Doenças e Tratamentos

Brucelose: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 11/10/2021)
brucelose causas

A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella. É uma infecção que afeta principalmente animais, incluindo cabras, ovelhas, camelos, porcos, cervos, bovinos e cães.

Os seres humanos desenvolvem esta doença quando eles entram em contato com animais contaminados ou produtos de origem animal. Os sintomas da brucelose muitas vezes se assemelham a uma síndrome gripal.

brucelose

Brucelose humana é uma doença que é encontrado em todo o mundo, e tem uma taxa de ocorrência anual de mais de 500.000 casos.

Esta Doença tende a ocorrer mais comumente em regiões com programas de doenças dos animais de controle menos estabelecidas e em áreas onde as iniciativas de saúde pública pode ser menos eficaz.

Áreas de alto risco incluem a Bacia do Mediterrâneo (Portugal, Espanha, Sul de França, Itália, Grécia, Turquia e Norte de África), América do Sul e Central, Europa Oriental, África, Ásia, Caribe e Oriente Médio.

Nos Estados Unidos, a brucelose é muito menos comum, com apenas 100-200 casos humanos relatados a cada ano. Esta diminuição dos casos nos Estados Unidos é sentida para ser devido a programas de vacinação de animais eficazes e pasteurização do leite.

O que é a brucelose?

Mais em Fim, O que é a brucelose? Também chamada de febre de malta ou aborto infeccioso, a Brucella é uma zoonose causada por uma bactéria do gênero Brucellas. Nos animais, a Brucella abortus é responsável pela queda na produção de leite e problemas na reprodução.

Principais causas:

As causas vem de uma bactéria que se propagam nos animais selvagens, entretanto, pode contaminar os domésticos. Os animais de origem bovina, caprina, ovina, suína e canina são os mais propícios a contraírem a doença, porem, alguns bichos do mar também podem ser afetados, como focas, baleias e golfinhos. Além disso, como já dito anteriormente, a bactéria que Causa a brucelose se espalha a partir dos animais, e há três formas responsáveis:

1. Consumo de laticínios crus:

O micro-organismo chamado Brucella, proveniente do leite de animais contaminados pode se dispersar para as pessoas através do consumo de leite não pasteurizado, manteiga, queijos e sorvetes à base do leite. Além disso, essa bactéria também pode ser expedida por meio da carne mal cozida ou crua dos animais infectados.

2. Inalação:

A bactéria Brucella se propaga rapidamente através do ar, podendo afligir qualquer pessoa que permaneça num local onde há a contaminação. Além disso, o grupo de risco são agricultores, empregados de matadouros e técnicos de laboratório, pois podem inalar o micróbio.

3. Contato direto: 

As bactérias presentes no sangue, placenta ou sêmen de um animal contaminado podem se infiltrar em sua corrente sanguínea por meio de um ferimento e a proximidade. Por esse motivo, as pessoas que possuem baixa imunidade devem se abster da manipulação em animais que contenham a doença. Além disso, esta Doença geralmente não se transmite de uma pessoa para outra, porém, em algumas ocasiões, as mães podem passar a patologia para seus filhos através do parto ou da amamentação.

causas da brucelose

São raros os casos em que esta doença foi transmitida através da relação sexual ou por intermédio de transfusão de sangue infectado ou de medula óssea.

Quais são os sintomas?

A bactéria atinge o trato reprodutivo, as articulações e o sistema retículoendotelial. Além disso, os sintomas variam de acordo com a fase (inicial ou crônica) da doença, podem durar alguns dias a vários meses depois que o indivíduo a contrai. Além disso, é preciso atenção, pois os sintomas são parecidos com o da gripe. Entre eles o paciente pode ter:

  • Alterações da memória.
  • Calafrios.
  • Cansaço.
  • Dor de cabeça intensa.
  • Dores musculares (principalmente costas e abdômen).
  • Fadiga.
  • Falta de apetite.
  • Febre alta (superior a 38ºC) recorrente.
  • Fraqueza.
  • Instabilidade emocional.
  • Manifestações alérgicas (asma, urticária, etc.).
  • Perda de peso.
  • Pressão baixa.
  • Sensação de mal-estar.
  • Suor noturno.
  • Tremores.

Os sintomas também podem desaparecer durante semanas ou até meses e retornarem.

Como tratar a brucelose:

O tratamento normalmente é feito com antibióticos durante cerca de 2 meses e a adoção de alguns comportamentos, como evitar o consumo de produtos lácteos não pasteurizados caseiros, como leite, queijo, manteiga ou sorvete para evitar uma nova contaminação.

A vacina para esta doença em humanos não existe, mas existe uma vacina para as crias fêmeas entre os 3 e os 8 meses de idade, que deve ser administrada por um veterinário e que as protege contra a doença, prevenindo a transmissão da doença para humanos.

Quando esta Doença não é devidamente tratada pode provocar hepatite, anemia, artrite, meningite ou endocardite. Saiba mais sobre o tratamento e as complicações da Doença de Brucella em: Tratamento para brucelose.

Como se prevenir da brucelose:

Para se Prevenir da brucelose é importante ingerir sempre leite e derivados pasteurizados, pois esta é a única forma de garantir que estes alimentos são seguros para consumo e não têm a bactéria que provoca a doença.

  • Evitar consumir carne mal cozida;
  • Evitar consumir qualquer alimento lácteo cru;
  • Usar luvas, óculos de proteção, avental e máscara ao mexer em animais doentes, mortos ou durante um parto;
  • Evitar consumir produtos lácteos não pasteurizados, como leite, queijo, sorvete ou manteiga caseiros.

Estas medidas têm como objetivo evitar a transmissão da doença ou uma nova contaminação, caso o indivíduo já tenha estado doente.

Sair da versão mobile