Benefícios dos Óleos

Óleo de cedro: O que é, valor nutricional, benefícios e contraindicação

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 23/08/2023)
o que é o óleo de cedro?

As aplicações do óleo de cedro são muito variadas, pode ser um repelente de insetos ou um auxílio para dormir, e até ajudar a manter a concentração. Além disso, o cedro é uma árvore encontrada em grandes altitudes e comum em climas frios. Dela é extraído um óleo rico em benefícios medicinais.

O óleo foi um dos primeiros a ser extraído de plantas e era usado no processo de mumificação dos egípcios. A extração do óleo é feita por meio de destilação a vapor. O óleo é ainda eficaz na terapia do câncer, pois inibe a divisão celular das células dos tumores.

Devido à consistência oleosa, à presença de terebintina e diversos ácidos gordurosos. Seu uso é aplicado também em casos de bronquite, gonorreia, infecções respiratórias e urinárias, tuberculose e tísica.

O que é o óleo de cedro?

O óleo de cedro tem forma de atuação parecida com a do cedro vermelho. Seu uso vem sendo citado em quadros de infecções respiratória e urinaria, bronquite, tuberculose e bronquite. O tipo de cedro utilizado antigamente, o do Líbano (Cedrus libani), não é mais tão abundante, infelizmente.

Das grandes florestas, só restaram umas poucas centenas de árvores, que foram sendo reduzidas com o passar dos séculos devido à grande produção de mobília de cedro. Das grandes florestas, só restaram umas poucas centenas de árvores, que foram sendo reduzidas com o passar dos séculos devido à grande produção de mobília de cedro.

Como usar?

O óleo pode ser usado em aromatizadores elétricos ou com velas. Para isso, adicione um pouco de água e o óleo na proporção de uma gota para cada três metros cúbicos. Fazer compressas, sejam quentes ou frias, adicione de duas a três gotas no pano já umedecido. Para preparar a ducha, pingue no máximo cinco gotas do óleo no canto do box do chuveiro.

Respire bem o vapor durante o banho. Use três gostas distribuídas por todo o corpo por meio de auto massagem. Pode ser usada ainda como um enxágue após o banho. Para isso, pingue até cinco gotas do óleo de cedro em um recipiente, complete com água do chuveiro e derrame sobre seu corpo.

Quais os benefício do óleo de cedro?

1. Para dores de dentes:

O óleo de cedro ajuda a curar dores de dentes, fortalece a aderência dos dentes à gengiva e protege-os de cair, tonifica os músculos soltos e dá uma sensação de aptidão, firmeza e juventude. Esta propriedade também pode ser usada para curar a diarreia.

2. Para tratar seborreico:

Seborreia ou Curema Seborreico é uma doença terrível que é causada por um mau funcionamento das glândulas sebáceas. Isso resulta em aumento da produção de sebo e uma subsequente infecção das células epidérmicas.

3. Atua como anti-séptico:

O óleo de cedro impede que as feridas se tornem sépticas e protejam-nas contra os germes do tétano. Ele pode ser aplicado com segurança externamente às feridas como um anti-séptico , e é usado até mesmo como ingrediente em cremes anti-sépticos à base de plantas.

4. Para artrite:

seu papel como diurético é outra propriedade benéfica do Óleo que pode ajudar a curar uma série de doenças, incluindo obesidade, hipertensão, hipertensão, reumatismo, artrite, gota , infecções do trato urinário e o acúmulo de toxinas no sangue.

5. Como insecticida:

o óleo tem sido usado como mosquito e repelente de insetos por um longo período de tempo.

6. Para tratar gripe:

Se você está a sofrer de gripe, tosse e congestão relacionada, pode tentar tomar o óleo de cedro. Este é um expectorante e remove eficientemente a tosse e o catarro do trato respiratório e dos pulmões e, assim, alivia a congestão.

7. Para estimular o metabolismo:

O óleo de cedro pode ser usado como um tônico para a saúde, uma vez que tonifica os sistemas orgânicos e estimula o metabolismo. Ele tonifica os músculos, pele, sistema nervoso, sistema digestivo do estômago e as funções cerebrais.

8. Antiespasmódico:

aliviar espasmos é mais uma importante propriedade medicinal do óleo de cedro. Quase todos os tipos de espasmos e doenças relacionadas podem ser aliviados usando este óleo.

9. Como diurético:

Esta é outra propriedade benéfica do óleo que pode ajudar a curar uma série de doenças, incluindo a obesidade, a hipertensão ou a tensão alta, o reumatismo, a artrite e a gota, as infecções do trato urinário e o acúmulo de toxinas no sangue.

10. Para emenagogo:

As mulheres que têm menstruações obstruídas ou irregulares podem certamente beneficiar do óleo de cedro, porque é um emenagogo, o que significa que estimula o aparecimento das menstruações, bem como as torna regulares.

Outros benefícios:

  1. Melhora o foco e a sabedoria;
  2. Promove o crescimento do cabelo;
  3. Tem agentes anti-inflamatórios;
  4. Cura dores de dente;
  5. Fortalece as gengivas;
  6. Reduz irritações na pele;
  7. Revive espasmos;
  8. Cura infecções por fungos;
  9. Repele os erros;
  10. Cura acne.

Contraindicações:

Por ser muito concentrado o óleo essencial de cedro deve ser usado em pequenas quantidades (Leia atentamente a embalagem do produto e converse com o vendedor). Ele pode provocar tontura, vômito e irritações na pele se usado em excesso. Mulheres grávidas devem evitar o uso do óleo, em qualquer quantidade, ele estimula o útero, causando contrações.

Em casos graves, pode até levar ao trabalho de parto prematuro. Pessoas que estiverem fazendo tratamentos que utilizam medicamentos considerados fortes, só podem usar o óleo após a autorização prévia do médico. Em todo caso, é aconselhável sempre procurar uma aromaterapeuta antes de iniciar o tratamento sozinho.

Sair da versão mobile