Benefícios do Chás

Chá vermelho: Origem, benefícios, receitas e malefícios

Por Alan Costa, em 20/12/2017 (atualizado em 22/08/2023)
chá Vermelho

O chá vermelho é extraído da erva Camellia Sinensis, assim como o chá branco e o Chá Verde. Além disso,  ele é muito conhecido por seus benefícios, que trazem bons resultados para o corpo sem prejudicar a saúde.

No entanto, o chá vermelho, também e conhecido como “rooibos“, tem uma série de benefícios para saúde ele é feito a partir das folhas da Camellia sinesis, que são mantidas em barris por cerca de 10 anos, por isso ficam com uma coloração vermelha e perdem o sabor amargo típico do Chá Verde.

chá vermelho

Origem do chá vermelho:

O chá vermelho, é a única variedade de chá fermentado, no sentido estrito da palavra. Além disso, um modo semelhante ao processo de produção de vinho. Este chá passa por um período de fermentação depois da colheita e preparação das folhas.

É um processo que modifica drasticamente a composição química do chá, transformando o Pu-erh num produto único de sabor pouco convencional.

Benefícios do chá vermelho para saúde:

1. Controlar o colesterol:

Benefícios do chá vermelho para o colesterol se devem a presença de antioxidantes que ajudam a diminuir a quantidade de colesterol ruim, evitando o entupimento das veias e artérias.

2. Prevenir o diabetes:

Ele possui um raro antioxidantes que tem qualidades únicas. Além disso, ele pode ajudar a equilibrar o açúcar no sangue, melhorar a resistência à insulina, melhorar a absorção de glucose pelos músculos, e estimula a secreção de insulina pelo pâncreas.

3. Promover a saciedade:

Aliado à cafeína contribui para o emagrecimento, a bebida promove uma sensação de saciedade, diminuindo a sensação de fome e estimulando uma dieta balanceada.

4. Auxiliar na digestão:

De acordo com estudos, pessoas que ingerem o chá tendem a ter um melhor funcionamento do aparelho digestivo, a partir das substâncias antioxidantes disponíveis no produto.

5. Prevenir o envelhecimento precoce:

Os antioxidantes retardar o processo de envelhecimento. Pois, os antioxidantes procurar os radicais livres que danificam a pele, cabelo, ossos e outros órgãos, tornando-os vulneráveis ​​a doenças e degeneração das células.

6. Para os ossos:

O Chá é rico em Cálcio, Manganês e Flúor, estes minerais auxiliam na manutenção da estrutura óssea e dos dentes.

Além disso, o chá vermelho aumentar a biodisponibilidade de minerais em seu sistema, você pode reduzir suas chances de desenvolver doenças como artrite, osteoporose e dores crônicas.

7. Tratar alergias:

O Chá é usado como um curativo eficaz para tratar alergias como eczema, a febre do feno e bronquite relacionados com alergia. Pois, Ele possui uma boa qualidades anti-inflamatórias, graças ao seu teor de compostos fenólicos, e é por isso que também é prescrito para asma e reações alérgicas.

8. Diminui a retenção de líquido:

Por possuir características diuréticas, eles são responsáveis por diminuir a retenção de líquidos. Eliminando assim a sensação de o inchaço, bem como a de “corpo pesado” que pode aparecer no indivíduo.

chá vermelho

9. Saúde vascular:

O Chá é rico em catequinas, cuja atividade antioxidante previne a morte de células endoteliais de microvasos sanguíneos. Contribuindo assim para a manutenção da boa saúde vascular.

Outros Benefícios do chá vermelho para saúde:

  • Diminui retenção de líquidos e consequentemente o inchaço, causando um efeito “detox”;
  • Protege o sistema nervoso e o sistema cardiovascular;
  • Protege as células do corpo;
  • Possui efeito antioxidante, o que evita o envelhecimento precoce das células;
  • Aceleração do metabolismo, o que te faz queimar mais calorias, graças a presença de cafeína;
  • Promove uma digestão mais eficiente;
  • Tira a fome;
  • Possui ação antidepressiva.

Receita de chá vermelho:

Além disso, apesar de seus vários benefícios e propriedades. Os chás vermelho é um chá como qualquer outro e deve-se estar em alerta sobre as recomendações de seu consumo.

Ingredientes:

– 1 litro de água;
– 2 colheres de Camellia sinensis.

Modo de preparo::

  1. Quando a água começar a ferver é o momento de colocar as folhas e abafar por cerca de 5 minutos.
  2. Coe e sirva a seguir quente ou gelado.

Modo de usar:

  • A melhor forma de tirar proveito das propriedades das diferentes misturas de chá vermelho é bebendo 3 xícaras diárias.

ATENÇÃO: Apesar de seus vários benefícios e propriedades, do chá como qualquer outro e deve-se estar em alerta sobre as recomendações de seu consumo. Ele não deve ser consumido em excesso, pois pode causar problemas como a ansiedade, a insônia e cálculos renais.

Sair da versão mobile