Peixes

Tilápia melhora o funcionamento do cérebro: veja 10 benefícios

Por Alan Costa, em 13/02/2018 (atualizado em 07/08/2023)
benefícios da tilápia

A tilápia é popularmente consumida em países como os Estados Unidos, a Índia e os países do norte da África. Ela é colhida em pedaços todos os anos e é um prato bastante popular hoje em dia.

Além disso, atualmente, foram encontradas mais de 20 espécies de tilápias, classificadas quanto ao comportamento reprodutivo. Dentre elas, temos a tilápia, cuja incubação dos ovos se dá em substratos; e a Tilápia do Nilo, cuja incubação se dá na boca da fêmea.

Principais benefícios da tilápia para saúde:

1. Saúde dos ossos:

Além disso, a tilápia é bom para os seus ossos, pois contém minerais como o fósforo que é necessário para a saúde humana. ela não só constrói ossos fortes, como também incentiva o desenvolvimento do seu corpo.

O fósforo é necessário para a manutenção dos ossos e das unhas, e isso o manterá forte e durável mesmo durante a velhice, ele também pode prevenir doenças como a osteoporose que ocorre quando a densidade mineral dos ossos é degradada.

2. Contra o câncer:

Assim como vários outros tipos de peixe, a tilápia contém uma abundância em selênio. ela contém uma grande quantidade de antioxidantes que combatem câncer e cura doenças relacionadas ao coração.

Os pesquisadores constataram que o selênio não só reduz a atividade radical dentro do corpo, como também torna-o menos propenso ao estresse oxidativo, também evita a mutação de células mais saudáveis para aquelas pessoas que são cancerígenos.

3. Melhora o funcionamento do cérebro:

A tilápia também é saudável para o cérebro, pois contém ácidos ômega 3 e potássio, que não só impulsionam o poder do cérebro, como também aumentam as funções neurológicas.

4. Saúde do coração:

Outro benefício da tilápia para saúde é que ela cuida bem do seu coração, ela é rica em ácidos graxos ômega 3 que melhoram o sistema cardiovascular.

De acordo com um estudo recente, o ômega 3 pode auxiliar na redução da pressão arterial elevada e prevenir doenças como ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e aterosclerose. Caso esteja preocupado com a saúde do seu coração, a Tilápia é o o melhor tipo de frutos do mar.

5. Combate o envelhecimento precoce:

Se você está preocupado com o desenvolvimento de sinais de envelhecimento no futuro, você precisa de tilápia. Além disso, a tilápia contém antioxidantes juntamente com vitamina C e vitamina E que são bons para a pele, pois melhoram a pele e tornam-se mais radiante e bonita. ela vem com selênio que ajuda a sua aparência e pára danos nos radicais livres.

6. Auxila na perda de peso:

A tilápia também pode ajudá-lo na perda de peso, assim como peixes normais, ela é muito rico em proteínas e muito baixo em calorias. Pode ser uma ótima maneira de reduzir o consumo de calorias, além de proporcionar ao seu corpo todos os nutrientes necessários para funcionar corretamente.

A Ela pode ser usada como uma opção dietética para aqueles que estão tentando ficar em forma.

7. Pacientes com tireoide:

Além disso, a tilápia é boa para pacientes com tireoide, pois contém selênio que desempenha um papel importante na regulação da glândula tireoide e melhora as funções hormonais também.

O funcionamento correto da glândula tireoide garante que seu metabolismo seja impulsionado.

8. Fortalecer o sistema imunológico:

Um benefício da tilápia é o aumento da imunidade, ela irá impulsionar e melhorar a atividade dos glóbulos brancos que protegerão o corpo contra substâncias nocivas e outros corpos estranhos.

Sair da versão mobile