Nutrição

Suco de tomate Melhorar a visão: veja 7 benefícios

Por Alan Costa, em 08/02/2018 (atualizado em 06/10/2021)
beneficios do suco de tomate

Os benefícios do suco de tomate são vários pois, tem grandes propriedades nutricionais e medicinais, consumir os tomates é um atalho para uma saúde robusta. Isso ocorre porque é rico em nutrientes como folato, vitamina C, potássio, etc.

benefícios do suco de tomate

Mas o que realmente define os tomates são a abundância de antioxidantes, como os carotenoides, especialmente o licopeno, que tem vários benefícios para a saúde.

O suco de tomate também oferece muita vitamina A. É rico em outros componentes benéficos como vitamina E, flavonoides, fitoesteróis e várias outras vitaminas solúveis em água.

Para aproveitar ao máximo os benefícios do suco, eles devem ser comidos crus ou com o mínimo de cozimento.

Caso os tomates crus não seja sua praia, a melhor maneira de consumi-lo é por meio desse suco. Com uma pitada de sal e pimenta caiena, é delicioso.

Benefícios do suco de tomate para saúde:

1. Prevenir o câncer: 

A presença de licopeno e carotenoide é, de longe, o ponto mais importante do suco de tomate. O licopeno é um carotenoide não-provitamínico, que é responsável pelas cores vermelhas a rosas observadas, toranja rosa e outros alimentos.

Os produtos processados de tomate são a principal fonte de licopeno na dieta nos Estados Unidos. Conhecida por possuir atividades antioxidantes, hipolipidêmicas e anticancerígenas, o licopeno é o principal composto bioativo presentes e seus subprodutos.

O que significa? Os antioxidantes eliminam os radicais livres, prevenindo o dano celular e tecido que, por sua vez, previne muitas doenças, como o câncer.

Além do licopeno, a vitamina C nos tomates desempenham um papel na prevenção da oxidação. Além disso, as atividades anticancerígenas do licopeno protegem o organismo contra os carcinógenos cancerígenos. Confira no vídeo abaixo também outro uso do tomate Para saúde

2. Melhorar a visão:

 Tomar suco de tomate diariamente beneficiará seus olhos, uma vez que é rico em vitamina A. Além disso, a vitamina A, também conhecida como retinol, mantém a saúde dos tecidos na retina. O retinol é essencial para a formação de púrpura visual na retina que permite a visão em pouca luz.

3. Acelerar a perda de peso:

Caso esteja em uma dieta de perda de peso, você deve incluir suco de tomate. Além disso, o licopeno é o responsável aqui novamente. O licopeno protege o corpo contra doenças metabólicas. Incluir licopeno ajuda na redução da circunferência da cintura, do colesterol e os níveis inflamatórios de adipocinas no corpo.

4. Desintoxicar o fígado:

 O maior órgão interno de nosso corpo deve ser desintoxicado, pois faz um grande trabalho para manter o sangue saudável e purificado distribuído no corpo. Como o fígado lida com muitas toxinas, também precisa de uma desintoxicação.

Os alimentos vegetais foram comprovados como desintoxicante do fígado. Além disso, éÉ considerado perfeito para melhoramento da perturbação hepática.

5. Manter o coração saudável:

Um órgão que se beneficiará imensamente de uma dieta com suco de tomate é o coração. Além disso, ele é conhecido por ter efeitos protetores do coração, diminui o LDL, ou o colesterol ruim, e aumenta a resistência do LDL à oxidação, o que significa um coração mais saudável.

O licopeno pode reduzir o risco de múltiplas doenças cardiovasculares. São a melhor fonte de licopeno.

6. Promover a saúde intestinal:

O suco de tomate tem um efeito prebiótico no intestino, aumentando a microbiota intestinal, cujo garante a saúde do intestino. Além disso, em um estudo feito em ratos, comprovou-se que o consumo de forma constante durante cinco semanas respondeu ao efeito de uma dieta rica em gordura no estômago.

Isso foi possível porque aumentou a população de bactérias lactobacillus (boas bactérias intestinais) no estômago. Além disso, um estômago saudável significa um corpo saudável, não é?

7. Melhorar saúde da pele:

Ainda não terminamos. Existe um motivo excelente de beber com frequência. Além disso, possuem uma boa quantidade de antioxidantes, que impedem as células de serem danificadas e ajudam na reparação de células e tecidos.

Os antioxidantes presentes no suco de tomate, como o licopeno, o betacaroteno e até mesmo a vitamina C, garantem que muitos órgãos como a pele permaneçam saudáveis e brilhantes.

Sair da versão mobile