Plantas medicinais

Flamboianzinho combate o catarro: veja os benefícios da planta

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 24/09/2021)
flamboianzinho

Flamboianzinho contém muitos nutrientes que são ótimos para a saúde  e ajuda no tratamento de muitas doenças, leva os nomes de brio-de-estudante, árvore-da-ave-do-paraíso, chagueira, chagas-de-jesus, flor-do-paraíso, flor-de-pavão, flor-da-ave-do-paraíso, barba de barata, renda-de-ouro, poinciana-anã, vaio-de-estudante, orgulho-de-barbados. Ele é árvore pequena, que apresenta inflorescências recemosas terminais, composta por flores vermelhas, vermelho alaranjadas e as vezes amarelas, longo pediceladas. Os estames longos atraem borboletas, o fruto é um legume seco, achatado de aproximadamente dez centímetros de cumprimento.

flamboianzinho

Para que serve o flamboianzinho:

Tendo os alcaloides como princípios ativos, a planta também conhecida como barba de barata atua como excitante, emenagoga, tônica e purgativa. Ela é uma poderosa laxante e que ainda atua no combate à febre. Pode ser usada no tratamento do catarro no pulmão e na angina tonsilar.

Características do flamboianzinho:

A Barba de Barata é um arbusto ou arvoreta perene, muito popular no paisagismo tropical. Ele apresenta caule lenhoso, ereto, ramificado e cheio de espinhos. Suas folhas são grandes e bipinadas, de coloração verde, com numerosos folíolos ovalados.

Nativa da América Central, a barba de barata é de rápido crescimento e as suas folhas são recompostas com folíolos pequenos e permanentes. Sua copa tem um formato arredondado e pode atingir de três a quatro metros de altura. Suas flores são avermelhadas, alaranjadas ou amareladas (na variedade flava), dispostas em cachos paniculares, e a época de floração é entre setembro a abril. O fruto da barba de barata é do tipo legume, ou vagem, e a época de frutificação é entre maio e junho.

Benefícios do flamboianzinho:

Os benefícios do flamboianzinho são devido aos seus princípios ativos que incluem os alcaloides. As propriedades medicinais deste vegetal incluem a sua ação excitante, febrífuga, emenagoga, tônica, laxante, odontalgica e purgativa. É importante ressaltar que a barba de barata também é uma espécie abortiva e que contém seixa tóxica.

Devido aos benefícios do flamboianzinho, este vegetal é indicado para auxiliar no tratamento de angina tonsilar e catarro pulmonar. Esta espécie é susceptível à broca e, devido ao seu pequeno porte e à sua raiz pivotante, possui características ornamentais, sendo utilizada para arborização urbana.

beneficios do flamboianzinho

Como cultivar:

Deve ser cultivada sob sol pleno ou sombra parcial, em solo fértil, enriquecida com matéria orgânica e muito bem drenada. Adubações anuais estimulam uma intensa floração. Tolerante ao frio leve, em climas subtropicais ou mediterrâneos, tornando-se caducifólio (perde as folhas no inverno). Multiplica-se por sementes.

Malefícios:

O Flamboianzinho é muito tóxico. Seu uso deve ser feito somente sob orientação e acompanhamento médico. A ingestão das vagens ou sementes produz intensa gastrenterites com vômitos, cólicas abdominais e diarreia. As vezes ocorre distúrbios hidreletrolíticos.

Sair da versão mobile