Benefícios do Chás

Chá das Sementes de Girassol: Valor nutricional, benefícios e receitas

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 17/08/2023)
beneficios do cha das sementes de girassol

O chá das sementes de girassol é um alimento rico em vários nutrientes e inúmeros benefícios para o nosso organismo. Além disso, as sementes de girassol possuem benefícios para a saúde, são extremamente nutritivas e podem auxiliar inclusive no processo de emagrecimento.

Elas podem ser usadas para o preparo do chá, torradas como aperitivos ou, ainda, podem ser usadas para extrair o óleo, que vem a ser usado no preparo de alimentos e nos cremes de hidratação. Confira os benefícios e aprenda a fazer o chá das sementes de girassol.

Valores nutricionais do chá das sementes de girassol:

Em 100ml de chá das sementes de girassol temos:

  • 60 calorias;
  • 1.7g de carboidratos;
  • 2g de proteínas;
  • 5g de gorduras totais;
  • 1g de gordura monoinsaturada;
  • 3,3g de gordura poli-insaturada;
  • 3g de fibra alimentar;
  • 11,7g de cálcio;
  • 0,6mg de ferro.

Uma das formas de desfrutar dos benefícios das sementes de girassol é através do seu chá. Para isso, será preciso um litro de água onde serão fervidas 2 colheres de sopa das sementes de girassol torradas.

Após levantar fervura, aguarde 10 minutos e retire do fogo. Mantenha tampado, em infusão, por 20 minutos. Coe e consuma 3 a 4 xícaras de chá ao dia.

Benefícios do Chá das Sementes de Girassol Para Saúde:

1. Benefícios do chá das sementes de girassol para a pele:

O chá das sementes de girassol são uma fonte rica de vitamina E. Esta vitamina ajuda a proteger sua pele contra os raios UV prejudiciais e dar uma aparência brilhante e jovem

2. Melhora o sistema imunológico:

O zinco é outro nutriente essencial exigido pelo corpo, e é encontrado no chá de sementes de girassol. O óleo de girassol contém boas quantidades de zinco e ajuda a manter um sistema imunológico saudável. O zinco também é útil na cicatrização de feridas e para manter o sentido do cheiro e o sabor. A vitamina E em girassóis também é útil para melhorar o sistema imunológico

3, Benefícios do chá das sementes de girassol para hidratar seu cabelo:

O óleo de sementes de girassol é um hidratante natural barato para o cabelo. Contém ácidos graxos ômega 6 que ajudam a prevenir o amasso.

4. Combate o envelhecimento precoce:

As sementes de girassol contêm certos nutrientes que contribuem para a saúde e vitalidade da pele. A vitamina E é uma daquelas que ajudam na prevenção da pele de danos nos radicais livres, bem como danos causados ​​pelo sol.

Também evita cicatrizes e aparência de rugas. As sementes de girassol também contêm beta-caroteno, o que torna sua pele menos sensível ao sol. Os vários outros antioxidantes em sementes de girassol protegem sua pele de danos ambientais, evitando sinais de envelhecimento.

5. Benefícios do chá das sementes de girassol para combater o câncer:

As sementes de girassol contêm uma boa quantidade de selênio comprovado para combater o câncer. O selênio aumenta o reparo do DNA e previne a multiplicação das células cancerígenas.

Este mineral proporciona proteção contra câncer de pele, bexiga, cólon e próstata. O óleo de girassol também é rico em carotenóides que ajudam no controle de danos celulares e, assim, evitam o risco de desenvolver câncer de pulmão, útero e pele.

6. É rico em potássio:

chá das sementes de girassol é extremamente ricas em potássio. Eles ajudam a satisfazer as necessidades diárias de potássio, ou seja, 4.700 mg de potássio por dia facilmente. O potássio também é útil para equilibrar os efeitos do sódio no equilíbrio de fluidos e na redução da pressão arterial e na redução do risco de hipertensão arterial.

O magnésio no girassol beneficia seus nervos impedindo o cálcio de entrar nas células nervosas e ativá-las. Eles atuam como nervos, vasos sanguíneos e relaxantes musculares. Adicionar sementes de girassol a sua dieta diária pode eliminar as dores de cabeça de enxaqueca, dor, pressão arterial elevada, tensão muscular e fadiga. Eles também podem ser úteis na redução da freqüência de enxaquecas e ataques cardíacos.

O chá das sementes de girassol também contêm triptofano (aminoácido) que produz serotonina, um neurotransmissor, responsável por aliviar a tensão, acalmar o cérebro e promover o relaxamento.

7. Combate os radical livre:

O chá das sementes de girassol são embaladas com vitamina E (tocoferol). É um antioxidante solúvel em gordura que neutraliza os radicais livres causadores de câncer e impede que eles prejudiquem células cerebrais, membranas celulares e colesterol. Também ajuda a manter a circulação sanguínea e a produção de glóbulos vermelhos (RBCs)

8. Contem propriedades anti-inflamatórias:

A vitamina E em sementes de girassol é o antioxidante primário solúvel em gordura do corpo. Esta vitamina viaja em todo o corpo neutralizando radicais livres que, de outra forma, danificariam estruturas e moléculas contendo gordura, como membranas celulares, células cerebrais e colesterol. Assim, a vitamina E exibe efeitos antiinflamatórios significativos, resultando na redução de doenças causadas por radicais livres e inflamação como asma, osteoartrite e artrite reumatóide.

9. Previne a osteoporose:

Os brotos de sementes de girassol são a melhor fonte vegetariana de proteínas. A proteína ajuda na reparação do tecido muscular e ajuda em várias funções enzimáticas do corpo. A proteína também é essencial para o desenvolvimento ósseo e, portanto, previne a osteoporose.

Isso ajuda no desenvolvimento adequado da matriz óssea e também suporta a força óssea, toda a sua vida. O chá das sementes de girassol podem ser uma boa alternativa às proteínas de carne, carne bovina ou de porco para vegetarianos rigorosos.

10. Ajuda a controlar os nervos:

O magnésio em sementes de girassol mantém nossos nervos relaxados, impedindo que o cálcio se apresente nas células nervosas e ativando-as, relaxando os nossos vasos sanguíneos e músculos também. Muito pouco de magnésio resulta em muito aumento de cálcio na entrada das células nervosas, fazendo com que ele envie muitas mensagens e levando a muita contração.

11. Auxilia na formação celular:

O girassol é uma boa fonte de ácido fólico (folatos). A vitamina é essencial para a produção de novo DNA, que é necessário para a formação de novas células.

Os folatos constituem uma parte importante da dieta das mulheres grávidas, pois promove a formação saudável de tubo neural, peso adequado ao nascimento e desenvolvimento adequado do rosto, coração, coluna e cérebro dos bebês. Assim, o chá das sementes de girassol, os brotos e o óleo são considerados altamente benéficos para as mulheres grávidas.

12. Ajuda a reduzir o colesterol:

O chá das sementes de girassol foi classificado no topo da lista de nozes por seu alto teor de fitoesteróis ou compostos que reduzem o colesterol. Essas sementes são carregadas com gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são boas gorduras que reduzem o colesterol ruim. Além disso, eles são ricos em fibras que contribuem para baixar o colesterol em algumas pessoas.

13. Previne o câncer:

As sementes de girassol têm um alto teor de vitamina E, selênio e cobre que possuem propriedades antioxidantes. Segundo a pesquisa, esses antioxidantes previnem danos celulares que muitas vezes levam ao câncer. Esses nutrientes impedem o câncer, reduzindo e suprimindo o dano celular causado por oxidantes e protegendo o tecido do dano causado pelos radicais livres oxidantes.

Pode reduzir o risco de certos tipos de câncer devido ao alto teor de fitosterol. Eles também contêm um composto chamado lignans, que também protege contra certos tipos de câncer. Estes compostos que ocorrem naturalmente podem inibir o crescimento das células cancerosas, prevenindo assim câncer de cólon, próstata e mama.

14. Ajuda a melhorar a saúde mental:

O chá das sementes de girassol têm um efeito positivo no seu humor diminuindo as chances de depressão. Eles contêm triptofano, um aminoácido essencial que ajuda a produzir serotonina, um importante neurotransmissor.

Quando a serotonina é liberada em nossos corpos, alivia a tensão, acalma o cérebro e promove o relaxamento. A colina, um composto encontrado em sementes de girassol ajuda a melhorar a memória e a função cognitiva.

O magnésio ajuda a diminuir a freqüência de ataques de enxaqueca, diminui a pressão arterial e previne ataques cardíacos, dor e fadiga. O chá das sementes de girassol também possuem altas quantidades de potássio que ajudam a contrabalançar o efeito do sódio em seu sangue e reduz a pressão arterial, reduzindo assim o risco de desenvolver hipertensão arterial.

Receita do chá de sementes de girassol:

Uma forma de aproveitar os benefícios das sementes de girassol, é por meio de seu chá. Para o preparo, você vai precisar de duas colheres de sopa de girassol torradas e um litro de água. Em um recipiente, coloque a água e as sementes de girassol e leve ao fogo, deixando ferver por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo e tampe, aguardando amornar. Em seguida coe e consuma até quatro xícaras no decorrer do dia.

Sair da versão mobile