Benefícios do Chás

Chá de manjerioba: Benefícios, para que serve, como fazer e efeitos colaterais

Por Alan Costa, em 28/02/2018 (atualizado em 15/08/2023)
chá de majerioba

O chá de majerioba é feito a partir de uma planta que pertence à família das Fabaceae. Assim como acontece com tantas outras espécies, a manjerioba é dotada de propriedades naturais que ajudam no processo de tratamento e cura de algumas doenças. Com esse propósito, as partes que são usadas no preparo das receitas são as folhas e a raiz.

Dependendo do local onde é encontrada, a planta pode ser conhecida por outros nomes, a exemplo de acapulco, fedegosão, mangerioba do pará, mangerioba-grande e mata-pasto-grande.

Benefícios do chá de manjerioba para saúde:

1. Possui baixo teor glicêmica:

Além disso, o chá de manjerioba pode resultar na liberação lenta de açúcar no sangue, o que é muito essencial para os diabéticos. Portanto a erva tem carga glicêmica muito baixa e o óleo essencial também ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol, que é um fator de risco persistente entre os diabéticos e estresse.

2. Anti-inflamatório:

A manjerioba possui propriedades anti-inflamatórias podem provar ser uma cura para uma variedade de doenças e distúrbios. Os poderosos óleos essenciais, incluindo eugenol, citronela e linalol, ajudam a diminuir a inflamação através de suas propriedades inibidoras de enzimas. Portanto as propriedades anti-inflamatórias do chá de manjerioba podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, artrite reumatóide e doenças inflamatórias intestinais.

3. Limpa a pele:

O poderoso óleo de manjerioba ajuda a limpar a pele por dentro. Além disso, ele é um excelente limpador de pele é perfeito para quem tem pele oleosa, ele também ajuda a remover a sujeira e as impurezas que obstruem os poros.

4. Combate depressão:

A manjerioba também pode ajudar a controlar a depressão e a ansiedade. Acredita-se que a erva estimule neurotransmissores que regulam os hormônios responsáveis ​​pela indução de felicidade e energia. Além disso, ela é considerado um poderoso adapaleno ou um agente anti-stress. Suas propriedades anti-inflamatórias e estimulantes do sistema imunológico também ajudam a controlar.

Para que serve o chá de manjerioba?

Usada devido as suas propriedades diuréticas, antifúngicas e laxante, a manjerioba pode combater muitas doenças. Porém, o mais aconselhável é que, antes de incluí-la em qualquer que seja o tratamento, o médico deve ser consultado. Isso vai assegurar a existência de qualquer efeito contrário.

A partir da liberação, a planta pode ser usada para tratar diversos problemas de saúde. Entre os mais comuns estão: anemia, congestão do fígado, dispepsia, febre, gonorreia, hemorroidas, herpes, impingem, infecção, malária, pano branco e prevenção da erisipela e da sarna.

Como fazer o chá de manjerioba?

Além de todas as formas de utilização que foram apresentadas anteriormente, a manjerioba pode ser consumida na forma de chá.

  1. Assim, basta separar 200 ml de água filtrada e um pedaço da raiz da planta.
  2. Coloque a água para ferver, logo em seguida, quando começar a aparecer as primeiras bolhas, desligue e acrescente a manjerioba.
  3. Deixe o recipiente tampado por cerca de 10 minutos.
  4. Em seguida, retire a raiz e a bebida está pronta para ser ingerida.
  5. A indicação é que o consumo não ultrapasse as três xícaras diárias.
  6. O chá é usado para diminuir a temperatura corporal, ou febre.

Quais são os efeitos colaterais do manjericão?

Em algumas pessoas, o manjericão pode causar baixo nível de açúcar no sangue. As partes acima do solo do manjericão e do óleo de manjericão são possivelmente inseguras quando tomadas por via oral como medicamento a longo prazo. Além disso, Estes contêm estragol, um produto químico que pode aumentar o risco de contrair câncer de fígado.

Sair da versão mobile