Benefícios do Chás

Chá de Confrei: O que é, valor nutricional, benefícios e como usar

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 18/08/2023)
chá de confrei para combater doenças

O chá de confrei possui substâncias que ajudam o crescimento de novas células da pele que reduzem a inflamação e ajuda a manter a pele saudável. Além disso, na Europa e Ásia o confrei é cultivado e usado como forrageira para aves (é rico em proteínas). Suas folhas eram usadas na alimentação humana, desde a antiguidade (na década de 70 é que surgiu a questão sobre o uso interno do confrei) em saladas, refogados ou chás.

No uso externo, como pomada, cataplasma ou água, podem-se usar as folhas, flores e raízes, em distintas formulações.

O que é chá de confrei?

O chá de confrei é feito a partir da planta confrei, conhecida por suas propriedades cicatrizantes, e também, por sua hepatotoxicidade. Para usar plantas medicinais, estude bem antes. Não é por ser planta, natural, que sempre será saudável, ou inócuo.

É muito usado nas medicinas populares desde a antiguidade, com indicação de tratar doenças gastrointestinais, disenterias, inflamações, reumatismos, hemorroidas, tosses e, principalmente de ser muito eficaz na cicatrização de feridas, internas ou externas.

Preparando o chá de confrei, você pode ter uma mistura mais concentrada da planta e diluída em líquidos, sem a perda de boa parte dos nutrientes. Assim, sem ter que ingerir o chá de confrei, você pode obter o melhor da planta sem prejudicar sua saúde.

Valor nutricional:

Constituída de ácidos fólico, ascórbico, nicotínico, tânico, galo-tânico e pantatênico. Sem mencionar ainda as vitamina C, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B12, Vitamina A, Vitamina E e outros, como o amido, aminoácidos essenciais, carboidratos, caroteno, cálcio, ferro, fósforo, iodo, Manganês, potássio, proteínas, Zinco.

Quais os Benefícios do Confrei?

1. Cicatrização:

Pode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas cutâneas menores, porque as raízes de confrei e folhas contêm um composto químico chamado ácido úrico que podem estimular o crescimento de novas células da pele. Também pode ser útil para queimaduras, escaras, picadas de insetos e erupções cutâneas.

2. Hematomas e sangramento:

Chá de confrei pode ajudar a reduzir a aparência e acelerar a cicatrização de feridas. Ele também pode ajudar a reduzir o sangramento de feridas na pele, e pode ajudar a parar hemorragias nasais. Folhas de confrei e raízes contêm taninos, que têm um efeito adstringente sobre os vasos sanguíneos. Estes taninos são os componentes de confrei responsáveis ​​pelo controle do sangramento.

3. Dor nas Costas:

Os benefícios de aplicações tópicas do chá de confrei são principalmente baseadas em evidências, e poucas pesquisas têm sido feitas para confirmar a eficácia de confrei para seus usos pretendidos.

Um estudo em relação ao uso do chá para o tratamento de dor nas costas concluiu que havia uma diferença significativa entre o extrato de confrei e o grupo placebo quanto à intensidade da dor. De fato, o extrato causou uma diminuição de 95,2 por cento em dor percebida durante os movimentos normais e produziu os efeitos de alívio da dor rapidamente.

Outros Benefícios do Chá de Confrei:

  1. Abscessos.
  2. Afecções ósseas.
  3. Bócio.
  4. Bronquite.
  5. Cefaleias.
  6. Contusões.
  7. Cortes.
  8. Debilidade.
  9. Deslocamentos.
  10. Dores.
  11. Febre.
  12. Feridas.
  13. Fissuras.
  14. Fraturas.
  15. Furúnculos.
  16. Gastrite.
  17. Hematomas.
  18. Hemorragia pulmonar.
  19. Hepatite.
  20. Pele.
  21. Picadas de insetos.
  22. Pressão arterial alta.
  23. Psoríase.
  24. Queimaduras.
  25. Resfriados.
  26. Reumatismo.
  27. Problemas nos rins.
  28. Sinusite.
  29. Tosse.

Sem dúvida, o chá tem lugar de destaque entre os chamados ‘tratamentos alternativos’ para várias doenças, mas com restrições. A máxima do ‘se não faz bem, mal também não faz’ nem sempre é verdadeira, pois muitas das plantas são tóxicas.

Como usar:

O chá de confrei deve ser preparado com a planta inteira, mas só deve ser ingerido se for receitado por um médico. Para fazer o chá coloque 30 gramas de folhas de confrei em um litro de água, leve ao fogo, após levantar fervura retire do fogo e coe.

Ajuda a reduzir o sangramento de feridas na pele e pode ajudar também a parar hemorragias nasais, pois suas folhas e raízes possuem taninos, que têm efeito adstringente sobre os vasos sanguíneos

Cuidados:

O uso tópico de chá de confrei é geralmente considerado seguro. No entanto, substâncias encontradas em plantas de confrei podem ser prejudiciais em grandes quantidades. Quando o chá de confrei é usado em feridas abertas ou aplicado em excesso, pode acumular-se no corpo e tornar-se tóxico.

Como tal, você deve seguir as instruções dos produtos, certificando-se de não usar mais do que é recomendado e não usar chá de confrei para mais de 10 dias de cada vez. Se você estiver grávida ou amamentando, você deve evitar produtos de confrei.

Embora o chá possa oferecer benefícios medicinais, o uso interno tem suscitado controvérsia considerável. Tomando esta erva pode causar danos ao fígado, além de contribuir para a doença veno-oclusiva hepática, uma doença caracterizada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos em seu fígado.

Confrei também tem sido associado à formação de câncer embora apenas tenha sido demonstrado o aumento de risco em animais. Fale com o seu médico antes de tomar qualquer forma de confrei, incluindo chá de confrei.

Sair da versão mobile