Plantas medicinais

Vitex combate acne: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/09/2021)
vitex

O vitex tem uma longa história de uso no fitoterapia como tratamento para síndrome pré-menstrual, acne, doença fibrocística da mama e infertilidade. Além disso, a vitex possui propriedades essenciais para saúde de forma eficaz. Com o nome científico de Agnus castus, a planta vitex é originária da região do Mediterrâneo.

Trata-se de um arbusto milenar, tido pelos antigos como um grande símbolo de castidade e pureza. Dizia-se que as mulheres gregas que desejassem manterem-se puras deveriam colocar em suas camas folhas do arbusto e dormir com elas.

benefícios da vitex

A planta pertence à família Verbanaceae e pode ser conhecida popularmente como alecrim de angola, agno-casto, flor da castidade, árvore da castidade, pimenteiro silvestre, anho casto, entre outros nomes.

A altura do arbusto de vitex costuma atingir entre 1 e 6 metros, suas sementes são similares aos grãos de pimenta, seus ramos são cinzentos com folhas cruzadas e o fruto da planta apresenta coloração em tom vermelho escuro.

Propriedades da vitex:

Essa planta possui diversos benefícios graças as suas muitas propriedades medicinais, que são:

  1. Antidisentérico;
  2. Antiestrogênico;
  3. Anti-inflamatório;
  4. Antisséptico;
  5. Calmante;
  6. Carminativo;
  7. Diurético;
  8. Emenagogo;
  9. Espasmolítico;
  10. Estimulante;
  11. Expectorante;
  12. Galactagogo;
  13. Sedativo.

Agora que você já conhece as propriedades medicinais dessa planta, confira também os seus benefícios.

Quais os benefícios da vitex?

  1. Ocupa os receptores de popamina, deixando a mulher bem humorada, também auxilia no combate a infertilidade feminina, incrementando a produção de progesterona nas mulheres.
  2. Tem uso eficaz contra a depressão, ajuda a estabilizar a perimenopausa (período que antecede a menopausa), diminuindo a dor nos mamilos e melhorando a libido.
  3. Também indicada no combate à distonias neurovegetativas (ansiedade, insônia, palpitações, taquicardia, vertigens), doenças fibrocísticas das mamas, ejaculação involuntária, erisipela, espasmos gastrointestinais e feridas.
  4. Pensa-se que esta planta regula a libertação de estrogênio e de progesterona ao longo do ciclo menstrual, podendo melhorar a fertilidade e aumentar as hipóteses de concepção. E mais eficaz quando não há problemas estruturais.
  5. A Vitex é uma excelente opção para quem sofre de males do trato urinário, como cistites, infecções e cálculos renais, já que estimula a eliminação de líquidos e promove uma limpeza no organismo, em especial nos órgãos responsáveis pela expulsão da urina.

Esta planta também é destinada para o tratamento de irregularidades do ciclo menstrual, tais como:

  1. Oligomenorreia (poucas menstruações ao ano), polimenorreia (ocorrência de ciclos menstruais com frequência maior que o habitual) e amenorreia secundária (cessação da menstruação);
  2. Síndrome pré-menstrual, principalmente sintomas como mastalgia (dor nas mamas);
  3. Hiperprolactinemia (níveis elevados de prolactina no sangue).

Como usar a vitex?

  1. A vitex deve ser consumida através do chá de suas folhas trituradas, as quais podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e farmácias.
  2. Basta levar ao fogo uma colher de sopa de vitex para cada 200 ml de água.
  3. Deixe ferver por 5 minutos, então coe e beba o chá duas vezes por dia.
vitex

Contraindicações:

A vitex pode causar dores de cabeça, vômitos e diarreia caso seja usada em conjunto com determinados medicamentos. Portanto, antes de iniciar o tratamento com a planta, busque orientação e acompanhamento médico para evitar complicações.

Sair da versão mobile