Grãos e Cereais

Amêndoa: Propriedade, para que serve e benefícios

Por Alan Costa, em 26/12/2017 (atualizado em 25/08/2023)

A amêndoa pode ser usada de várias maneiras, para beneficiar o corpo. Um dos principais benefício da amêndoa é ajudar a tratar a osteoporose, porque as amêndoas são um alimento muito rico em cálcio e magnésio, que ajuda a manter a saúde dos ossos.

Hoje a nossa falta de nutrientes em nossa dieta é responsável pela destruição da saúde de forma geral. Mas, as amêndoas podem ser uma grande solução para estes problemas. Elas fornecem benefícios completos para saúde para o sistema cardiovascular e desempenha papel importante no reforço da saúde em geral.

amêndoa

Propriedades nutricionais da amêndoa

A amêndoa é extremamente nutritiva, sendo rica em fibras, proteínas, vitamina E, magnésio vitamina B2, fósforo, entre outros nutrientes importantes para a saúde.

Parte do grupo das oleaginosas, as amêndoas são ricas em Vitamina E, ácido fólico e arginina, aminoácido que ajuda a equilibrar a pressão arterial.

Benefícios da amêndoa para saúde:

1. Protege o Cérebro:

As Amêndoas ajudam a proteger as células do cérebro dos danos por radicais livres. Além disso, juntamente com isso, também melhora a circulação do sangue para o cérebro.

2. Contra doenças cardiovasculares:

O consumo de amêndoas podem diminuir o mau colesterol (LDL) com a preservação do (HDL) colesterol saudável. Portanto, os risco de ataque cardíaco são reduzidos, Devido ao controle dos níveis do colesterol.

3. Prevenção do envelhecimento precoce:

Os benefícios das amêndoas para a pele são diversos. Além disso, elas possuem antioxidantes que tem propriedades que protegem a pele contra o estresse oxidativo e cria uma proteção mais efetiva contra os raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce.

4. Prevenir o câncer:

As amêndoas são muito ricos em antioxidantes que fornecem a proteção contra o câncer causados pelos radicais livres. Estes radicais livres danificam o DNA da célula que é responsável pelo desenvolvimento de células de câncer.

5. Controle da pressão arterial:

Além disso, esse alimento é muito bom para quem sofre com pressão alta.O magnésio oferecido pelas amêndoas também é muito importante para que sofre com pressão alta. Deficiência de magnésio leva a problemas de pressão, que pode levar a ataques cardíacos.

6. Prevenir diabetes:

Mais um dos benefícios que você usufrui através das amêndoas é a prevenção contra o diabetes. O risco de diabetes aumenta com aumento repentino no nível de açúcar, e sem o aumento de insulina. As amêndoas regulam os níveis de insulina no corpo.

7. Combate a doença de alzheimer:

As amêndoas ajudam o cérebro a permanecer saudável, e evitar doenças degenerativas. elas são uma rica fonte de muitos nutrientes essenciais para a saúde cerebral. Portanto elas auxiliam na proteção do cérebro contra a doença de Alzheimer.

amêndoa

8. Aumentar a energia:

Além disso, as amêndoas são uma boa fonte de manganês, cobre e riboflavina, este nutrientes ajudam na síntese de energia. Portanto, melhora o nível de energia, juntamente com a proteção contra os radicais livres.

9. Ajuda com o desenvolvimento dos músculos:

Entre os principais benefícios das amêndoas está o desenvolvimento muscular. Elas são uma excelente fonte de proteínas, que é essencial para a dieta daquelas pessoas que querem ganhar massa muscular.

10. Contra a queda de cabelo:

As amêndoas são ricas em Vitamina D e E, bem como minerais como magnésio e cálcio. Além disso, a sua ação emoliente e amaciante ajuda a evitar queda de cabelo. Sendo um hidratante natural, ajuda no tratamento de cabelos quebradiços.

11. Saúde da pele:

As amêndoas também são uma excelente escolha para a pele. Ela melhora a saúde da pele e faz com que seja flexível. Ela contém Vitamina E, que é um poderoso antioxidante que nutre a pele e previne o envelhecimento.

12. Ajuda no desenvolvimento dos fetos:

Para o desenvolvimento adequado dos fetos, as mulheres grávidas necessitam de folato. A falta de folato na dieta pode ser responsável pelo desenvolvimento irregular do cérebro e da medula espinhal em crianças. Além disso, as amêndoas são ricas nesse nutriente, auxiliando no bom desenvolvimento fetal.

13. Boa digestão:

Além disso, a pele marrom das amêndoas promove boas bactérias no intestino, ajudando nos processos digestivos.

14. Redução dos inchaços:

As amêndoas apesar de não serem um alimento diurético, contém uma boa quantidade de potássio e magnésio que ajudam a reduzir o inchaço.

15. Tratamento da acne:

Além disso, as amêndoas são eficazes na redução da aparência de acne e cravos. Além disso, a aplicação de óleo de amêndoa regularmente faz com que sua acne desapareça gradualmente.

amêndoa

16.  Reduzir as olheiras:

As Amêndoas ajudam no controle de círculos escuros sobre seus olhos. Além disso, tudo o que você precisa fazer é massagear sua pele sobre os olhos com óleo de Amêndoas. Fazer isso diariamente reduzirá a profundidade das olheiras dentro de duas semanas.

17. Tratamento da pele seca:

Além disso, outro grande benefício das Amêndoas, é que se você tem pele seca, você pode preparar uma máscara de amêndoa. Isso serve para remover as células mortas indesejadas do rosto e pescoço, evitando acne e secura extra.

18. Eliminar as manchas na pele:

Todos desejamos ter uma pele perfeita sem manchas e marcas. À medida que envelhecemos, nossa pele começa a perder seu brilho, causando a aparência de manchas da idade. As amêndoas possuem propriedades que auxiliam na limpeza da pele, eliminando manchas e outras impurezas.

19. Saúde dos cabelos:

Tanto o consumo como a aplicação tópica de Amêndoas podem proporcionar-lhe cabelos saudáveis. Além disso, o óleo de Amêndoas é particularmente benéfico a este respeito e pode ajudá-lo a se livrar de todos os tipos de problemas de cabelo.

20. Tratar a caspa:

Você pode tanto consumir esse alimento, ou preparar uma pasta de amêndoas para acabar de vez com as caspas. Esse alimento possui propriedades que afasta de vez as impurezas do couro cabeludo.

Outros benefícios da amêndoa para saúde:

  • Ajudar a tratar e prevenir a osteoporose, devido ao seu alto teor de cálcio e vitamina D;
  • Diminuir as cãibras porque o magnésio e o cálcio ajudam na contração muscular;
  • Evitar as contrações antes do tempo na gravidez devido a presenças de magnésio ;
  • Diminuir a retenção hídrica pois o potássio e magnésio ajudam a reduzir o inchaço;
  • Diminuir a pressão alta devidos aos níveis de potássio;
  • Fornece a nutrição necessária para tornar seu cabelo mais saudável, mais forte e brilhante.
  • Além disso, ela promove movimentos intestinais regulares, juntamente com o consumo de bastante águas e as amêndoas;
  • A variedade de antioxidantes, proteínas e gorduras saudáveis ​​nas amêndoas ajudam na manutenção dos níveis de colesterol;
  • As vitaminas e minerais presentes nas amêndoas, ajudam na prevenção de várias deficiências no corpo;
  • O consumo regular das amêndoas alivia a aparência das cicatrizes consideravelmente, devido a presença dos seus antioxidantes.

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios da Amêndoa:

Malefícios:

As Amêndoas tem muito mais benefícios devido ao seu alto teor de nutrientes. Mas, se aumentar sua dose, há maior chance de obter mais nutrientes do que o necessário para a saúde geral do seu corpo.

Além disso, a vitamina E é solúvel em gordura, o que significa que fica depositado, e com altas doses há uma overdose. Também não é recomendado overdose de gordura. Por isso, nunca coma mais do que um punhado de nozes para obter seus benefícios.

Sair da versão mobile