Benefícios do Chás

Chá de Amora Branca: Benefícios, usos, receitas e cuidados

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 17/08/2023)
cha de amora branca

O chá de amora branca não é de hoje que as folhas e tronco da amoreira vem fazendo sucesso. Na China são utilizados há milhares de anos para prevenir e curar diversas doenças, aumentar o sistema imunológico do corpo, reduzir o colesterol e até para perder peso.

Embora  seja repleta de vitaminas e minerais, a maior concentração se encontra nas folhas e no tronco da amoreira. Neles podemos encontrar altos níveis de magnésio, fósforo, potássio e cálcio, além de vitaminas antioxidantes como vitamina C e E.

Além do mais, a bebida não só cuida da saúde, como também proporciona a perda de peso em quem possui uma dieta balanceada e uma prática de exercícios físicos bem elaborada. Desta forma, é possível promover uma vida mais saudável e ainda de quebra diminuir as medidas das roupas, com um corpo mais atlético.

Benefícios do Chá de Amora Branca:

É uma excelente fonte de vitamina C, Vitamina A, Vitamina E, vitaminas do complexo B, e como a Vitamina B6, Riboflavina, Niacina e Ácido Fólico. Além disso, é rica em muitos minerais, incluindo Ferro, Potássio, Manganês e Magnésio.

Na verdade, não é de hoje que a natureza vem surpreendo os seres humanos com suas infinitas utilizações para fins antes desconhecidos. Este é o caso, por exemplo, da amora branca ou miúra como também é conhecida.

Facilmente encontrada em lojas de produtos naturais online ou físicas, e até mesmo em grandes feiras, as folhas da erva de origem chinesa contém propriedades específicas e benéficas ao corpo como.

1. Previne a gripe:

O chá de amora branca é rico em vitamina C e flavonoides, que é considerado um reforço imunológico natural e previne gripe, tosse, frio e outras doenças. A Amora Branca também na resolução de problema de gastrite e hepatite crônica.

2. Previne o câncer:

O chá de amora branca é uma boa fonte de resveratrol, um fitonutriente potente que os investigadores acreditam prevenir o Câncer. Ele contém elevado nível de anti-oxidantes que impede o crescimento de células de próstata e o crescimento do tumor.

3. Combate o envelhecimento:

O chá de amora branca é um pacote completo de antioxidantes. Entre os principais antioxidantes presentes na Amora Branca, estão as vitaminas A e E. que devem ser destacadas por sua ação sobre os radicais livres derivados de oxigênio.

O potencial destes antioxidantes em neutralizar os radicais livres é também considerado uma protenção contra o Câncer, doenças neurológicas, inflamações e infecções bacterianas.

4. Ajuda na perda de peso:

Além das poucas calorias, o chá de amora branca é rica em vitaminas que aceleram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. As vitaminas do complexo B e vitamina K são, assim, os melhores aliados de uma dieta saudável. Acrescentando que ela é rica em fibras, a Amora Branca passa ao topo da lista para o café da manha ou lanche da tarde em uma dieta de emagrecimento.

5. Melhora a pressão sanguínea:

É fonte de resveratrol, um antioxidante flavonóide importante para a regulação da vasoconstrição das veias sanguíneas. Ele reduz a ação do hormônio angiotensin, responsável pela elevação da pressão nos vasos, e potencializa a produção óxido nítrico, um hormônio que induz a vasodilatação.

Também são ricos em minerais como potássio, magnésio e manganês, que são importantes para o bom funcionamento da circulação sanguínea. Isso significa que o consumo pode ser um grande aliado na prevenção de enfartes cardíacos e e acidentes vasculares.

Usos do chá de amora branca:

Diante destas ações, o chá de amora branca pode ser utilizada para prevenir problemas relacionados ao sistema digestivo, como distúrbios no estômago ou intestino; no tratamento de gripes e na prevenção de doenças degenerativas, pois é rica em vitamina C um forte antioxidante; para prevenir envelhecimento precoce das células, deixando a pele mais bonita e jovem; e auxilia na prevenção de diabetes.

Também é conhecida pela ação emagrecedora, tendo em vista que as folhas são fontes de fibras. Estas substâncias, por sua vez, conseguem melhorar a digestão, adiar o sentimento de fome e ainda inibem o acúmulo de gordura que pode ser depositada no tecido adiposo do corpo, evitando assim os quilinhos a mais.

Receita do chá de amora branca:

Com um litro e meio de água e 12 gramas da folhas de miúra, é possível preparar o chá desta planta. Basta colocar todos os ingredientes no fogo e aguardar o processo de ebulição iniciar.

Depois, desligue o fogo e tampe o recipiente, deixando a bebida ficar em infusão por 10 minutos. Em seguida, coe e consumo o chá como se fosse água no seu dia a dia. É importante salientar, porém, que não deve ser acrescido nenhum tipo de açúcar ou mel ao chá, para que as propriedades dele não sejam inibidas.

Cuidados a tomar:

Ao ser consumido em grandes quantidades, pode causar perturbação estomacal, náusea e vômito, trazer efeitos tóxicos ao fígado e interferir com a absorção de cálcio e ferro por parte do organismo.

Uma dica para amenizar esse último problema, além de beber o chá com moderação, é adicionar limão à bebida. A justificativa para isso é que a fruta é rica em vitamina C, que contribui com o aumento da absorção de ferro.

Outra forma de evitar o problema é não consumir o chá ao mesmo tempo em que fizer uma refeição, de modo que ele não venha a atrapalhar a absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos ingeridos.

Caso esteja fazendo uso de qualquer tipo de medicamentos, consulte o médico responsável pelo tratamento para saber se não existe risco de interação entre o remédio e o chá de amora branca.

Além disso, não confie exclusivamente no chá de amora branca para tratar uma doença ou condição de saúde. Por mais que ele possa ajudar, ainda é fundamental que você consulte seu médico e obedeça as orientações dadas por ele.

Sair da versão mobile