Benefícios dos Grãos e Cereais

20 benefícios do arroz para saúde!

Por Alan Costa, em
beneficio do arroz

O arroz é um cereal de origem asiática bastante popular em todo o mundo. Ele é um dos constituintes básicos da dieta da grande maioria dos brasileiros. Além disso, os seus benefícios para saúde do coração, é um dos seus efeitos benéficos mais conhecidos.

Mesmo carregando o fardo de ser um carboidrato, o arroz teve sua redenção diante da febre das dietas sem glúten afinal, o cereal não carrega essa substância vista como uma das vilãs do emagrecimento.

benefícios do arroz

Propriedades nutricionais do arroz

A porção central do arroz é composta majoritariamente por amido. Já sua camada mais externa, além de lipídeos e proteínas, é rica em vitaminas (tiamina, niacina, riboflavina e alfa-tocoferol), minerais (manganês, magnésio, cobre, selênio, fósforo e potássio). É rico em fibras solúveis e insolúveis (amido resistente, celulose, hemicelulose e pectina). Ele ainda é fonte de compostos fenólicos.

Benefícios do arroz para saúde:

1. Fonte de energia:

Esses grãos é uma excelente fonte em hidratos de carbono, ele age como uma excelente fonte de energia para o corpo e auxilia no funcionamento normal do cérebro.

2. Controle do colesterol:

O consumo desses grãos é extremamente benéfico para a sua saúde, simplesmente porque ele não contém gorduras nocivas, colesterol ou sódio. Ele forma uma parte integrante da dieta equilibrada. Portanto, regula os níveis de colesterol do corpo.

Veja Também: Suco de Acerola Para Reduzir os Níveis de Colesterol

3. Regular a pressão arterial:

Esses grãos são pobres em sódio, por isso é considerado um dos melhores alimentos para aqueles que sofrem de alta pressão arterial e hipertensão. O sódio pode causar a contração das veias e artérias, aumentando o estresse e tensão sobre o sistema cardiovascular, com isso a pressão arterial aumenta.

4. Prevenção do câncer:

O arroz é rico em fibras insolúveis que pode proteger contra muitos tipos de câncer. No entanto, muitos cientistas e pesquisadores acreditam que tais fibras insolúveis são vitais para proteger o organismo contra o desenvolvimento e metástase de células cancerosas.

5. Saúde da pele:

Além disso, médicos especialistas dizem que esses grãos pode ser aplicado topicamente para curar determinadas doenças de pele. No subcontinente indiano, a água desses grãos é prontamente prescritos por médicos como uma pomada eficaz para se refrescar superfícies de pele inflamadas.

6. Prevenção da doença de alzheimer:

Os grãos desse cereal contêm altos níveis de nutrientes que estimulam o crescimento e a atividade de neurotransmissores, subsequentemente, ajudando a prevenir a doença de Alzheimer de uma extensão considerável.

arroz

Veja Também: Ervas Que Podem Prevenir a Doença de Alzheimer

7. Saúde do intestino:

Além disso, a fração de fibra insolúvel nesses grãos retém água no intestino, aumentando o volume das fezes, o que consequentemente estica o cólon e estimula a evacuação. As fibras insolúveis previvem quadros de constipação e a ocorrência de colite.

8. Fortalecimento do cérebro:

O magnésio presente nesses grãos também são importantes para o cérebro. Ele é necessário para a síntese do neurotransmissor serotonina que fortalece esse órgão. O mineral ainda compensa a ação do cálcio em todo nosso corpo, que participa, por exemplo, do processo de transmissão de impulsos nervosos.

9. Prevenção da asma:

Uma dieta rica nesses grãos reduzem as chances de ocorrência de asma durante a infância. Além disso, estes alimentos contêm agentes anti-inflamatórios, como a vitamina E e o magnésio encontrados nos grãos integrais, e o ômega 3 presentes nos peixes de água fria.

10. Desenvolvimento da massa muscular:

O arroz ajuda no desenvolvimento da massa muscular, pois seu consumo mantém um nível de energia ao longo dia. Além disso, esses grãos são considerados carboidratos de digestão lenta, ou seja, após a digestão, a glicose vai sendo liberada de forma mais gradual para a corrente sanguínea.

Veja Também: Suco Detox de Limão e Maçã Para Ganhar Massa Muscular

11. Fonte de vitaminas:

Esses grãos são uma excelente fonte de vitaminas e minerais como niacina, vitamina D, cálcio, fibras, ferro, riboflavina e tiamina. Estas vitaminas fornecem a base para o metabolismo do corpo, a saúde do sistema imunológico e do funcionamento geral dos sistemas de órgãos.

12. Saúde do coração:

Esses grãos são conhecidos por ter propriedades antioxidantes que promovem a força cardiovascular, reduzindo os níveis de colesterol no organismo. Além disso, tantos as fibras quanto o baixo nível de gordura e sódio desses grãos promovem a saúde do coração.

13. Fonte de amido resistente:

Além disso, esses grãos são ricos em amido resistente, que atinge o intestino de uma forma não digerida. Este tipo de amido estimula o crescimento de bactérias boas que ajudam com os movimentos intestinais normais. Portanto, é muito útil na redução dos efeitos de condições como a síndrome do intestino irritável e diarreia.

benefício do arroz

Outros benefícios do arroz para saúde:

  • Esses grãos também podem prevenir a constipação crônica;
  • Além disso, a fibra insolúvel presente nesses grãos, atuam como uma esponja que pode ser empurrado através do intestino com mais facilidade;
  • Os grãos desse cereal são conhecidos por serem ricos em fibras insolúveis;
  • Previne o aparecimento de rugas e outros sinais prematuros de envelhecimento que pode afetar a pele;
  • Têm propriedades anti-inflamatórias, e é bom para tratar a irritação e vermelhidão;
  • Aumenta o funcionamento e atividade metabólica de todos os seus sistemas e órgãos.
  • O baixo nível de gordura e sódio desses grãos promovem a saúde do coração.
Sair da versão mobile