Grãos e Cereais

Pipoca: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 14/12/2017 (atualizado em 25/08/2023)
beneficios da pipoca

Os benefícios da pipoca que devemos conhecer, pois, comer um punhado de pipoca tem excelentes benefícios para a saúde e propriedades. Pois fornecem mais antioxidantes do que uma porção de frutas ou vegetais. As proporções dos nutrientes das pipocas podem variar de acordo com o tipo e quantidade do lanche.

benefícios da pipoca

Bem como outros fatores que podem intervir na modificação de seus nutrientes. Além disso, lembre-se que, dependendo da preparação da pipoca, suas propriedades e características nutricionais podem variar.

Propriedades nutricionais:

Ela é rica em polifenóis, poderosos antioxidantes. Como comparação, o alimento possui proporcionalmente mais antioxidantes do que muitas frutas e vegetais, porque tem pouca água em sua composição.

A pipoca é fonte vitaminas do complexo B, Manganês, Magnésio e fibras, presentes principalmente na casca. Além disso, como ela preserva a parte externa do milho, é uma boa forma de consumir esses nutrientes sem perceber.

Benefícios da pipoca para saúde e beleza:

1. Para o sistema circulatório: 

Ela é um alimento rico em Vitamina E desde 100 g. deste aperitivo contém 11,03 mg. da Vitamina E. Além disso, torna um alimento benéfico para nosso sistema circulatório.

2. Auxila na digestão:

Elas também possuem uma grande quantidade de fibras. Além disso, a quantidade de fibra que você possui é de 10 g por 100 g. Isso ajuda a promover o trânsito intestinal.

3. Tratar diabetes:

Recomenda-se também melhorar o controle da glicemia em pessoas com diabetes, reduzir o colesterol e prevenir o câncer de cólon.

4. Excelente antioxidante:

Este aperitivo também tem propriedades antioxidantes. Além disso, é benéfico para os olhos e pode ajudar na prevenção da doença de Parkinson.

5. Fornecer energia:

Seu alto teor de carboidratos de fácil digestão, tornam o alimento ideal para crianças e atletas.

6. Eliminar a retenção de líquidos:

Os estigmas de seda ou milho são utilizados como infusões diuréticas, excelentes na hipertensão, na retenção de líquidos ou quando queremos aumentar a produção de urina como nas infecções do trato urinário.

7. Reduzir o colesterol:

Pipoca é muito rica em fibras, o que é útil para nos ajudar a reduzir altos níveis de colesterol e triglicerídeos. Além disso, ajuda a eliminar o excesso de gordura presente em nossos vasos sanguíneos e artérias.

Seu consumo regular sem adição de sal e grão natural é útil para cuidar do nosso sistema cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

8. Prevenir o câncer:

Ela é muito rico em antioxidantes, destacando especialmente a presença de polifenóis. Além disso, que ajudam a reduzir os efeitos negativos dos radicais livres.

9. Perder peso:

Nesse sentido, não podemos dizer que o consumo de pipocas queima gordura, mas ajuda a reduzir o peso graças ao seu conteúdo de fibra e inibir a liberação do hormônio da fome (ghrelina). Ou seja, é uma comida deliciosa que proporciona saciedade.

10. Prevenir o envelhecimento precoce:

Os radicais livres também foram intimamente ligados aos sintomas relacionados ao envelhecimento. Além disso, como rugas, manchas da idade, degeneração macular e cegueira, fraqueza muscular, declínio cognitivo, osteoporose, Alzheimer , demência, perda de cabelo e muito mais.

Ela mantém você saudável e feliz na idade avançada graças aos poderosos antioxidantes que combatem os efeitos dos radicais livres.

11. Excelente fonte de potássio: 

O potássio é um nutriente que desempenha um grande papel no controle de sua pressão arterial. Além disso, a deficiência é rara, mas perigosa. Sem potássio suficiente correndo por seu sangue, você corre o risco de sofrer um ataque cardíaco. Felizmente, 28 gramas acrescentas 92 miligramas para suas necessidades diárias.

12. Energia e na prevenção de doenças:

Ela contem vitaminas como a tiamina, a niacina e a vitamina B6. Todas ajudam a converter os alimentos em energia para o nosso corpo e cada uma em particular tem seus benefícios.

Outros benefícios da pipoca para saúde:

  • Ajuda no combate doenças cardíacas por ser fonte significativa de antioxidantes.
  • Ajuda na prevenção do câncer.
  • Além disso, melhora o sistema digestivo e intestinal.
  • Auxilia no controle do diabetes.
  • Além disso, atua na perda de peso por ser rica em fibras e pobre em calorias.

Malefícios:

As pipocas de microondas geralmente é embalada com óleos não saudáveis, outros aditivos e muito mais calorias. Além disso, maçã e milho de caramelo fornecem altas doses de açúcares. O cheddar e outros tipos saborosos de pipoca não incluem apenas aromas artificiais.

Mas também gorduras não saudáveis ​​e outros aditivos. Use o óleo para soltar sementes inteiras. Além disso, tempere-o levemente com sal marinho ou um pouco de manteiga, se você não pode comer de outra maneira.

 

Sair da versão mobile