Grãos e Cereais

Macadâmia: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 14/12/2017 (atualizado em 25/08/2023)
o suco das macadâmias também ajudam na dieta

As nozes de macadâmia geralmente são sementes contidas em uma estrutura semelhante a noz, cultivada principalmente em árvores tropicais da Austrália. Além disso, a macadâmia são consideradas as melhores nozes do mundo. As nozes de macadâmia são pequenas nozes cultivadas em climas tropicais da Austrália, Brasil, Indonésia, Quénia, Nova Zelândia e África do Sul.

Embora a Austrália seja o maior produtor de nozes de macadâmia, as nozes cultivadas no Havaí também são aclamadas por seu sabor delicioso. Seu sabor delicado e textura crocante torná-los um deleite para consumir.

quais os benefícios da macadâmia?

Existem cerca de sete espécies de macadâmia cultivadas em todo o mundo, mas apenas duas são comestíveis e são cultivadas em fazendas hortícolas em todo o mundo. Estas duas espécies são Macadamia integrifolia, que produz nozes de casca lisa, e macadâmia tetraphylla, que produz nozes de casca grossa.

Propriedades nutricionais:

As macadâmias são fonte de Vitamina A, Ferro, proteína, tiamina, riboflavina, niacina e folatos. Elas também contêm quantidades moderadas de zinco, cobre, cálcio, fósforo, potássio e Magnésio. A macadâmia contém antioxidantes, como polifenóis, aminoácidos, flavonas e selênio. É também uma boa fonte de carboidratos como sacarose, frutose, glicose, maltose e alguns carboidratos à base de amido.

Quais os benefícios da macadâmia?

1. Doença cardíaca:

A macadâmia é 100% livre de colesterol e são altamente benéficos para reduzir o nível de colesterol. Estas castanhas são ricas em gorduras monoinsaturadas saudáveis, que são consideradas cardioprotetora, reduzindo o nível de colesterol e auxiliando na limpeza das artérias. A macadâmia também diminui o nível de triglicérides, que é um tipo de gordura corporal e reduz o risco de doença coronariana.

 2. Antioxidantes:

Outro benefício da macadâmia para saúde vem de seu alto teor de flavonoides. Os flavonoides, que são encontrados naturalmente nestas plantas, ajudam a impedir que as células sofram dano e protege de toxinas ambientais.

Estes flavonoides são convertidos em antioxidantes no corpo. Estes antioxidantes procuram e destroem os radicais livres e protegem os nossos corpos de várias doenças. E certos tipos de câncer, que incluem o câncer de mama, cervical, pulmão, próstata e estômago.

3. Perda de Peso:

As pessoas evitam comer a macadâmia pensando que é carregado com gorduras e colesterol. No entanto, a gordura presente na macadâmia são gorduras monoinsaturadas, que promovem a perda de peso. As nozes de macadâmia são ricas em ácido palmitoleico e óleo ômega 7, que controlam a queima de gordura e freia o apetite. O ácido palmitoleico aumenta o metabolismo da gordura e reduz o armazenamento de gordura.

4. Proteínas

As macadâmias contêm um nível significativo de proteína, que é um componente essencial em nossa dieta e forma os músculos e tecidos conectivos de nossos corpos. As proteínas são uma parte do nosso sangue e agem positivamente sobre a nossa saúde. Elas também ajudam a manter a saúde do cabelo, unhas e pele.

5. Fibra dietética:

As macadâmias contém cerca de 7% da fibra dietética. A fibra dietética é correspondente aos hidratos de carbono complexos e inclui muitos tipos de fibras solúveis e insolúveis. A fibra dietética promove saciedade, ajuda a digestão e reduz a constipação e várias outras doenças relacionadas.

6. Saúde dos ossos:

O fósforo presente na macadâmia desempenha uma variedade de papéis, incluindo a mineralização de ossos e dentes, metabolismo, absorção e transporte de nutrientes. O cálcio também ajuda na formação de dentes e ossos. O manganês presente na macadâmia auxilia o corpo a produzir um novo tecido ósseo, de modo que o esqueleto permaneça forte ao envelhecer. O ômega 3 previne a osteoporose e reduz a gravidade da artrite.

7. Promove a saúde do cérebro:

A macadâmia promove a saúde do sistema nervoso. O cobre na macadâmia ajuda a produzir os neurotransmissores, os produtos químicos que nossa célula cerebral usa para enviar sinais químicos.

8. Fornece ácido oleico:

O óleo de noz de macadâmia é rico em ácido oleico, que desempenha um papel importante na redução da inflamação e aumento do poder da memória. Ele também ajuda na redução dos sintomas de asma e os níveis de colesterol ruim no corpo, aumentando os níveis de HDL (colesterol bom). Este ácido graxo também é benéfico para a saúde da pele, pois tem excelentes propriedades hidratantes e regenerativas.

9. Aumenta a taxa de absorção de nutrientes:

Como mencionado anteriormente, o óleo de noz de macadâmia tem alta quantidade de ácidos graxos monoinsaturados. Estes ácidos gordos são importantes para uma boa saúde, uma vez que ajudam a aumentar a taxa de absorção de nutrientes, bem como vitaminas lipossolúveis no corpo.

10. Aumenta a força dos ossos, células e tecidos:

O óleo de noz de macadâmia desempenha um papel vital na manutenção dos ossos, células e tecidos do corpo. Isto é atribuído à sua riqueza de magnésio. Este mineral também fornece auxilio ao músculo e funções nervosas e ajuda na estabilização do ritmo cardíaco.

11. Fornece uma ótima quantidade de ácidos ômega:

De acordo com especialistas, o óleo de noz de macadâmia tem a quantidade certa de ácidos graxos essenciais ômega. É importante que seu corpo obtenha uma quantidade uniforme de ácidos graxos ômega-3 a ômega-6, pois um desequilíbrio pode causar problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, câncer, artrite, etc. Estudos sugerem que o consumo dessas nozes reduz os níveis de colesterol LDL. Uma vez que estas gorduras não são produzidas pelo corpo, é importante obtê-las através de sua dieta.

12. Benefícios da macadâmia para a pele:

O óleo de noz de macadâmia é rico em ácido linoleico. Este é um ácido gordo que beneficia extremamente a pele. Ele pode evitar a TEWL, ou a perda de água trane epidérmica, a partir dos tecidos da pele.

13. Absorbe os radicais livres:

O óleo de noz de macadâmia contém antioxidantes, tais como esqualeno e Vitamina E. Estes antioxidantes evitam os danos causados ao organismo pelos radicais livres absorvendo-os. Os radicais livres também têm a capacidade de alterar o DNA. Os antioxidantes neste óleo ajudam a neutralizar os radicais livres e previnem as doenças potencialmente fatais, como o câncer de mama, cervical, mama ou próstata. Eles também atrasam os sinais de envelhecimento e aumentam a saúde geral.

14. Fornece hidratação:

Muitos fatores, incluindo os tratamentos de beleza e chuveiros quentes, esgotam a umidade do cabelo e pele. Para mantê-los saudáveis, você precisa deixá-los bem hidratado. Como mencionado anteriormente, o corpo produz naturalmente o ácido palmitoleico, mas se esgota rapidamente com a idade. O ômega 7 contido no óleo de noz de macadâmia desempenha um papel enorme na reposição de ácido palmitoleico em seu corpo e mantém a pele e cabelo hidratado.

15. Atrasa o envelhecimento da pele:

Os benefícios do óleo de noz de macadâmia para a pele são excedentes. O óleo de noz de macadâmia tem um elevado teor de ácidos gordos palmitoleicos. Este é um nutriente que tem grandes benefícios para pele, como a retardação do processo de envelhecimento das células e pele. No entanto, ácido palmitoleico se esgota rapidamente com o envelhecimento, desta forma, é importante consumir este óleo.

16. Protege a pele e os cabelos:

As propriedades antioxidantes do óleo de noz de macadâmia não só protegem seu corpo de radicais livres, mas também a pele e o cabelo. A pele e cabelo são altamente propensos aos danos causados pelos radicais livres. Os antioxidantes neste óleo protegem a pele e cabelo de tais danos e garantem a saúde interior. Você pode conseguir um cabelo brilhante e uma pele jovem e forte.

17. Previne quebra de cabelo:

Você já usou óleo de noz de macadâmia em seu cabelo? De acordo com especialistas, o óleo de noz de macadâmia pode evitar que o cabelo se quebre. Ele penetra nos folículos pilosos e couro cabeludo e auxilia na melhoria da elasticidade e força do cabelo. Com tantos fatores biológicos e ambientais que causam a quebra de cabelo, o óleo de noz de macadâmia é um excelente óleo para reverter o dano causado ao seu cabelo.

Outros benefícios:

Você pode estar familiarizado com nozes de macadâmia, que são uma das variedades mais populares de nozes, devido ao seu rico sabor e alto perfil de nutrientes.

No entanto, o que é ainda mais valioso é o óleo de macadâmia, que pode ser extraído a partir das nozes. A composição de ácidos gordos de óleo de macadâmia faz com que seja extremamente valioso como um óleo vegetal para fritura ou cozedura.

Ele é composto por ácido oleico, cerca de 60%, bem como níveis significativos de ácido palmitoleico e menores quantidades de ácido linoleico.

Embora muitas pessoas consideram “gorduras” de ser ruim em toda a linha, a verdade da questão é que precisamos de certas gorduras monoinsaturadas para equilibrar nossos níveis de colesterol e garantir que nossos corpos funcionem sem problemas.

O óleo de macadâmia está disponível em muitos lugares ao redor do mundo, embora não seja tão popular como outros óleos vegetais alternativos.

18. Saúde do coração:

Os triglicerídeos são gordura no sangue, o que pode ser muito perigoso para o coração, pois ele pode entupir as artérias, aumentando suas chances de aterosclerose, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. O teor de ácido oleico elevado no óleo de macadâmia (ainda maior do que o óleo de oliva) faz com que seja importante para reequilibrar os níveis de colesterol e, na verdade, reduzir a quantidade de triglicéridos no sangue.

Os ácidos Omega-3 e ácidos graxos ômega-6 são as gorduras mais comumente discutida e, idealmente, nossos corpos teriam um mesmo equilíbrio. O óleo de macadâmia, basicamente, tem tornando-o ideal para o corpo humano como fonte destas gorduras.

19. Níveis de energia:

Embora os benefícios para a saúde do coração e equilíbrio do colesterol são claros, as nozes de macadâmia também apresentam um extremamente elevado número de calorias, o que pode representar um ganho rápido de energia para o corpo, algo que o óleo também pode fornecer. No entanto, você deve ter cuidado com a quantidade de nozes de macadâmia e óleo de macadâmia que você consome. Isto porque ele pode gerar rapidamente em ganho de peso e obesidade.

benefícios do óleo de macadâmia

20. Poderoso antioxidante:

A pesquisa revelou que o óleo contém um elevado nível de antioxidantes, incluindo os tocotrienóis, o que pode ter um efeito poderoso sobre a saúde geral do corpo. Os antioxidantes são moléculas que neutralizam os radicais livres, os subprodutos perigosos do metabolismo celular que podem causar uma ampla gama de doenças crônicas, incluindo câncer, a apoptose e mutação celular. O alto teor de antioxidantes no óleo de macadâmia torna uma adição potente para o seu sistema imunológico e pode ajudar a limpar o seu sistema inteiro.

21. Saúde dos Olhos:

Alguns dos antioxidantes no óleo têm sido associados a impulsionar a saúde dos olhos, ou seja, impedindo a degeneração macular e retardamento do desenvolvimento de catarata. Isto é conseguido através do mesmo processo de radicais livres neutralizantes como os outros efeitos antioxidantes de óleo de macadâmia.

22. Ajuda Para uma Boa Saúde da Pele:

Um dos outros antioxidantes no óleo, o esqualeno, é um pouco raro e tem um impacto particularmente forte em nossa pele. O esqualeno é um antioxidante que ocorre naturalmente em nosso corpo, mas acrescentando mais através de óleo de macadâmia pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo nas gorduras do corpo e da pele, ajudando a prevenir rugas, manchas senis, as taxas de cura lenta e outros sinais de envelhecimento.

23. Barbear e hidratante:

Embora este é semelhante aos mencionados benefícios para a pele, óleo de macadâmia pode ser uma maneira maravilhosa para hidratar a pele em uma base diária, especialmente para os homens que raspam regularmente. Ao invés de usar os óleos de corte tradicionais, a natureza suave e anti-inflamatórias do óleo de macadâmia pode ajudar a aliviar a pele e hidratá-la ao mesmo tempo, deixando a pele suave e mais saudável.

24. Saúde labial e cabelo:

O teor de ácido rico no óleo de macadâmia também torna mais benéfico para o seu cabelo. Misturando-o em shampoos naturais pode ajudar a aumentar o brilho e a saúde do seu cabelo, além de fortalecer os folículos em suas camas, reduzindo a perda de cabelo.

Você também pode fazer protetor labial natural com óleo de macadâmia e cera de abelha para aumentar significativamente a aparência e saúde dos seus lábios. As propriedades de cura rápida ajudam os lábios rachados muito rapidamente e reduz qualquer inflamação em feridas.

25. Como tempero nutritivo:

Embora este não é um benefício de saúde definitivo, o óleo de macadâmia tem um ponto de fumo mais elevado do que outros óleos vegetais, como o azeite. Portanto, quando você está cozinhando com o óleo é muito menos propenso a queimar as gorduras benéficas, que são a principal razão pela qual você está usando o óleo em primeiro lugar.

Isto também vai ajudar a conservar o sabor do óleo, o que é agradável e benéfico para muitas refeições, particularmente quando utilizados como um óleo de salada.

26. Ajuda na perda de peso:

As pessoas costumam pensar que comer Macadâmia é carregada de gorduras e colesterol. No entanto, a gordura em Macadâmia é gorduras mono-insaturadas que promovam a perda de peso. O Suco da Macadâmia é ricos em ácido palmitoléico, e ômega 7 óleo gordo que fornecem blocos de construção para as enzimas e controlar a queima de gordura e reduzir o apetite.

ácido palmitoléico aumenta o metabolismo da gordura e reduz o armazenamento de gordura. O seu teor de ácidos gordos torna um alimento extremamente gratificante e você vai precisar apenas de um punhado para se sentir satisfeito.

Veja Também outros benefícios da macadâmia no vídeo abaixo, e aproveite para se inscrever em nosso canal e receber notificações de novas dicas, benefícios e tratamentos naturais:

 

27. Ajuda no controle do colesterol:

Também com o Suco da macadâmia podemos reduzir os níveis de colesterol. Se você deseja ter um nível “normal” no sangue é importante seguir um estilo de vida saudável e ter uma dieta baixa em gordura, mas também pode consumir o Suco da macadâmia.

O Suco da macadâmia nos fornece benefícios para o perfil lipídico (as gorduras do sangue), de modo que resultam em reduzir o colesterol, assim como o como colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade).

28. Hidratante natural para os cabelos:

Você já deve ter ouvido falar dos inúmeros benefícios das gorduras poli-insaturadas e dos ômegas 3 e 6 para o bom funcionamento do organismo, não é verdade? Pois o Suco da Macadâmia possui todas essas substâncias em abundância, o que a torna um hidratante excepcional para as madeixas.

29. Poderoso Antioxidantes:

Outro benefício do Suco da macadâmia para saúde vem de seu alto teor de flavonoides. Flavonoides, os quais se encontram naturalmente em plantas estas ajudam a evitar que as células de danos e protege de toxinas ambientais. Estes flavonoides converter em antioxidantes em nosso corpo. procurar Estes antioxidantes e destruir os radicais livres e proteger nossos corpos de várias doenças e certos tipos de cancro que inclui o cancro da mama, do colo do útero, pulmão, próstata e estômago.

30. Saúde do Coração:

As propriedades e benefícios para o sistema cardiovascular são as mais conhecidas do Suco da macadâmia (ou nozes de Macadâmia ou nozes australianas), já que conta com ácidos graxos ômega-3. As nozes, em suas diferentes variedades, também são benéficas no momento de cuidar do sistema cardiovascular, já que juntamente com ômega-3, são especialmente ricas em gorduras insaturadas, proteínas, vitaminas e minerais.

benefícios funcionem em seu corpo, e especificamente no sistema cardiovascular é melhor se as nozes são orgânicas e especialmente se são consumidas cruas. Não é recomendado o seu consumo cozidas ou fervidas, já que com o cozimento eliminaremos os benefícios nutricionais.

31. Inibidor de apetite:

Além disso, o Suco da macadâmia são um dos poucos alimentos que contêm ômega-7 ou ácido palmitoleico, que nos permite reduzir o colesterol, e ajudar no risco de doença cardíaca, embora também possa afetar o metabolismo, reduzindo o apetite e ajuda a queimar gordura mais rápido, e é importante para a saúde da nossa pele graças ao seu teor de óleo.

32. Excelentes anti-inflamatório natural:

O Suco da macadâmia tem uma grande composição de ômega 3 e ômega 6 ácidos graxos, ambos são conhecidas no reparos dos tecidos e efeito anti-inflamatórios, junto com o selênio e vitamina E. Estes nutrientes ajudam a acelerar o processo de cura e a reparação dos tecidos no corpo. Os ácidos graxos ômega também desempenham um papel importante na redução de qualquer dor no corpo. portanto, Se você está sofrendo de artrite, deve-se acrescenta-lá em sua dieta, pois reduzem a inflamação.

33. Ajuda no combate a constipação:

Graças ao teor em fibras dietéticas presente no Suco da macadâmia, ajuda que os alimentos e resíduos se movimentem através do trato digestivo, de modo que conseguiremos melhorar a digestão e evitar problemas digestivos, como constipação, inchaço ou gases.

34. Controla do volume do cabelo:

Se, além de hidratação, a pretensão é de disciplinar os fios, o Suco da macadâmia é perfeita para você! Esse efeito pode ser obtido em todos os tipos de cabelo, com uma vantagem especial para os cabelo afro ou cacheados e bastante volumosos. Diferentemente de outros alimentos, o Suco da macadâmia não deixa que esses cabelo percam a sua forma natural. Se você quiser aproveitar desses benefícios utilize o Suco da macadâmia.

35. Ajuda na prevenção da osteoporose:

O fósforo presente no Suco da macadâmia desempenha uma variedade de papéis, incluindo ossos e dentes, metabolismo, absorção e transporte de nutrientes. O cálcio também ajuda na formação de ossos e dentes. O manganês presente no Suco da macadâmia ajuda o corpo a depositar novo tecido ósseo, de modo que o esqueleto permanece forte. Omega 3 previne a osteoporose e reduz a gravidade da artrite.

36. Rica em Proteínas:

As proteínas são uma parte do nosso sangue e agir positivamente sobre a nossa saúde. Eles também ajudam a manter a saúde dos cabelo, unhas e pele. O Suco da Macadâmia contêm níveis significativos de proteína que é um componente essencial da nossa dieta e forma músculos e tecidos conjuntivos em nossos corpos.

37. Contém fibras dietética:

A fibra dietética é composto por hidratos de carbono complexos e inclui muitos tipos de fibra solúvel e insolúvel. A fibra dietética promove a saciedade, fornece fibras, auxilia a digestão e ajudar a reduzir a constipação e várias outras doenças relacionadas a ele. O Suco da macadâmia contém cerca de 7% de fibra dietética.

38. Para os Homens:

Um dos benefícios menos conhecidos do Suco é o seu impacto sobre a fertilidade masculina. Entre os homens que levam uma dieta de estilo de vida saudável, o consumo de 75 gramas (um pouco mais de metade de um copo) do Suco da macadâmia por dia, melhora significativamente a qualidade do esperma, incluindo, vitalidade, motilidade e morfologia.

39. Para a Dieta:

Junto com todos os benefícios do Suco das macadâmias mencionados cabe adicionar que também ajudam na nossa dieta para que não comermos em excesso. Seu efeito saciante é tal que será reduzida a tendência de comer em excesso ou beliscar entre as demais refeições.

o suco das macadâmias também ajudam na dieta

40. Conter ômega-3 e ômega-7:

Já dissemos que o Suco da macadâmia contêm ômega-3, ácido graxo essencial que possui grandes benefícios. Já que nos permite reduzir as chances de sofrer doenças cardíacas, câncer e osteoporose, e com isso podemos prevenir e reduzir doenças como artrite, mas, além disso, também nos ajudará a tratar as dores de cabeça causadas por enxaqueca e cólicas menstruais. Também mantém um sistema nervoso saudável e ajudam a aliviar a depressão.

Malefícios:

  1. Como mencionado anteriormente, ter um alto nível de gorduras no corpo, os mais benéficos, pode levar ao ganho de peso. Considerando que muitas pessoas vão associar o óleo de macadâmia com as próprias castanhas (718 calorias por 100 gramas).
  2. Eles podem entrar e ver algum ganho de peso como resultado. Além disso, o óleo tem sido conhecido por causar obstipação em casos limitados.
  3. Finalmente, para aqueles que sofrem de alergias da porca, os óleos extraídos nem sempre causam reações alérgicas, mas em alguns casos, pode ocorrer.
  4. Consulte um médico antes de fazer quaisquer alterações importantes para a sua dieta, regime de suplemento de saúde ou estilo de cozinha.
Sair da versão mobile