Benefícios do Chás

Chá de Alcachofra: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 16/08/2023)
cha de alcachofra

chá de alcachofra é bom para doenças de pele, melhora a circulação no corpo e muito mais. Além disso, a alcachofra tem a sua origem na Europa, e por lá ela é consumida em muitos pratos, desde receitas grelhadas e cozidas, até na forma de salada. Por aqui ela é cultivada nos estados do Sul e em São Paulo. Trata-se de uma planta muito rica em vitaminas e minerais, como as vitamina A, vitamina B e vitamina C, cobre, enxofre, cálcio, iodo, potássio, sódio, zinco, manganês, ferro e fósforo.

Ele é indicado no tratamento e prevenção de doenças como a retenção de líquidos, graças a sua propriedade diurética e o seu efeito desintoxicante – ou efeito detox – ; doenças do fígado; prisão de ventre, graças ao seu efeito laxante; age contra o acúmulo de gorduras, o que contribui para baixar o colesterol; combate a anemia, graças a riqueza de vitaminas e sais.

Quais os benefícios do chá de alcachofra?

1. Trata de vesícula biliar:

O chá a tornam ideal para tratar de doenças como o ácido úrico, o reumatismo e os problemas de cálculo na vesícula biliar.

2. Previne o câncer:

O chá de alcachofra reduz a proliferação de algumas células do câncer, incluindo o de próstata, mama e a leucemia, por isso tanto a folha quando o chá da Alcachofra é excelente para reduzir o risco de câncer.

3. Elimina as toxinas do corpo:

O chá contem propriedades diuréticas, que ajuda amenizar os inchaços do corpo, elimina as toxinas e, consequentemente, ajuda no processo de emagrecimento.

4. Facilita a digestão:

O chá de alcachofra Possui princípios ativos como a cinarina e o ácido cafeico que ativam a vesícula e estimulam a formação da bile pelo fígado, facilitando a digestão das gorduras.

5. Elimina varias doenças:

Elimina a retenção de líquidos no corpo, elimina toxinas, sendo perfeita para problemas de gota, artrite, doenças hepáticas, problemas circulatórios e para eliminar gorduras em casos de obesidade.

6. Melhora as funçonatas dos rins:

O chá de alcachofra estimula o funcionamento dos rins, combatendo o inchaço causado pela retenção de líquidos.

7. Combate o colesterol:

O chá de alcachofra é muito valioso no combate ao colesterol reduzindo o mal e aumentando o HDL, considerado como bom.

8. Diminui níveis de açúcar no sangue:

O chá ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Além de possuir um índice glicêmico baixo, o que significa que não provoca mudanças bruscas na glicose.

9. Alivia dores:

O chá possui propriedades que aliviam a acidez do estomago, eliminando também as dores, distensões e desconfortos.

10. Melhora o sistema digestivo:

Uma das principais propriedades desse chá é o seu poder no sistema digestivo, pois ela é um diurético natural e auxilia na digestão.

Sair da versão mobile