Doenças e Tratamentos

Furúnculo: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 28/02/2018 (atualizado em 08/10/2021)
furúnculo

O furúnculo é um abscesso (coleção de pus) que se forma sob a pele quando uma bactéria infecta um folículo piloso, estrutura de onde crescem os pelos. Ao contrário da foliculite, que é uma infecção localizada e restrita ao folículo piloso, o furúnculo surge porque a infecção se alastra pelo tecido subcutâneo ao redor do folículo.

furúnculo o que é, causas, sintomas e tratamentos

Sua principal característica é a formação de um abscesso, ou seja, de um nódulo avermelhado, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa da presença de pus. O tamanho varia segundo a profundidade dos tecidos infectados.

O que é furúnculo?

O furúnculo, conhecido popularmente como cabeça de prego, é uma infecção de pele, em forma de abscesso, que ocorre quando há infecção do folículo piloso por uma bactéria, habitualmente, pelo Staphylococcus aureus.

Em geral, a bactéria Staphylococcus aureus está presente na superfície da nossa pele e não consegue penetrá-la, a não ser haja alguma ferida. Qualquer lesão de pele, por menor que seja, pode servir como porta de entrada para bactérias, incluindo picadas de mosquitos, escoriações, feridas por laminas de barbear ou lesões causadas por agulhas.

Causas do furúnculo:

O furúnculo é geralmente causado pela bactéria Staphylococcus aureus, um tipo bastante comum e que pode ser encontrado na pele e dentro do nariz. No entanto, esta condição também pode ser causada por outras bactérias ou fungos presentes na superfície da pele.

Ele geralmente cresce em locais acometidos por alguma ferida ou picada de inseto, que facilitam a entrada da bactéria. O furúnculo pode ocorrer em folículos capilares de qualquer parte do corpo, podendo haver mais de um ao mesmo tempo.

A lesão surge especialmente nas regiões com pelos e mais expostas à umidade, pressão e atrito, ou a substâncias gordurosas que facilitam a obstrução dos folículos pilosos. Os furúnculos são mais comuns no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas.

Sintomas do furúnculo:

Um dos principais sintomas do furúnculo e a formação de um abscesso folicular avermelhado, endurecido, com sinais de pus na parte central e dor são os principais sintomas. A dor desaparece quando a pele que recobre o nódulo rompe espontânea ou cirurgicamente e são eliminados o pus e o tecido necrosado (popularmente conhecido como carnegão).

Findo o processo de cicatrização, uma mancha escura aparece no local da infecção. Quanto aos carbúnculos, além de muito dolorosos, deixam cicatrizes extensas por causa da necrose dos tecidos no local da infecção.

Fatores de risco do furúnculo:

Este problema atinge qualquer pessoa, o que existe são fatores que podem aumentar as chances, tais como:

  • Falta de higiene, como não lavar as mãos e passar com frequência a mão no rosto;
  • Excesso de oleosidade na pele;
  • Acnes;
  • Pessoas que tem o hábito de ‘espremer’ espinhas e cravos;
  • Obesidade, pois aumenta a gordura e os espaços propícios ao desenvolvimento;
  • Diabetes, pois reduz a imunidade a bactéria que causa furúnculos.

Diagnosticos:

O médico irá facilmente reconhecer o furúnculo por uma simples observação da lesão. No entanto, ele irá questionar as circunstâncias de ocorrência e possivelmente pesquisar doenças subjacentes. Além disso, as recaídas frequentes e furunculos e podem exigir amostras para identificar o organismo causador.

o que é furúnculo

Tratamentos:

É possível tratar de pequenos furúnculos em casa, aplicando compressas quentes para aliviar a dor e favorecer a drenagem natural da lesão. É importante também sempre deixar o local da ferida limpo, para evitar maiores complicações.

Para furúnculos maiores, o médico poderá indicar alguns tipos de tratamentos mais específicos:

Incisão e Drenagem: o especialista poderá realizar uma pequena incisão na parte central do furúnculo para induzir a drenagem do pus

Antibióticos: se o furúnculo vier acompanhado de infecções bacterianas, o médico poderá prescrever um antibiótico específico para combatê-la, de tipo tópico ou oral.

Sair da versão mobile