Remédios Caseiros

10 tratamentos naturais para nariz entupido: como fazer passo a passo

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 13/10/2021)
nariz entupido

Os tratamentos para nariz entupido são Excelentes no combate desse mal e benéfico para nossa saúde, além de tirar o incômodo desse problema. Alem disso, É horrível ter um nariz entupido! Você soa, limpa o nariz e o muco não sai e você não pode respirar direito.

tratamentos para nariz entupido

Tratamentos para nariz entupido:

1. Alho

As propriedades antivirais e antifúngicas do alho irão ajudá-lo no combate a infecção que causa congestão respiratória. Além disso, ferva quatro dentes de alho em um copo de água. Caso tenha em sua cozinha, você pode adicionar uma colher de chá de açafrão. Beba diariamente até o congestionamento ser eliminado. Comer dentes de alho frescos também pode aliviar o congestionamento e o desconforto.

2. Vinagre de cidra de maçã:

O vinagre de cidra de maçã ajuda na diluição do muco. Ele também é rico em nutrientes, por isso é perfeito para saúde do corpo e para a imunidade. Além disso, misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã e uma colher de sopa de mel em uma xícara de água morna. Beba duas ou três vezes por dia durante uma semana.

3. Terapia de inalação:

Um remédio mais rápido é a terapia da inalação porque funciona como um expectorante natural e lubrifica o nariz. Além disso, você pode fazer isso duas a quatro vezes por dia: ferva um copo de água com algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Quando a água estiver fervendo, inale o vapor mantendo a cabeça a cerca de cinquenta centímetros do copo. Tenha cuidado, porque se chegar muito perto, o vapor pode queimá-lo.

4. Irrigação nasal:

Isso ajuda a lavar o muco e os irritantes das passagens nasais. Além disso, misture uma colher de chá de sal em duas xícaras de água quente e destilada, use esta solução para limpar o nariz, você pode usar uma seringa limpa sem agulha ou dispositivo de irrigação. Repita isso uma ou duas vezes por dia.

5. Óleo de eucalipto:

O óleo de eucalipto possui propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias. Além disso, coloque uma ou duas gotas de óleo essencial de eucalipto em um lenço limpo e inspire o aroma. Você também pode aplicar o óleo em seu travesseiro para dormir tranquilamente.

6. Água quente:

A água quente ajuda o muco a fluir pelas narinas e mantém os ductos úmidos. Além disso, tome um banho quente e aspire os vapores que se acumulam no banheiro. Você também pode molhar uma toalha com água quente e colocá-lo em seu rosto. Mas não deixe a toalha ficar muito quente para que não lhe queime. em seguida seu nariz entupido vai desentupi.

tratamentos naturais para nariz entupido

7. Chá quente:

Os chás ajudam na eliminação das toxinas do seu corpo e dilui o muco que obstrui as passagens nasais. Além disso, tome uma xícara de chá, de preferência limão ou hortelã, duas ou três vezes por dia.

8. Pimenta preta:

A pimenta-preta incentiva espirros e isso ajuda na eliminação do muco. Além disso, coloque um pouco de pimenta preta na palma da sua mão e adicione três gotas de óleo de gergelim. Massageie um pouco desta mistura sob o nariz, logo abaixo das narinas.

Respire o aroma forte. Caso sinta que vai espirra, não prenda. Além disso, repita, se necessário. Logo seu nariz entupido vai desentupi.

9. Tomate com alho:

Este é um excelente remédio para curar o nariz entupido. Ferva uma xícara de suco de tomate com uma colher de alho picado, uma colher de sopa de suco de limão e uma pitada de sal marinho. Beba esse chá lentamente enquanto ainda estiver quente.

Pegue este chá duas vezes por dia. Comer gengibre, alho, cebolas e pimentão também ajuda no descongestionamento do nariz.

10. Feno-grego:

O feno-grego tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda na limpeza das mucosas. Além disso, misture duas colheres de chá de sementes de feno-grego esmagadas em um copo de água. Coloque para ferver, coe e beba enquanto estiver quente.

Nota: Não tome este remédio caso esteja grávida porque causa contrações uterinas.

Sair da versão mobile