Doenças e Tratamentos

Doença do homem árvore: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
doença do homem árvore

A doença do homem árvore é muito rara, ela é conhecida como epidermodisplasia verruciforme, Existem apenas quatro pessoas no mundo identificadas com a doença.

Além disso, a doença do homem árvore é hereditária extremamente que leva a formação de verrugas na pele que nunca param de crescer. Se manifesta, normalmente entre um e vinte anos de idade e afeta normalmente as mãos e os pés. No entanto, o O único tratamento é a remoção cirúrgica, mas as verrugas voltam a crescer em seguida, o que exige cirurgias frequentes.

doença do homem árvore

Quais são as causas da doença do homem árvore:

A doença do homem árvore é causada por um tipo de vírus HPV que faz com que a pessoa tenha inúmeras verrugas espalhadas por todo o corpo, que são tão grandes e disformes que fazem com que suas mãos e pés pareçam troncos de árvores.

Além disso, esta doença é causada pela presença do vírus HPV e também alterações no sistema imune que permite que esses vírus circulem livremente pelo corpo, levando a formação de uma grande quantidade de verrugas por todo o corpo.

Essa devida alteração genética se deve a uma mutação num traço autossômico recessivo que assim que se expressa, causa uma diminuição na imunidade celular mediada.

Este vírus em questão nesta doença é o HPV (vírus do papiloma humano) que faz começar a dar cria a essas pequenas verrugas na pele, coisas que raramente não acontece quando alguém adquire tal anomalia.

Quais são os sintomas da doença do homem árvore:

Os principais sintomas da doença são as verrugas que começam a aparecer em diversas localidades do corpo, principalmente nas mãos, pés e também no rosto. De inicio os sintomas mais comuns são: coceira, vermelhidão na pele e descamação.

Quais são as dificuldades enfrentada pelos portadores?

Devido ao enorme número de verrugas que crescem no indivíduo portador da doença, principalmente nas mãos e nos pés, o indivíduo não consegue movimentar se, nem ter uma vida normal.

Agarrar objetos ou caminhar longas distâncias torna-se um problema sério do dia-a-dia. Portanto, para tarefas do dia-a-dia, o portador desta doença necessita de ajuda de outras pessoas. No entanto, como esta doença provoca deformidades no corpo, é normal existir exclusão social do indivíduo afetado.

causas da doença do homem arvore

Qual é o diagnóstico e tratamento?

O diagnóstico da doença do homem árvore é feito com base no histórico e quadro clínico apresentado pelo paciente. Ainda não foi descoberto um tratamento eficaz. Contudo, vários tratamentos têm sido sugeridos, sendo o mais utilizado a administração de acitretina (0,5-1,0 mg/kg) durante 6 meses.

Interferon também tem sido utilizado em associação com retinoides. Há relatos de que o uso de cimetidina pode ser eficaz por promover a depressão da proliferação celular. A remoção das lesões verrucosas é outra opção, que pode ser feita por meio de cirurgia ou crioterapia. Contudo, quando removidas, continuarão a desenvolver-se durante toda a vida.

Sair da versão mobile