Remédios Caseiros

Receita caseira para baixar a febre: como usar, dicas e receitas

Por Alan Costa, em 08/12/2017 (atualizado em 18/10/2021)

Essa receita tem a capacidade de baixar a febre em apenas 3 minutos. Além disso, a febre também chamada de pirexia, é algo que nós deixa “pra baixo” e sem energia para realizar as tarefas mais simples no nosso dia-a-dia.

Receita Caseira Para Baixar a Febre em 3 minutos

A gente fica mole, sem força, com frio e completamente de exausto. Todos nós pensamos que a febre é uma doença, mais na verdade ela é apenas um sintoma. Uma resposta do organismo para o avisar que algo não está bem em nosso corpo.

A temperatura do corpo humano é ajustada para manter os órgãos internos em torno de 37° C, mas quando o organismo tem de combater algum agente que o agride, como vírus ou bactérias, ele pode liberar substâncias que agem no termostato, fazendo-o elevar a temperatura do organismo 2 ou 3 graus Celsius acima do valor habitual.

Há controversas sobre o papel da febre, se ela de fato ajuda na defesa do organismo ou se é apenas um efeito incidental. Alguns pesquisadores acreditam que o aumento da temperatura acelera determinadas reações imunológicas e afetam a atividade de alguns agentes infecciosos; outros afirmam que a principal função da febre é alertar para uma agressão ao organismo, mas que seu benefício na defesa em si é pequeno, por isso o melhor é tomar medidas para baixá-la.

Apesar de ser cercada de mitos e até de certo pavor, principalmente se acontecer à crianças, a febre não necessita de preocupações exageradas quando ocorre a pessoas saudáveis, enquanto estiver em níveis moderados. Não há necessidade de desespero para baixar a febre imediatamente, como muitos pensam.

Os médicos já concederam febril uma temperatura de 38 graus, e para medir essa temperatura, existem várias formas, há termômetros que podem ser colocados na boca nas axilas e até no reto, mas esse ultimo sempre acrescenta um grau a mais da temperatura real do corpo.

A febre pode se dar por vários fatores, entre eles estão:

  • infecções;
  • sequelas de lesão tecidual;
  • rejeição à enxerto;
  • inflamações;
  • processos malignos, etc.

Há alguns remédios que podem baixar febre, mas no entanto, existem pessoas que preferem fazer uso de remédios caseiros com é o caso da receita que vamos lhe mostrar agora, então confira a seguir como fazer essa receita caseira:

Chá de manjericão:

O chá de manjericão morno induz a transpiração, ajudando a regular a temperatura do corpo.

Ingredientes:

  • 20 folhas frescas de manjericão
  • 1 xícara de água

Modo de Preparo:

  • Coloque os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo, deixando ferver por cerca de 5 minutos, devidamente tampado.
  • A seguir, deixe amornar, filtre e beba a seguir.
  • Pode-se beber o chá de manjericão de 4 a 5 vezes ao dia para baixar febre.
  • No entanto, é importante molhar uma toalha fria e passar nas axilas, na testa e na nuca do indivíduo para ajudar a baixar febre.
  • O chá de manjericão não deve ser consumido na gravidez.
Sair da versão mobile