Doenças e Tratamentos

Cleptomania: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 27/02/2018 (atualizado em 08/10/2021)
o que e cleptomania

A cleptomania é o impulso irresistível de roubar itens que geralmente não precisa e que, têm pouco valor. Esse problema mental grave pode causar dor emocional para o seu portador e seus entes queridos se não for tratada.

Além disso, muitas pessoas com este distúrbio viver uma vida de vergonha secreta, porque eles têm medo de procurar tratamento de saúde mental. Embora não haja cura, o tratamento com medicamentos ou psicoterapia pode ser capaz de ajudar a acabar com o ciclo de roubar compulsivo.

cleptomania deve ser diferenciada do furto intencional ou inadvertido (planejado ou impulsivo), que é deliberado e motivado pela utilidade do objeto e valor. O diagnóstico não é feito a menos que outros aspectos característicos também estejam presentes.

cleptomania

O que é cleptomania?

A cleptomania é uma doença crônica que tem como principal característica a falha em resistir aos impulsos de furtar. Os objetos furtados normalmente são desnecessários para uso pessoal e de baixo valor monetário. Ou seja, para o cleptomaníaco, o ato em si é mais importante do que o objeto. Este transtorno pode afetar tanto os homens quanto as mulheres.

Quias são as causas da cleptomania?

As causas da cleptomania não são conhecidas. Existem várias teorias que sugerem que mudanças no cérebro podem ser a raiz da doença, pode estar ligada a problemas com uma substância química do cérebro de ocorrência natural (neurotransmissor) serotonina. A serotonina ajuda a regular o humor e as emoções. Baixos níveis de serotonina são comuns em pessoas propensas a comportamentos impulsivos.

A cleptomania também pode estar relacionada a vícios, e roubar pode causar a liberação de dopamina (outro neurotransmissor). A dopamina provoca sensações prazerosas, e algumas pessoas buscam essa sensação gratificante de novo e de novo.

Outra pesquisa descobriu que o distúrbio pode ocorrer depois que alguém sustente um ferimento na cabeça. Mais pesquisas são necessárias para entender melhor todas estas possíveis causas.

Quais são os sintomas?

listamos abaixo os principais sintomas deste distúrbio:

  • Falhar na tentativa de resistir aos impulsos de furtar objetos desnecessários ou sem valor monetário;
  • Tensão antes da realização do furto;
  • Prazer, satisfação ou alívio após cometer o furto;
  • O furto não é um transtorno de conduta.

Quias são as complicações da cleptomania?

Se não for tratado, este distúrbio pode resultar em problemas, jurídicos e financeiros emocionais graves. Por exemplo, muitas pessoas com esta condição conhecidos foram presos por roubo.

Porque você sabe que roubar é errado, mas você se sente impotente para resistir ao impulso, você pode ser arruinado pela culpa, vergonha, auto-aversão e humilhação.  Além disso, no caso contrário, pode levar uma vida moral e íntegram ser confuso e chateado com sua compulsão ao roubo.

o que e cleptomania

Qual é o tratamentos?

Apesar do medo, humilhação ou constrangimento pode tornar difícil para você procurar tratamento, é importante buscar ajuda. Este distúrbio é difícil de ser superado. Tratamentos para cleptomania geralmente envolvem medicamentos e psicoterapia, talvez junto com grupos de auto-ajuda.

No entanto, não há nenhum tratamento para esta condição padrão, e os pesquisadores ainda estão tentando entender o que pode funcionar melhor.

Sair da versão mobile