Grãos e Cereais

Semente de coentro: Para que serve, propriedades e benefícios

Por Alan Costa, em 18/12/2017 (atualizado em 25/08/2023)
beneficios da semente de coentro

Os benefícios da semente de coentro que são incríveis, pois, é conhecida em todo o mundo por suas propriedades medicinais. As sementes de coentro apresentam propriedades anti-sépticas que ajudam a combater problemas de pele, e também é rica em propriedades antioxidantes e fibras alimentares.

Os benefícios dessas sementes para a saúde incluem o seu uso no tratamento da inflamação da pele, níveis elevados de colesterol, diarréia, úlceras na boca, anemia, indigestão, distúrbios menstruais, varíola, conjuntivite, distúrbios da pele e distúrbios do açúcar no sangue, além de beneficiar a saúde dos olhos.

benefícios da semente de coentro

Propriedades Nutricionais:

Essas sementes estão repletas de potenciais benefícios para a saúde, devido a presença de cálcio, vitamina A, vitamina E, e minerais como magnésio e fósforo, que proporcionam benefícios que muitas pessoas desconhecem.

Semente de coentro possui onze componentes de óleos essenciais, seis tipos de ácidos (incluindo ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C), minerais e vitaminas, cada um tendo uma série de propriedades benéficas.

Benefícios da semente de coentro para saúde:

1. Para a Pele:

Essas sementes são bastante eficazes na cura de várias doenças de pele, como eczema, coceira na pele, erupções cutâneas e inflamação. Além disso, elas também ajudam a curar úlceras na boca e feridas, devido suas propriedades antissépticas.

2. Tratamento da Acne:

As espinhas são um problema recorrente naquelas pessoas com pele oleosa, bem como aqueles que estão entrando na adolescência. Devido suas propriedades, essas sementes podem ser uma grande ajuda na redução do surto de acne.

3. Saúde dos Cabelos:

A perda de cabelo pode resultar em folículos pilosos enfraquecidos, desequilíbrios hormonais, estresse, com o auxilio de uma dieta inadequada. Além disso, essas sementes evitam a queda de cabelo e estimula as raízes para o crescimento de novos cabelos.

4. Contra a Insônia:

Similar aos efeitos que tem sobre a redução da ansiedade, essas sementes possui compostos calmantes, por isso também ajuda a melhorar a qualidade do seu sono.

5. Eliminam as Toxinas do Corpo:

A grande quantidade de clorofila nessas sementes é uma ótima maneira de desintoxicar o corpo de dentro para fora. Além disso, elas liberam as toxinas do fígado, rins e aparelho digestivo, além de ajudar a remover o excesso de bactérias do corpo que normalmente se acumulam em suas axilas e pés.

6. Para Digestão:

As sementes do coentro auxiliam nos processos digestivos do corpo. Isso se deve as suas propriedades antioxidantes e fibras alimentares que promovem o funcionamento saudável dos intestinos e facilitam a evacuação.

7. Tratamento de Resfriados:

Uma dieta que consiste em semente de coentro, protege o corpo contra gripes e resfriados comuns. Além disso, de deve a sua riqueza em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico do corpo.

8. Contra a Anemia:

Você sabia que a semente de coentro também podem ajudar a prevenir a anemia? Além disso, a anemia é resultado da deficiência de ferro e tem um impacto negativo na eficiência do transporte de oxigênio pelo sangue, por ser rica em ferro, essas sementes combatem essa doença.

9. Promove a Saúde dos Olhos:

Consideradas um dos melhores remédios para conjuntivite, também previne outras doenças e problemas oculares. Além disso, uma decocção da semente de coentro para lavar os olhos, é uma forma eficaz para tratar os olhos afetados por essas doenças.

10. Irregularidades Menstruais:

Se você sofre de fluxo menstrual pesado, inclua a semente de coentro em sua dieta regular, elas ajudam a prevenir irregularidades menstruais.

11. Perda de Peso:

Essas sementes contribuem para a manutenção de um peso saudável em longo prazo. Além disso, é claro que comer de tudo e somente acrescentar essas sementes na dieta não fará diferença alguma na balança, mas você pode utilizar como grande aliadas do emagrecimento em conjunto com uma dieta equilibrada.

12. Regula a Pressão Arterial:

Mais um dos benefícios da semente de coentro é regular os níveis de pressão arterial, reduzindo a hipertensão. Além disso, se deve ao seus compostos como potássio, magnésio, ferro e manganês, além de quase não conter sódio.

13. Para o Coração:

Podemos encontrar nessas sementes, compostos que ajudam a melhorar os níveis de colesterol e que auxiliam na regulação da pressão arterial. Dessa forma, essas sementes auxiliam na saúde do coração, prevenindo doenças cardíacas.

14. Fonte de Antioxidantes:

Os principais benefícios dessas sementes por conter antioxidantes são combater os radicais livres e impedir a degeneração precoce de células sadias. Além disso, na prática, isso significa que essas sementes podem auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce e também diminuir o risco de algumas doenças degenerativas.

15. Contra a Insônia:

Essas sementes melhoram a qualidade do sono graças às suas propriedades relaxantes, que permitem uma diminuição da ansiedade e do estresse. Além disso, contribui para uma boa noite de sono porque ajuda a diminuir tanto o cansaço físico quanto o mental.

semente de coentro

Outros Benefícios da Semente de Coentro Para Saúde:

  • O elevado teor de antioxidantes dessas sementes reduz a vermelhidão, a coceira e a inflamação nos olhos;
  • A semente de coentro contêm uma elevada concentração de duodecenal, um composto duas vezes mais potente do que qualquer antibiótico;
  • Além disso, essas sementes contêm muitas vitaminas e minerais essenciais, incluindo o ferro, que ajuda a prevenir a anemia;
  • A semente de coentro pode se revelar uma grande ajuda na redução de espinhas;
  • Além disso, essas sementes permite a produção saudável de colágeno, que ajuda a manter a elasticidade da pele.
Sair da versão mobile