Benefícios do Chás

Chá de Orégano: O que é, benefícios e receitas

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 16/08/2023)
chá de orégano

O chá de orégano contém antioxidantes que ajuda eliminar os radicais livres, as substâncias tóxicas resultantes de processos naturais e estresses ambientais. Um acúmulo de radicais livre pode desencadear estresse oxidativo e pode levar a danos celulares que podem resultar em várias doenças, incluindo câncer e diabetes.

Além disso, o orégano é popular há anos graças ao seu sabor e aroma fortes. No geral, ele é utilizado para fazer molhos e dar um gosto especial aos alimentos. Entretanto, o que poucos sabem é que o orégano também pode ser utilizado através de chá. Isso porque ele possui propriedades que são de suma importância para combater e prevenir doenças.

O que é orégano?

O orégano é uma erva da família da hortelã, ou Lamiaceae. As pessoas o usam há milhares de anos para adicionar sabor aos pratos e tratar condições de saúde. Caracteriza-se na dieta mediterrânea.

Benefícios do Chá de Orégano Para Saúde:

1. Rico em antioxidantes:

Além disso este chá  é rico em antioxidantes, compostos que ajudam a combater os danos causados ​​pelos radicais livres nocivos no organismo. O acúmulo de radicais livres tem sido associado a doenças crônicas como câncer e doenças cardíacas.

2. Ajudar a combater bactérias:

No entanto, chá de orégano possui componentes podem ser eficazes contra certas cepas de bactérias.

3. Propriedades anti-câncer:

O orégano é rico em antioxidantes. Esses compostos podem não apenas neutralizar os danos dos radicais livres, mas também podem ajudar na prevenção do câncer.

4. Pode ajudar a reduzir a infecção viral:

Além de combater bactérias, alguns estudos em tubo de ensaio descobriram que o orégano e seus componentes também podem proteger contra alguns vírus.

Em particular, carvacrol e timol são dois compostos no chá de orégano que foram associados a propriedades antivirais. Além disso, o rinovírus inativado por carvacrol, uma infecção viral que causa diarreia, náusea e dor de estômago, dentro de uma hora após o tratamento

5. Diminuir a inflamação:

A inflamação é uma resposta imune normal que ocorre como resultado de doença ou lesão. No entanto, acredita-se que a inflamação crônica contribua para o desenvolvimento de doenças como doenças cardíacas, diabetes e condições auto-imunes.

O chá de orégano é rico em antioxidantes, que podem ajudar a neutralizar os radicais livres  e reduzir a inflamação. Ele também contém compostos como o carvacrol que demonstraram ter propriedades anti-inflamatórias.

Receita de chá de orégano:

O chá de orégano é um dos mais fáceis de fazer. Primeiro, você vai precisar de:

Ingredientes:

– Uma colher de sopa de folhas de orégano;
– Uma xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Antes de tudo, coloque uma colher de sopa de folhas de orégano em uma xícara;
  2. Depois, esquente uma xícara de água e desligue o fogo assim que a água ferver;
  3. Por último, despeje a água na xícara contendo o orégano e misture;
  4. Tome assim que o chá esfriar.
Sair da versão mobile