Benefícios do Chás

Chá de Babosa: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 21/02/2018 (atualizado em 18/08/2023)
chá de babosa

O chá de babosa possui muitos benefícios e nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral ele provém da Aloe Vera uma planta planta utilizada para diversos fins medicinais há muitos anos.

Além disso, ela é muito utilizada para problemas relacionados com a pele (acne, psoríase, hanseníase, etc), encontram-se relatos do uso entre civilizações antigas como os egípcios, gregos e mesmo citações na Bíblia, deixando claro que era comum o uso desta planta na antiguidade.

Também conhecida por aloe vera, a babosa é considerada uma das mais ricas fontes de nutrientes da natureza. Preparada na forma de chá, o uso do ingrediente está associado ao processo de tratamento e cura de muitas doenças.

Benefícios do Chá de Babosa Para Saúde:

1. Auxilia no crescimento do cabelo:

A babosa possui enzimas que ajudam a remover as células mortas do couro cabeludo, além de ser uma ótima fonte de hidratação e minerais para os fios. Dessa forma, o cabelo cresce mais rápido e forte.

2. Melhorar a digestão:

O chá de babosa e seu gel ajudam na eliminação de toxinas do corpo. Devido às suas propriedades laxativas, eles podem ajudar contra a prisão de ventre. Além disso, ele pode impedir significativamente vários distúrbios gastrointestinais e neutraliza o ácido alcalino no corpo. É, portanto, útil contra úlceras do estômago e outros problemas relacionados.

3. Controla a diabetes:

Um dos benefícios do chá de babosa é sua ação anti-oxidante, ajuda no controlo do nível de açúcar no organismo. Portanto, consumir este chá regularmente ajuda na limitação da absorção de insulina no corpo. Devido ao seu elevado teor de fibras e na presença de polissacáridos e glicoproteínas, que permite uma melhor utilização da glicose no corpo.

4. Combate inflamações:

Os ácidos gordos contidos no chá ajudam no combate à inflamação em várias partes do corpo. Além desse beneficio do chá de babosa, ele também pode ser utilizado também o seu gel diretamente nos tecidos ou cortes e feridas, ele  atua como um agente anti-inflamatório, uma vez que é uma fonte de ácido salicílico e salicilatos. Eles ajudam na prevenção da produção de hormônios chamados prostaglandinas.

5. Combate dores no corpo:

Além disso, este chá também pode ser usado para tratar dores e inflamação no corpo. A babosa é inibidora da dor. Isso acontece devido a presença de lignina. Ela também tem ação anti-inflamatória, similar a esteroides como a cortisona, porém, sem os efeitos nocivos que ela provoca.

6. Bom para saúde do coração:

Alguns estudos recentes apontam que a babosa pode ajudar a aumentar a circulação, reduzir o colesterol, as triglicérides e os níveis de lipídios da gordura no sangue. Também pode oferecer alívio de tensões, ajudando a reduzir a pressão arterial e a manter o coração saudável.

7. Fortalece o Sistema Imunológico:

O chá de babosa dá ao organismo as reservas necessárias para ele utilizar de acordo com suas necessidades. Ou seja, consumir a babosa com certa regularidade reforça o sistema imunológico.

8. Auxilia na perda de peso:

Com o consumo da babosa, há melhor absorção de nutrientes e maior eliminação de toxinas, além do efeito anti-inflamatório – que faz com que o corpo desinche.

9. Combate o envelhecimento precoce:

O consumo deste chá também colabora para a manutenção de uma pele mais saudável e bonita, já que, utilizando-se dos nutrientes da babosa , a pele combate de forma mais eficiente os efeitos do envelhecimento precoce.

10. Reduz o Colesterol Ruim:

Como mencionado anteriormente, um dos benefícios do chá de babosa é uma boa fonte de antioxidantes, que é bastante útil contra o colesterol e vários problemas relacionados com o coração.

Além disso, o superóxido-dismutase é um antioxidante encontrado na babosa que ajuda na proteção contra a oxidação por radicais livres. Os antioxidantes ajudam a reduzir o acúmulo de colesterol nas paredes das artérias.

11. Auxilia no tratamento da prisão de ventre:

Um dos benefícios do chá de babosa é auxiliar a aumentar o teor de água do intestino. Portanto, o que isso tem a ver com o combate à prisão de ventre? Segundo uma pesquisa, existe uma relação entre o aumento do teor de água no intestino e a estimulação do peristaltismo, que é o que ajuda as fezes a passarem normalmente.

12. Previne do câncer:

Além disso, o chá contém polissacáridos que ajudam no combate à produção de células de câncer no corpo. Ela provoca a produção de óxido nítrico, Estudos demonstraram que o chá de babosa pode reduzir tumores. Manana acetilada é também possui propriedades anti-câncer.

13. Aumenta o metabolismo:

Um dos benefícios do chá de babosa é bom funcionamento do metabolismo celular, atuando na produção da energia que o corpo necessita. Além disso, devido o conteúdo de vitamina C, ela produz uma ação que melhora e estimula a circulação e o bom funcionamento do aparelho cardiovascular.

14. Combate as rugas:

O chá de babosa possui propriedades que estimulam a produção de colágeno pela pele, que é a substância responsável por manter a elasticidade da pele. Assim, quando utilizada regularmente, a babosa pode diminuir o grau das rugas e até eliminar algumas marcas de expressão, nos olhos, testa ou boca.

15. Reduz a hipertensão:

Além disso, o chá de babosa ajuda na dilatação dos capilares, aumenta a circulação e, portanto, proporciona um fluxo adequado de sangue. Adaptogen é um composto, que ajuda a combater e reduzir o estresse. Além disso, este chá  é uma rica fonte de vitamina C que fortalece as artérias e veias, reduzindo a Hipertensão.

Sair da versão mobile