser considerada um remédio natural para várias situações.

No trato digestório, por exemplo, a erva é utilizada no combate a diarreias, vermes e má digestão. Também pode ser aplicada no tratamento de sintomas da gripe, como garganta inflamada, tosses, bem como no controle de bronquites e laringites.

Além destas aplicações, chá de açoita cavalo pode ser usada para tratar reumatismo, dor de dente, úlceras e até mesmo tumores. Hemorragias e infecções na bexiga também não possuem vez quando o chá das cascas desta planta é utilizado. os benefícios também incluem:

  • Antidiarreico;
  • Anti-inflamatório;
  • Antimicrobial;
  • Antipirético;
  • Adstringente;

Como fazer o chá de açoita cavalo?

  1. Para o chá de açoita cavalo, deve ser usada 1 das de café da casca picada para 1 litro de água fervente.
  2. Abafar a infusão por 10 minutos, coar e tomar de 2 a 3 vezes durante o dia.

Seu uso não apresenta complicações, porém deve ser acompanhado de um profissional e seu uso deve ser moderado.

Além disso, as pessoas com problemas nos rins devem evitar o uso do chá, pois contém a presença de ácido oxálico pode agravar o problema do rim com a formação de pedras insolúveis compostas por oxalato de cálcio.

Quais são os efeitos colaterais?

É importante salientar que esta planta não substitui a consulta médica e pode ser, no máximo, um complemento no tratamento receitado por um médico especialista no caso apresentado.

Mesmo sendo um produto natural, também não é indicado que a planta seja utilizada de forma descontrolada, pois o organismo pode apresentar intoxicação ou algum tipo de alergia desencadeados pelas substâncias presentes na planta.

Além disso, é aconselhável que grávidas e mulheres que estejam em período de lactação não façam uso desse medicamento, tendo em vista que ele pode atrapalhar no desenvolvimento da criança ou alterar o sabor ou as propriedades do leite materno.

Sair da versão mobile