Doenças e Tratamentos

Como prevenir a doença de alzheimer usando os mirtilos?

Por Alan Costa, em 17/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
como prevenir a doença de alzheimer usando os mirtilos

Saber como prevenir a doença de alzheimer usando os mirtilos sem risco de prejudicar a saúde pois uma porção de mirtilos lhe proporcionará 25% do requisito diário de vitamina C, fibra e manganês (importante para a saúde óssea). Além disso, seu alto teor de antioxidantes pode ajudar na redução do risco de doença cardíaca, câncer e doença de Alzheimer.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cincinnati descobriu que os antioxidantes presentes nos mirtilos fornecem um benefício na melhoria da memória e da função cognitiva em alguns adultos mais velhos.

como prevenir a doença de alzheimer usando os mirtilos

Portanto, acredita-se que a adição dos mirtilos podem prevenir as deficiências neurocognitivas. Mas os antioxidantes não são apenas bons; Em estudos anteriores com animais, os pesquisadores demonstraram que as antocianinas também melhoram a cognição.

Os mirtilos possui sua cor escura e profunda das antocianinas, um tipo de flavonoide que atua como um antioxidante dentro da fruta. Em geral, os antioxidantes ajudam na prevenção do dano relacionado à idade no nível celular. Portanto, ter uma dieta rica em frutas e vegetais é inquestionavelmente bom para a saúde. Muitos estudos descobriram que os mirtilos são benéficos para doença de Alzheimer.

Além disso, a associação do Alzheimer’s acredita que, até 2025, mais de sete milhões de americanos terão esse transtorno de memória/ comportamento.

Desenvolvidos em cérebro saudável, os sintomas desse distúrbio neurodegenerativo aparecem lentamente e pioram ao longo do tempo. No início, interfere nas tarefas diárias e, no final, interrompe o sistema nervoso autônomo, responsável pelo controle da frequência cardíaca e da respiração.

Uma equipe apoiada com estudos anteriores mostrou o poder dos mirtilos no desempenho cognitivo. O estudo envolvia 47 adultos, com 68 anos ou mais, que já começavam a apresentar sinais de comprometimento cognitivo leve um fator de risco para a doença de Alzheimer

Eles começaram a fazer exames cerebrais em cada participante, após a formação dos dois grupos. Um grupo recebeu um pó de placebo uma vez por dia durante 16 semanas e o outro grupo consumiu um pó de mirtilos liofilizado, equivalente a uma xícara.

Além disso, o grupo que consumiu o pó demonstrou uma melhor memória e acesso a palavras, além de possuir uma maior atividade. Sendo assim, uma ótima maneira de como prevenir a doença de alzheimer usando os mirtilos.

Obviamente, é preciso fazer mais pesquisas, mas, entretanto, ele são deliciosos, uma boa fonte de vitaminas e ajudam na proteção da pele.

Sair da versão mobile