Grãos e Cereais

Semente de girassol: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 09/02/2018 (atualizado em 25/08/2023)
beneficios da semente de girassol

Você está procurando um lanche noturno saudável e nutritivo? Então não procure mais, conheça as deliciosas sementes de girassol. Esta semente possui uma textura firme que pode cuidar de sua fome, enquanto lhe fornece uma série de nutrientes.

Além disso, o girassol é uma planta anual herbácea pertencente à família Asteraceae. O nome botânico desta planta é Helianthus annuus. Ela é nativa da região da América do Norte e seus principais produtores são a Rússia, a China, os EUA e a Argentina. O bonito girassol produz sementes cônicas de tonalidade cinza a branco com uma superfície lisa. Cada cabeça de girassol contém centenas de sementes com óleo comestíveis.

benefícios da semente de girassol

Valor nutricional da semente de girassol:

Essas sementes crocantes são uma excelente fonte de nutrientes que beneficiam a saúde, como Vitamina A, Vitamina E e Vitamina B1 e Vitamina B6, folato e Niacina. Uma dose de 100 gramas contém cerca de 35,17 gramas de Vitamina E. Eles contêm boas quantidades de Cobre, Manganês, Selênio, Magnésio e Fósforo.

Além disso, a semente de girassol também vêm embalada com ácidos graxos essenciais, como ácido gordo poliinsaturado, ácido linoleico e ácido oleico. ela também é uma boa fonte de proteína e aminoácidos, cujo são essenciais para o crescimento do corpo.

Calorias: 100 gramas deste alimento de alta energia fornecem 584 calorias. Assim, as sementes devem ser apreciadas com moderação devido ao seu elevado teor calórico.

Benefícios da semente de girassol para saúde.

1. Rica em gorduras saudáveis:

A semente de girassol têm um teor de óleo extremamente alto, tornando-se uma das principais fontes de gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas. Ambas as gorduras são excelentes para a saúde do corpo.

2. Excelente anti-inflamatório:

Além disso, esta semente é uma excelente fonte de Vitamina E, um antioxidante solúvel em gorduras. A Vitamina E neutraliza os efeitos dos radicais livres, evitando danos nas estruturas e moléculas que contém gordura. Portanto, as propriedades anti-inflamatórias reduzem os sintomas de asma, osteoartrite e artrite reumatoide.

3. Reduzir o risco de câncer:

A semente de girassol melhora a resposta imunológica, diminuindo assim o risco de certos tipos de câncer. A Vitamina E e o alto teor de fibras presente na semente reduzem a possibilidade de câncer de cólon.

No entanto, o Selênio também na semente induz o reparo e síntese do DNA das células danificadas, inibindo a proliferação de células cancerígenas. Também promove a autodestruição eliminando as células anormais.

4. Inibir a menopausa:

A semente de girassol pode diminuir a gravidade e a frequência de ondas de calor nas mulheres que passam pela menopausa, reduzindo assim o desenvolvimento de complicações diabéticas.

6. Prevenir doenças cardiovasculares:

A semente de girassol também podem prevenir a ocorrência de doenças cardiovasculares. Estudos têm demonstrado que as pessoas que consomem uma boa quantidade de Vitamina E estão em um risco muito menor de morrer devido a ataque cardíaco. No entanto, ela também reduz os níveis de colesterol no sangue.

A Vitamina E também evita que os radicais livres oxidem o colesterol. O colesterol oxidado adere aos vasos sanguíneos e inicia o processo de aterosclerose, que pode bloquear as artérias, levando a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

7. Saúde nervosa:

Além disso, semente de girassol é conhecida por aliviar os nervos e aliviar o estresse e a enxaqueca. O Magnésio presente na semente contrabalança o Cálcio, regulando o tônus nervoso e muscular.

Ela também previne que o cálcio entre na célula nervosa e ative-a. Isso ajuda no mantimento do nervo relaxado. Além disso, uma deficiência de magnésio faz com que as células nervosas se tornem hiperativas, enviando muitas mensagens e causando contração excessiva.

8. Saúde óssea:

A semente de girassol contêm minerais ósseos saudáveis como Cálcio, Cobre e Magnésio, que impedem a perda de densidade mineral óssea. Eles também contêm Vitamina E, o que facilita a dor artrítica.

O Cobre encontrado na semente ajuda na ligação cruzada de colágeno e elastina, o que proporciona força e flexibilidade nas articulações e nos ossos.

9.  Saúde da pele:

O consumo de semente de girassol irá proporcionar brilho à pele. Combate os raios UV e mantém a pele jovem e bonita.Além disso,  Cobre é necessário para produzir melanina, o pigmento que dá cor à sua pele.

Os nutrientes presentes na semente de girassol previnem cicatrizes e aparência de rugas e linhas finas. Os ácidos graxos essenciais como o ácido palmítico, oleico e linoleico incentivam a formação de colágeno e elástico, tornando a pele macia e suave.

Preocupação:

A alergia à semente de girassol é bastante rara, mas algumas pessoas podem sofrer reações como espirros, gastrite, vômitos e comichão nos olhos.

A semente de girassol contêm uma quantidade escassa de oxalatos ou purinas. Assim, as pessoas que sofrem de transtornos renais devem evitar comer sementes de girassol.

Não coma as conchas da semente, pois pode perfurar o trato digestivo, levando a distúrbios do estômago.

Sair da versão mobile